Cabeceiras: 33 modelos de diferentes estilos para você se inspirar

Com muitas opções disponíveis no mercado, a cabeceira pode transformar completamente um quarto

Por Redação Atualizado em 22 mar 2022, 16h14 - Publicado em 18 jan 2022, 19h00
cabeceira
Reprodução/Casa.com.br

Cabeceiras

A cabeceira, como o nome sugere, é o móvel que fica na parte mais próxima da cabeça de quem deita em uma cama. Ela surgiu como um isolante para as correntes de ar e de frio que passavam pelas paredes em edifícios menos isolados. O mais comum, eram as cabeceiras de madeira, porque é melhor para a função de isolamento térmico do que uma pedra ou tijolo.

cabeceira
TLC Interiors/decoist

Apesar do histórico, a cabeceira de cama agora tem um papel de destaque em qualquer quarto onde é posta. E por isso, existem os mais diversos modelos que podem compor a decoração e transformar completamente o ambiente. Além claro, de ainda terem a opção de cumprir uma função além da decorativa.

Altura e tamanho da cabeceira

 

Continua após a publicidade

cabeceira
Reprodução/Casa.com.br

O tamanho de uma cabeceira muda de acordo com o tamanho da cama, do quarto e pé direito do ambiente. Em uma parede de comprimento longo, opte por deixar alguns centímetros sobrando de cada lado da cama; já em uma parede menor, ocupar toda a extensão dela com a cabeceira pode ser uma boa solução.

cabeceira
Projeto por Oliva Arquitetura Mariana Orsi/Casa.com.br

Já no quesito altura, o tamanho do quarto é a régua para descobrir qual é a melhor altura para sua cabeceira. Em um quarto estreito, a cabeceira baixa, ocupando toda a parede da cama, é a melhor opção para não passar a sensação de aperto no cômodo. Para um quarto baixo, a cabeceira vai um pouco além do comprimento da cama e até o teto, para trazer uma sensação de amplitude. Já no quarto médio se faz uma mistura dos dois, com sobra na lateral da cama e altura acima dos travesseiros.

Tipos de Cabeceiras

Cabeceira estofada

 

Continua após a publicidade

cabeceira
Max Vakhtbovych/Pexels

Esse tipo de móvel estofado é ótimo para quem busca criar uma decoração confortável. Usando cores que conversem com o ambiente, e tecidos macios, como algodão ou veludo, o quarto ficará muito agradável! O couro também é uma opção elegante, para uma cabeceira mais brilhosa. Além disso, se você gosta de mergulhar na cama e tem o costume de errar os cálculos, essa é uma boa maneira de aliviar o impacto.

Veja também

Cabeceira de pallet

 

Continua após a publicidade

cabeceira
Stylizimo/the spruce

O pallet serve para quase tudo, inclusive para fazer uma cabeceira de cama. Se você curte um DIY ou encontrou inspiração em uma foto na internet, a cabeceira de pallet pode ser para você. Combina com ambientes rústicos, estilo boho e quartos com cores neutras e com madeira.

Cabeceira de madeira

 

Continua após a publicidade

cabeceira
Paula Morais/Casa.com.br

O clássico não poderia ficar de fora! A cabeceira de madeira é com certeza um modelo a ser considerado na hora de planejar o seu quarto. Além da propriedade de isolamento térmico, a madeira é conhecida por dar a sensação de aconchego para os ambientes.

Por poder ser feitas com diferentes tipos de madeira, o que interfere na cor, é muito provável que funcione com qualquer tipo de decoração, das mais ecléticas às mais sóbrias.

Cabeceira de suede

 

Continua após a publicidade

cabeceira
Max Vakhtbovych/Pexels

O suede é um tipo de tecido que lembra a camurça e pode ser ótima opção para quem gosta da cabeceira estofada. Se você está pensando em melhorar a decoração com cabeceira, esses tecidos costumam ser trabalhados em capitonê e botonê, o que agrega uma atmosfera mais elegante ao ambiente.

Cabeceiras criativas

 

Continua após a publicidade

cabeceira
Pinterest/Pinterest/Apartment Therapy

Além dos tipos e modelos de cabeceira de cama citadas acima, existem diversas outras opções que devem ser consideradas, principalmente se você busca soluções multifuncionais para esse móvel.

  • Cabeceira de ferro
  • Cabeceira com cama embutida
  • Cabeceira de bambu
  • Cabeceira de tinta
  • Cabeceira com escrivaninha
  • Cabeceira 3D
  • Cabeceira com papel de parede

Inspire-se com esses modelos de cabeceira!

 

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Publicidade