Casa Created with Sketch.

Estante modular otimiza espaço e personaliza apartamento de 85 m²

Projetado pela arquiteta Bianca da Hora para o próprio irmão, o imóvel conta com soluções de espaço que visam a amplitude e o conforto

 (MCA Estúdio/Divulgação)

A arquiteta Bianca da Hora topou um desafio em família: projetar o apartamento do próprio irmão Rodrigo e sua família, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Morando de aluguel no mesmo bairro, eles buscavam um apartamento próprio maior, em que pudessem ter mais espaço para o filho pequeno. Na nova morada de 85 m², o projeto demandou obras pontuais, para criar uma suíte com closet para o casal e um escritório que servisse como quarto de hóspedes quando necessário.

“Eu sou super parceira do meu irmão. Ele tinha uma restrição orçamentária e, por isso, adotamos recursos para manter os gastos dentro do budget disponível”, conta a arquiteta.

 (MCA Estúdio/Divulgação)

Para tanto, Bianca especificou materiais considerando o custo-benefício, como acabamentos e bancadas de quartzo, piso de porcelanato cinza e paredes de cimento queimado na área social – em vez de mármore e papel de parede.

Enquanto isso, devido às necessidades que apareceram durante as obras, a posição do banheiro foi alterada, o que abriu espaço para a sala de jantar. O mesmo ambiente ganhou um espelho a fim de conferir mais amplitude.

 (MCA Estúdio/Divulgação)

Na parede ao fundo, um armário com portas de correr de freijó, com acabamento ripado, dá acesso ao escritório da casa. Do lado oposto, um rebaixamento em marcenaria, ripado com acabamento de laca branca, foi feito com a função de esconder a tubulação que passa por ali e não pôde ser removida.

Para dispor de mais superfícies, a bancada da cozinha, estilo americano, também serve de apoio para a área de refeições.

 (MCA Estúdio/Divulgação)

O ponto alto do projeto fica para a marcenaria desenhada pela própria arquiteta para a sala de estar. Executada parte de freijó e parte com acabamento de laca branca, com detalhes da serralheria na cor preta, o elemento torna o espaço de medidas enxutas mais prático e funcional, com variadas opções de armazenamento.

Já a varanda foi integrada ao ambiente e transformada em uma área para degustação de vinhos, com direito à parede verde, móvel-bar e estante para os livros.

 (MCA Estúdio/Divulgação)

A marcenaria exclusiva também se estende ao quarto do casal. De 18 m², o quarto conta com as funções de guarda-roupas e penteadeira em um mesmo móvel. Para driblar a falta de espaço, a arquiteta optou por uma luminária de parede fixada na cabeceira, liberando o criado-mudo.

No quarto do sobrinho, Bianca apostou em uma decoração lúdica e com pegada minimalista: o papel de parede de triângulos é preto e branco, assim como o tapete quadriculado, e a marcenaria de freijó é personalizada, com elementos montessorianos.

 (MCA Estúdio/Divulgação)

Segundo Bianca, os desafios tornaram o resultado final do projeto ainda mais especial. “Além de adequar a obra para o orçamento disponível, o ponto alto desse projeto é tornar um apartamento relativamente pequeno para uma família em uma morada moderna, descontraída, ampla e aconchegante, completamente funcional no dia a dia”, analisa a arquiteta, garantindo que todo o processo ajudou a estreitar ainda mais os laços com o irmão.

“Teremos muitos momentos memoráveis em família neste apartamento”, diverte-se. Com tons neutros, toques industriais e soluções de amplitude, o projeto deixou o apartamento aconchegante e atendeu às necessidades do casal.

Confira mais fotos na galeria abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s