Cozinha Simples: 55 modelos para inspirar quando decorar a sua

Montar uma cozinha simples é mais fácil do que parece e tem diversas formas de organizar o cômodo para se encaixar melhor às necessidades dos moradores

Por Kym Souza Atualizado em 5 jun 2021, 12h09 - Publicado em 5 jun 2021, 08h00
Cozinha Itatiaia Master Pop Art Exclusive Itatiaia/Reprodução

Como montar uma cozinha simples?

Coração da casa, a cozinha é mais do que um local de preparo de refeição, é nela que podem acontecer encontros e conversas regadas a um bom vinho. Para montar uma cozinha planejada simples, é preciso definir quais as necessidades dos moradores e qual o espaço disponível para o cômodo.

Cozinha simples planejada

Cozinha Linear

 

Continua após a publicidade

lindo-modelo-de-cozinha-simples

Segundo Ieda e Carina Korman, a cozinha linear é o tipo ideal para apartamentos pequenos. “Isso porque ela ocupa menos espaço, mantendo-se prática em seu manuseio”, apontam as arquitetas. Como o nome já diz, esse tipo de cozinha se configura em uma linha reta, em que o fogão, pia e geladeira ficam alinhados sobre uma bancada – o que também a faz perfeita para ambientes estreitos.

Cozinha com Ilha

Apesar de muito amada, a cozinha em ilha é aquela que demanda mais espaço. Ainda assim, é uma bela opção para ampliar e integrar ambientes. Nela, existem normalmente duas bancadas de trabalho – uma encostada na parede, e outra paralela e solta no meio do ambiente, chamada de ilha.

dica-de-modelo-para-cozinha-simples
Nicole Franzen/House Beautiful

“A ilha pode assumir diferentes funções, desde uma bancada de refeições e até apoio para o trabalho, recebendo cooktop e exaustor”, indica Ieda Korman. Segundo as profissionais do Korman Arquitetos, o essencial é se atentar à circulação do espaço. “É importante deixar ao menos 80 cm livres no entorno da ilha, para que a circulação e uso dos equipamentos não sejam comprometidos”, explicam.

Veja também

Cozinha em U

charmoso-modelo-de cozinha-simples

Muito funcional e com circulação fácil e bem distribuída, a cozinha em U é perfeita para ambientes amplos e utiliza três paredes para apoiar as bancadas. “Uma de suas vantagens é possibilitar diversas superfícies de trabalho, com todos os setores da cozinha próximos”, diz Ieda Korman. Além disso, é possível dispor diversos armários e gaveteiros no projeto, deixando tudo em seu devido lugar.

Cozinha em L

 

Continua após a publicidade

55-modelos-de-cozinha-simples
Fernando Crescenti/Divulgação

Ótima para otimizar ao máximo o espaço, as cozinhas modernas simples em L priorizam a circulação e funcionam em espaços pequenos, pois aproveita bem os cantinhos do ambiente. “O ideal é apostar em móveis sob medida para esse tipo de cozinha simples e bonita, aproveitando cada centímetro”, explicam. Seu formato em L também permite liberar espaço para uma pequena mesa de refeições, por exemplo, transformando o ambiente em uma copa-cozinha.

Armário de cozinha simples

 

Continua após a publicidade

Aéreos

inspire-se-em-modelos-de-cozinha-simples

Projetados para facilitarem a organização de ambientes, sendo eles pequenos ou grandes, os armários aéreos são ótimas apostas para organizar uma cozinha planejada simples, mas sem ocupar espaço extra. Na sua execução, podem expressar diversos estilos decorativos, bem como cores e acabamentos como vidro, espelho e MDF, entre outros produtos.

Maçanetas

 

Continua após a publicidade

mobília-escura-modelo-de-cozinha-simples

O avanço tecnológico chegou até às portas dos armários, que podem dispensar as maçanetas com um sistema de empurrar e fechar. Assim, você aproveita ao máximo um local pequeno e o mantém a cozinha simples e bonita e aberta para melhorar o fluxo. Se você preferir tê-las, selecione estilos embutidos que oferecem a mesma aparência elegante e podem ser revestidas com cores e materiais contrastantes para adicionar um charme.

Coloridos

 

Continua após a publicidade

lindo-modelo-de-cozinha-simples

As cores são opções ousadas para quem busca uma cozinha planejada simples, mas com personalidade. Para evitar que tons muito fortes se sobreponham, aplique em pequenas porções – prefira destacar um ponto ou mantenha abaixo de sua linha de visão direta ao entrar no ambiente.

Inspirações de cozinha simples para você montar a sua

Continua após a publicidade

Publicidade