Continua após publicidade

10 interiores rústicos de tirar o fôlego

Inspire-se por estes ambientes que trazem a natureza para dentro de casa em seu próximo projeto ou reforma:

Por Redação
4 out 2021, 13h00
(Reprodução/Dezeen)

Em quase dois anos isolados dentro de casa, muitos de nós sentiram uma grande necessidade de se comunicar com a natureza. Durante esse período, inclusive, algumas pessoas optaram por reformar o lar, trazendo para os interiores um pouco mais dessas referências ao natural.

E tem maior referência à natureza do que o estilo rústico? Comumente apresentando materiais orgânicos – como madeira e pedra – e acabamentos sem retoques, ao natural, esse estilo vai trazer o frescor desejado a qualquer ambiente e ajudar a trazer o campo para dentro de casa, mesmo que você more em um estúdio na cidade grande.

Se é isso que você anda buscando, maravilha: trouxemos aqui 10 interiores rústicos para inspirar o seu próximo projeto ou reforma. Confira:

1. Studio Cottage, por Sun Min and Christian Taeubert (China)

 

(Reprodução/Dezeen)

O estilista Sun Min e o arquiteto Christian Taeubert se uniram para revitalizar uma casa abandonada (foto acima e na foto de abertura do texto) no interior de Pequim na esperança de neutralizar o despovoamento rural da China.

O projeto manteve as vigas originais do edifício e as paredes de gesso manchadas, enquanto uma plataforma de madeira foi inserida e decorada com tecidos artesanais para criar uma área de estar elevada.

2. Kyiv apartment, por Olga Fradina (Ucrânia)

 

(Reprodução/Dezeen)

A designer de interiores Olga Fradina combinou materiais rústicos como rattan, bambu e sisal com um fundo escuro para criar um ambiente relaxante neste apartamento, localizado no topo de um prédio soviético de cinco andares, que foi projetado para sediar cerimônias de meditação e chá.

Continua após a publicidade

Exceto pelas poltronas vintage do arquiteto suíço Pierre Jeanneret, todos os móveis foram feitos sob medida pela própria Fradina usando formas geométricas simples que lembram designs de meados do século.

3. Casa Areiam, por Aires Mateus Architects (Portugal)

 

(Reprodução/Dezeen)

Areia branca pulverulenta, aquecida pelo piso radiante, derrama-se nas áreas de estar deste hotel na Comporta, criando uma ligação contínua com a praia mais adiante.

Apresentado na Bienal de Arquitetura de Veneza em 2010, o hotel faz parte de um complexo de quatro edifícios com molduras de madeira tradicionais e paredes e tetos de palha, que são deixados expostos para incorporar texturas locais ao interior.

4. Gallery House, por Neil Dusheiko (Reino Unido)

 

(Reprodução/Dezeen)

Ladrilhos de terracota ásperos e estantes de carvalho cheias de arte e cerâmica ajudam a criar uma sensação de calor nesta extensão de cozinha, que o arquiteto londrino Neil Dusheiko criou para seu sogro.

Veja também

A tradicional propriedade vitoriana em Stoke Newington foi reformada para passar de “escuro e úmido” a claro e arejado, com claraboias triangulares ajudando a direcionar a luz para o interior.

Continua após a publicidade

5. Rural House, por HBG Architects (Portugal)

 

(Reprodução/Dezeen)

Quando o escritório HBG Architects converteu este forno comunitário na vila portuguesa de Aldeia de João Pires numa casa de férias, o estúdio decidiu deixar exposta no interior a fachada em granito bujardado do edifício.

Aqui, as bordas ásperas da pedra contrastam com as linhas simples da cozinha com painéis de madeira e a escada personalizada com seus degraus de concreto, que se estendem para formar uma mesa de jantar de um lado e uma lareira para o fogão a lenha do outro.

6. West Village apartment, por Olivier Garcé (Estados Unidos)

 

(Reprodução/Dezeen)

Móveis colecionáveis com detalhes artesanais ajudam a complementar as características rústicas deste imóvel do pré-guerra no West Village, que o designer de interiores Olivier Garcé transformou em um showroom de arte e design durante o lockdown.

Na sala de estar, uma cadeira de balanço vintage de Axel Einar Hjorth flanqueia a lareira ao lado de uma cadeira de pedra esculpida e uma mesa de centro de três pernas com tampo de pedra lava esmaltada rosa, ambas criadas especialmente para o projeto do designer Ian Felton.

7. Returning Hut, por Xu Fu-Min (China)

 

(Reprodução/Dezeen)

Projetado como um “paraíso” rural para um cliente cansado da vida na cidade, o Returning Hut na província chinesa de Fujian promove a conexão com o ambiente circundante por meio de suas enormes janelas de pé direito duplo.

Continua após a publicidade

Elementos da natureza podem penetrar em seu interior. Uma grande rocha perfura o chão da suíte para enquadrar uma banheira submersa, enquanto um tronco de árvore de seção transversal serve como mesa de jantar, junto com as cadeiras clássicas PP68 de Hans Wegner.

8. Amagansett house, por Athena Calderone (Estados Unidos)

 

(Reprodução/Dezeen)

Pedaços de corda de cânhamo são amarrados entre as vigas de madeira da casa da designer Athena Calderone em Long Island, suavizando a arquitetura moderna e limpa do prédio, enquanto segura uma luminária pendente e escultural de Rogan Gregory na sala de jantar.

Aqui, uma mesa de casa de fazenda caseira é cercada por cadeiras italianas Sapporo dos anos 1960 e um console de madeira de nogueira personalizado da Green River Project é combinado com dois bancos brancos fofos cortesia do artista Ethan Cook.

9. Country House in Empordà, por Arquitectura-G (Espanha)

 

(Reprodução/Dezeen)

O estúdio espanhol Arquitectura-G expôs as paredes de tijolo originais desta casa de campo, composta por décadas de adaptações e ampliações distribuídas por três níveis diferentes, de forma a torná-la um todo coeso.

Móveis embutidos, como assentos e fogueiras, ajudam a unir as diferentes salas, enquanto os azulejos marrons brilhantes enfatizam a textura dos pisos de terracota originais.

Continua após a publicidade

10. Holly Water, por Out of the Valley (Reino Unido)

 

(Reprodução/Dezeen)

Portas de vidro deslizantes permitem que a área interna desta cabana em Devon seja aberta para uma varanda com uma banheira de cobre, oferecendo vistas dos campos de milho circundantes.

O pátio é apainelado em madeira de lariço e os armários da cozinha em carvalho, ajudando a criar uma transição harmoniosa entre os dois espaços, enquanto uma camada de reboco de argila confere às paredes interiores um acabamento tátil e orgânico.

*Via Dezeen

Publicidade