Casa Created with Sketch.

Cozinha Americana: 70 Projetos para se Inspirar

Entenda o conceito, aprenda a decorar a cozinha e conheça alguns truques para aumentar ainda mais a sensação de amplitude dos espaços:

Projeto de Larissa Catossi Arquitetura

Projeto de Larissa Catossi Arquitetura (Tua Casa/Reprodução)

Devido à crescente tendência de residências menores, com pequenas metragens, algumas soluções têm sido implementadas em casas e apartamentos. É o caso das cozinhas americanas, cuja proposta de plano aberto valoriza a integração entre os vários ambientes sociais. Esta conjugação, por sua vez, é responsável por uma maior sensação de espaço e amplitude, que pode ser potencializada com alguns truques.

Se você quer entender melhor o que é uma cozinha estilo americana, seus tipos e inspirações para decoração, fique tranquilo. Preparamos um guia completo para você conferir:

O que é a cozinha americana?

 

Projeto da Box14 Arquitetura

Projeto da Box14 Arquitetura (Gisele Rampazzo./Reprodução)

A cozinha americana nada mais é que uma cozinha comum, mas integrada à área social. Isso significa que entre ela e os demais ambientes não há paredes, apenas um balcão central onde são servidas as refeições.

Esse estilo tem um quê de revolucionário porque transformou o que se entendia de cozinha. Antes, ela era tida como o principal ambiente da casa, onde a família se reunia para preparar diferentes receitas ao longo do dia. Com o passar do tempo, veio a necessidade de um espaço mais dinâmico e pratos mais práticos de preparar. Assim, a cozinha foi perdendo metragens e ficando cada vez menor.

Projeto do CoDA Arquitetos

Projeto do CoDA Arquitetos (Haruo Mikami/Morar61)

O estilo americano veio para solucionar a falta de espaço. Quando derrubadas as paredes que delimitam o ambiente, a área social – agora com sala e cozinha em um espaço só – ganha uma sensação de amplitude e fluidez. Além disso, o layout é benéfico a moradores que gostam de receber visitas, pois o cozinheiro pode interagir com os convidados diretamente do espaço de preparo das refeições.

Tipos de cozinha americana

 

 (Reprodução/Pinterest)

Mais do que uma cozinha de conceito aberto, o estilo americano pode vir em várias formas: seja dividida da sala por meia parede, bancada, ilha gourmet ou até mesmo pela própria mesa de jantar.

A bancada acaba sendo a escolha mais comum devido à sua funcionalidade, pois pode abrigar o preparo de alimentos e servir de mesa para quem toma o café da manhã, por exemplo.

Cozinha americana pequena

 

 (Reprodução/Pinterest)

No caso de cozinhas pequenas, alguns truques podem ajudar a aumentar a sensação de espaço. Um deles é usar uma base neutra clara – pois tons escuros “fecham o ambiente” – e deixar as cores para os detalhes.

Outras dicas são: posicionar a mesa logo após a bancada, usar um layout em U, apostar em uma mesa retrátil, diferenciar o piso da sala do da cozinha, dar preferência a eletrodomésticos pequenos e optar por um balcão mais curto se houver também uma mesa de jantar. Veja algumas fotos de projetos que utilizam estas dicas para se inspirar:

Cozinha americana simples

 

 (Reprodução/Pinterest)

Não é preciso muito para montar a sua cozinha americana. Escolha os eletrodomésticos que lhe são necessários, uma bancada com bancos e pronto: estará pronta! Você pode deixar o décor conversar com o restante da área social ou, se quiser deixar os ambientes melhor definidos, escolha outras cores e materiais para a cozinha.

Cozinha americana com sala

 

 (Reprodução/Pinterest)

A integração do ambiente de preparo de comida à área social também deixa a cozinha muito moderna. Com todas as ferramentas à mão sem obstáculos visuais entre os espaços, a vida do morador se torna mais prática e dinâmica.

Balcão de cozinha americana

 

 (decorfacil.com/Reprodução)

O balcão para cozinha americana serve para delimitar os ambientes sem a rigidez da parede inteira. Você pode utilizá-lo como móvel multifuncional, agregando bancos altos ao seu redor para que ele possa servir também como mesa. Se a sua cozinha for mais simples, por que não deixar o design ousado para a bancada? Você também pode optar pelo design vazado, que garante ainda mais espaço, ou uma versão mais estreita que vai servir somente para a delimitação.

Cozinha americana planejada

 

 (Reprodução/Pinterest)

Móveis planejados são uma ótima opção para uma cozinha de estilo americana, que se beneficia de qualquer solução de espaço. Se é o seu caso, opte por móveis multifuncionais e que respondam à linguagem da área social.

Cozinha americana com ilha

 

 (decorfacil.com/Reprodução)

A ilha do meio da cozinha, típico do design de interiores americano, pode substituir a bancada e assumir o papel de mesa de jantar, o que ajuda a otimizar o espaço.

Cozinha americana com sala de jantar

 

 (Reprodução/Pinterest)

Se o apartamento é muito pequeno, pode não valer a pena destinar um espaço à sala de jantar. Uma ideia é usar os bancos e o balcão como mesa para refeições e seguir apenas com a cozinha e a sala de estar.

Para um maior conforto, aposte em bancos com encosto e em uma bancada um pouco mais larga, que possa acomodar os pratos com tranquilidade.

Como decorar a cozinha americana

 

 (Reprodução/Pinterest)

Como se trata de um espaço integrado, é importante manter o estilo escolhido para a sala também na cozinha. Você pode trocar as cores e os materiais, mas o design geral deve conversar entre si.

Uma ideia é deixar a sala de estar com tons neutros e leves e inserir cores nos armários da cozinha, por exemplo. Embora as cores sejam diferentes, elas podem se complementar. O piso pode ser do mesmo modelo, o que vai deixar tudo ainda mais integrado, mas, caso prefira, pode escolher também outra padronagem.

No caso dos eletrodomésticos, uma sugestão é optar por aqueles de mesmo material. Se a geladeira é de inox, opte por microondas e fogão de inox também. Para o cooktop, combine com o material utilizado na bancada – isso vai permitir uma maior organização visual.

 (decorfacil.com/Reprodução)

Quanto à iluminação, existem infinitas possibilidades. Mas, como na cozinha é preciso ter atenção às sujeiras e à louça, opte pela luz branca de LED nas luminárias, que vão te garantir uma melhor visualização.

Os pendentes acima do balcão também têm a sua importância, pois eles ajudam a separar a cozinha da sala. Lembre que a quantidade varia de acordo com o tamanho do balcão.

Fotos de Cozinha americana

Ainda não encontrou a inspiração ideal para a sua cozinha planejada americana? Veja mais em nossa galeria:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.