Casa Created with Sketch.

Décor diverso: veja como mesclar estilos

Alguns truques de iluminação e décor podem misturar estilos e deixar o ambiente ainda mais com a cara do morador

Varanda clean, repleta de plantas e do aconchego da madeira, em projeto de André Viana

Varanda clean, repleta de plantas e do aconchego da madeira, em projeto de André Viana (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Uma das melhores coisas em decorar um imóvel é imprimir nele a personalidade do morador – personalidade esta que não se limita a apenas um estilo decorativo. Mesmo que apenas um seja predominante, é comum incorporar outros para definir a atmosfera de cada cômodo.

Contemporâneo, industrial, rústico, praiano, neutro, minimalista, clássico… não importa a escolha, o que vale mesmo é que os moradores se sintam representados. Para te ajudar a mesclar estilos de forma criativa, a Yamamura separou algumas ideias de iluminação e décor para colocar em prática.

Raio X dos estilos

 

Estilos moderno e contemporâneo

 (Prue Roscoe/BowerBird)

É para quem gosta de estar por dentro das últimas tendências. No moderno existe uma preferência por linhas mais retilíneas e simples. Já no contemporâneo, as curvas e formas orgânicas são valorizadas. Em ambas as estéticas há uma forte ligação com a tecnologia e inovação.

Estilo minimalista

 

Tapete Em Tricô Artesanal da Srta. Galante, composição de Mesas Gota da KMMDesign e pé de planta No2 + vaso decorativo de Os Ferreiros

Tapete Em Tricô Artesanal da Srta. Galante, composição de Mesas Gota da KMMDesign e pé de planta No2 + vaso decorativo de Os Ferreiros (Carolina Mossin/Casa.com.br)

Trata-se de uma versão mais simplista do estilo moderno, em que “menos é mais”. Em busca de visual clean, com poucos detalhes, a iluminação aposta no uso racional dos pontos de luz de forma eficiente.

Estilo industrial

 

 (Cristiano Bauce/Minha Casa)

Grande aposta para quem privilegia um visual mais despojado, que não se preocupa com os acabamentos perfeitos. Cabem nessa estética, as luminárias com fios e lâmpadas aparentes, o uso do preto e do cobre, além de trilhos com spots, arandelas articuláveis ou peças em concreto.

Estilo rústico

 

Ideal para quem deseja trazer a atmosfera de natureza para dentro de casa. Para a iluminação, convém eleger luminárias com acabamentos de madeira ou fibras naturais, pois além de charmosas, levam aconchego.

Estilo praiano

 

Assim como o estilo rústico, no praiano às referências à natureza também são bem-vindas, principalmente com elementos que lembrem o mar. Uma paleta de cores clara, com tons de azul e verde também se encaixa.

Veja também

Estilo clássico

 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Para quem adora formas mais rebuscadas, o estilo clássico é perfeito! Na iluminação, os grandes lustres de cristal, repletos de sofisticação com o brilho das pedras, costumam ser o centro das atenções.

Identidade e personalidade únicas

 

Sobre a mesa de jantar, que foi parar na varanda para aproveitar o skyline, um pendente moderno faz um contraponto ao mobiliário clássico. Na outra imagem, o estilo industrial está representado pelas prateleiras e a arandela metálica preta, na varanda gourmet. Projeto de André Viana

Sobre a mesa de jantar, que foi parar na varanda para aproveitar o skyline, um pendente moderno faz um contraponto ao mobiliário clássico. Na outra imagem, o estilo industrial está representado pelas prateleiras e a arandela metálica preta, na varanda gourmet. Projeto de André Viana (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Para o projeto de um apartamento, o arquiteto André Viana buscou inspiração nos estilos despretensiosos das casas de praia. Com o intuito de contrastar o rústico e o moderno, a iluminação tinha que considerar a ausência de forros nos ambientes, por isso optou por luminárias versáteis, com acendimentos variados.

Projeto de André Viana

Projeto de André Viana (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Em cada espaço, há peças decorativas que valorizam os acabamentos, a marcenaria, o paisagismo e todo o mobiliário. Embora o projeto seja predominantemente contemporâneo, ao mesmo tempo, ele acolhe outros tipos de propostas, como as inserções pontuais do estilo industrial, que está em alta.

Áreas integradas e setorizadas na medida

 

Visão geral do living, que abriga elementos de vários estilos em total harmonia, em projeto de Emerson Basso

Visão geral do living, que abriga elementos de vários estilos em total harmonia, em projeto de Emerson Basso (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Sala de estar, jantar, cozinha, hall de entrada. Tudo fica junto no apartamento, projetado pelo arquiteto Emerson Basso, embora não tenha recorrido às paredes, conseguiu usar os móveis e até mesmo a iluminação para demarcar as áreas.

Nessas situações, as luminárias de piso, com forma e desenho escultural, valem muito a pena e acabam se destacando na composição do layout. Além disso, ajudam a trazer o desejado estilo plural.

Dica para iluminação

Pendente de um lado da cama, arandela do outro, acabamento cromado em contraste com preto. Descombinar – ou melhor, ousar – virou uma aposta frequente nos quartos atuais.

Luminárias de piso em madeira, da Yamamura, em diferentes pontos deste amplo living. Projeto de Emerson Basso

Luminárias de piso em madeira, da Yamamura, em diferentes pontos deste amplo living. Projeto de Emerson Basso (Emerson Rodrigues/Casa.com.br)

Para a iluminação geral, a dica da Yamamura é pela luz indireta, obtida com plafons ou fitas de LED em sancas de gesso. Entre as sugestões de peças de apoio, independentemente do estilo, há abajures, arandelas, luminárias de piso, pendentes, além de fitas de LED.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.