Casa Created with Sketch.

Cozinhas pequenas: 12 projetos que aproveitam cada centímetro

Soluções de marcenaria, cores, estilos e dicas para ter um ambiente prático e charmoso

 (reprodução/Casa.com.br)

Se você tem uma cozinha pequena e está pensando em deixá-la mais prática e bonita é bem provável que encontre boas dicas na seleção de projetos que mostramos logo abaixo. Estes ambientes provam que ter pouco espaço não é sinônimo de bagunça.

Tudo porque os arquitetos que assinam essas ideias aproveitaram cada canto dos imóveis e desenharam marcenarias com as medidas ideais para acomodar os eletrodomésticos e utensílios de seus clientes. Além disso, escolheram acabamentos interessantes para deixar a decoração ainda mais estilosa. Confira!

 

Verde menta + bancada de inox

 (MCA Estúdio/Casa.com.br)

Neste projeto, assinado pela arquiteta Bianca da Hora, a cozinha americana ganhou armários no tom verde menta, o que garantiu mais leveza ao espaço reduzido. Repare que todas as paredes foram ocupadas pela marcenaria de linhas simples. Na parede maior, a profissional desenhou um balcão entre os armários de cima e os debaixo para que os moradores possam apoiar eletrodomésticos e utensílios do dia a dia. 

 

Com porta de correr

 (Denilson Machado (MCA Estúdio)/Casa.com.br)

O morador deste apartamento queria ter uma cozinha integrada, mas que pudesse fechá-la quando fosse receber os amigos. Assim, o arquiteto Gustavo Passalini desenhou uma porta de correr na marcenaria que, quando fechada, fica parecendo um painel de madeira na sala. Repare no piso de cerâmica estampada que traz ainda mais charme ao espaço.

 

Constraste charmoso

 (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

A cozinha deste apartamento foi integrada ao living e, para demarcar a divisão entre os ambientes, a arquiteta Lucilla Mesquita desenhou um biombo ripado e vazado. Para a marcenaria, a profissional escolheu dois tons contrastantes: embaixo, laca na cor preta, e, acima, armários de madeira clara. Chama a atenção a passadeira em um tom pink, bem vibrante, completando o jogo de contrastes.

 

Para esconder quando quiser

 (Lilia Mendel/Casa.com.br)

Aqui neste projeto, outra ideia para a cozinha pequena ser isolada quando o morador quiser. Mas, em vez de um painel de madeira, uma porta de serralheria e vidro articulada, que traz leveza para o espaço. Na área da copa, uma bancada apoia os eletrodomésticos do dia dia, que fica camuflada quanto a porta está fechada. Uma boa sacada: o vidro instalado atrás do fogão permite a entrada da luminosidade que vem da sala e, ao mesmo tempo, esconde as roupas do varal na área de serviço. Projeto da arquiteta Marina Romeiro

 

Rústica e linda

 (Gabriela Daltro/Casa.com.br)

O arquiteto Gabriel Magalhães desenhou uma marcenaria em L para este apartamento na praia. Com os armários de madeira, a cozinha tem um ar rústico, mas ganhou certa sofisticação com a bancada de granito preto fosco, que já existia no apartamento e foi aproveitada pelo profissional. Um detalhe interessante é que uma pequena janela interliga a cozinha com o espaço gourmet na varanda.

 

Compacta e completa

 (Júlia Tótoli/Casa.com.br)

Projetado para um casal que adora cozinhar e receber, este apartamento dúplex tem boas sacadas de aproveitamento de espaço, principalmente na cozinha. As arquitetas Gabriella Chiarelli e Marianna Resende, do escritório Lez Arquitetura, criaram uma marcenaria enxuta, de desenho simples e sem puxadores, porém, com as divisórias ideais para tudo ficar guardado. Na parte de cima, um nicho embutido armazena o micro-ondas. E, embaixo, o cooktop fica quase imperceptível na bancada.

 

Dupla função

 (Julia Ribeiro/Casa.com.br)

Outro projeto de apartamento dúplex, mas com uma proposta diferente. Assinada pelo arquiteto Antonio Armando de Araujo, esta cozinha ficou com jeito de estar e ideal para receber convidados, como queria o morador. A solução esperta encontrada pelo profissional foi esconder alguns eletrodomésticos na marcenaria, a exemplo da geladeira, que fica atrás do painel ripado.

Monocromática

 (Cris Farhat Fotografia/Casa.com.br)

Assinada pelos arquitetos Amélia Ribeiro, Claudia Lopes e Tiago Oliveiro, do Studio Canto Arquitetura, esta cozinha básica e essencial ganhou marcenaria revestida de laminado preto. Esse recurso garante um visual mais urbano ao apartamento. E, segundo os profissionais, tem tudo o que uma pessoa precisa para passar alguns dias. Repare que até o espaço sobre a geladeira foi aproveitado para a instalação de um pequeno armário.

 

Candy colors

 (divulgação/Casa.com.br)

Quem gosta de tons adocicados, ou candy colors, vai amar este projeto, criado pelo arquiteto Khiem Nguyen, do escritório Toki Home. Azul, rosa e madeira clara dão forma a uma cozinha compacta com nichos e armários e eletrodomésticos embutidos. Não falta espaço e doçura neste ambiente. 

 

Muitos armários

 (Gisele Rampazzo/Casa.com.br)

Planejada para moradores que queriam bastante espaço de armazenamento, esta cozinha ganhou uma marcenaria linear, que acomoda um depurador, seguindo o alinhamento dosarmários. A solução criada pela arquiteta Renata Costa, do escritório Apto 41, também embutiu o forno e duas cubas na bancada. O charme fica por conta do backsplash, revestido de ladrilhos estampados.

 

Para cozinhar e receber

 (Eduardo Macarios/Casa.com.br)

Integrada com a área do estar, esta cozinha pequena foi criada com alguns truques de estilo. A parede da pia pintada de preto é um deles. O recurso traz um ar de sofisticação ao espaço, assim como coifa de inox sobre a bancada branca. A mesa de jantar logo em frente, permite que os convidados fiquem perto do anfitrião enquanto ele cozinha. Projeto das arquitetas Carolina Danylczuk e Lisa Zimmerlin, da UNIC Arquitetura.

 

Divisória discreta

 (Eder Bruscagin/Casa.com.br)

Esta cozinha integrada está sempre à vista dos moradores, mas ganhou uma divisória charmosa: uma estante vazada. O móvel apoia algumas plantas e ainda serve de balcão para utensílios do dia a dia. Um destaque interessante é o espelho que reveste a parede da pia e traz sensação de amplitude. Projeto das Camila Dirani e Maíra Marchió, do escritório Dirani & Marchió.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s