Continua após publicidade

Apê antigo de 84 m² ganha reforma com estilo inspirado em foto

O projeto é do Studio 92 Arquitetura, que transferiu as cores da obra para a paleta do imóvel

Por Yara Guerra
Atualizado em 29 fev 2024, 09h12 - Publicado em 29 jan 2022, 13h00
Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Para um jovem casal que adquiriu o seu primeiro apartamento, um imóvel de 84 m² localizado em um edifício antigo na Vila Nova Conceição, o Studio 92 Arquitetura desenvolveu um projeto com muito estilo. O proprietário anterior já havia reformado para vender o apê, que acabou passando por uma nova reforma e adaptações para atender às necessidades diárias dos moradores e seus cachorros.

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Com personalidade muito forte, o casal informou que era muito importante que a identidade de cada um estivesse presente em cada detalhe do apartamento. O ponto que norteou todo o desenvolvimento do projeto foi uma fotografia bastante expressiva chamada “Raphael”, da fotógrafa Giovanna Aryafara, que os clientes trouxeram como referência.

A partir desta referência, o Studio 92 Arquitetura decidiu que a paleta de cores do projeto seria a mesma da fotografia – ou seja, cinza, rosa e tons terrosos – e que ela ganharia destaque na área.

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

O piso existente no apartamento era um taquinho que estava em ótimo estado, e a opção foi apenas restaurá-lo e assumi-lo como partido no projeto, já que se encaixou muito bem no briefing do apartamento.

Integração, mas nem tanto

Os moradores brifaram alguns pedidos específicos, como a integração de toda área social, mas isolamento do home office, que acabou sendo criado no closet; isolamento da área de serviço para os cachorros, porém sem que a cozinha perdesse a iluminação natural; e o projeto de um lavabo que não existia.

As salas de estar, TV e jantar ficaram próximas, porém não totalmente integradas por conta da existência de um pilar aparente rústico entre os ambientes.

Continua após a publicidade
Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Na entrada do apartamento, foi projetado um pórtico em serralheria preta com uma sapateira em marcenaria, revestida em fórmica preta acoplada a este pórtico. A peça possui também um compartimento interno para itens de higiene para eles e para os cachorros para após a chegada dos passeios diários na rua.

Ao lado do pórtico, foi colocada estrategicamente uma poltrona e, na extensão da maior parede da sala, foi projetada uma estante para livros, decoração e lembranças de viagens. A estante customizada ganha destaque na parede revestida com tijolinhos aparentes em branco para trazer rusticidade e textura e contrastar com a delicadeza da madeira e serralheria da estante.

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Na sala de TV, foi escolhido um sofá confortável com chaise para o casal e seus cachorros. Além disso, um aparador foi desenhado pelo próprio Studio 92 produzido em serralheria e vidro para abrigar os equipamentos e logo abaixo dois bancos baixos garantem mais assentos na sala para os moradores receberem visitas.

A parede da TV ganha destaque com o mesmo revestimento de tijolos, desta vez na cor carvão. Para otimizar espaço foi projetada uma prateleira de serralheria instalada acima da TV para apoio de objetos de decoração.

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Para destacar e ainda continuar na paleta de cores inspirada na fotografia, a porta que dá acesso à suíte foi mimetizada em laca no tom de rosa queimado com cava esculpida. Ao lado, na sala de jantar, há uma mesa redonda em Tauari com base em concreto e cadeiras em tom de rosa queimado, seguindo sempre a paleta de cores.

Continua após a publicidade
Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A fotografia da Giovanna Aryafara, que norteou a composição das cores, foi pendurada na parede principal da sala de jantar sendo contemplada assim que se entra na área social. Na parede de concreto que separa a sala de jantar da cozinha, onde há o pilar aparente, foi colocado um carrinho bar projetado pelo escritório e executado em marcenaria e serralheria.

Para criar dinamismo e movimento na área social, toda a iluminação foi executada no sistema de fios aparentes.

Veja também

Fechamento com luz natural

 

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Um pedido dos proprietários foi isolar a área de serviços e, para não se perder a iluminação natural na cozinha, o Studio 92 Arquitetura usou do recurso de uma porta de serralheria projetada pelas arquitetas com vidro extra-clear. Assim, manteve-se a transparência entre os ambientes com muita luz.

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Com bom espaço de circulação, a cozinha ganhou armários nos dois lados. Na área do backsplash, a parede foi revestida com azulejo que compõe a paleta de cores do apartamento e traz geometria e movimento de forma sutil ao ambiente. Os armários da área de serviço mantiveram a mesma linguagem na cozinha criando uniformidade e continuidade.

Um em dois

 

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Por estar localizado em um edifício antigo, o imóvel possuía apenas um banheiro e os clientes desejavam ter um lavabo e um outro banheiro para atender o quarto do casal. O escritório então transformou o único banheiro do apartamento em dois; um lavabo e outro incorporado ao quarto, transformando-o em suíte com acesso ao closet.

Continua após a publicidade

 

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

O banheiro do casal recebeu a mesma linguagem do lavabo. Tijolinhos rústicos terracota revestem a parede da bancada, que recebeu espelho em serralheria com LED e bancada em quartzo cinza, cuba de concreto e móvel em fórmica preta.

Outra necessidade dos clientes era um espaço de trabalho isolado da área social para os momentos de home office. Este espaço foi criado no closet, que recebeu uma escrivaninha e infraestrutura para uso de computadores.

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

Para manter o ambiente mais confortável e possibilitar sensação de amplitude, os armários do closet foram projetados abertos, mantendo apenas uma estrutura em serralheria e uma sapateira em laca no tom terracota com LED interno nas prateleiras com sensor de acendimento automático.

Com objetivo de criar certa privacidade entre closet e quarto, foi projetada uma porta de correr que divide os ambientes em serralheria e vidro mini boreal. Na parede da cabeceira do quarto do casal a artista Lanó criou uma pintura artística com linhas leves e paleta de cores que conversa com o restante do apartamento.

Apê antigo
(Mariana Orsi/Casa.com.br)

A cama queen foi projetada em marcenaria com gavetas em cada lateral da peça e possui cabeceira em tecido instalada em varão.

Continua após a publicidade

Para maior espaço de armazenamento no ambiente foi projetado um aparador com gavetas abaixo da TV e um banco-baú ripado permeando a parede lateral do quarto, logo abaixo da janela, que também faz a vez da mesa lateral. A parede de tijolinhos rústicos cria uma conexão com a área social.

Curtiu? Confira mais fotos na galeria:

Publicidade