Casa Created with Sketch.

Vaso sanitário entupido: 7 formas de resolver o problema

Uma grande dor de cabeça que pode ser resolvida de sem precisar chamar um profissional

 (Reprodução/Giphy)

Quem nunca passou por isso né? Bem, pode não ser a situação mais agradável, mas é uma realidade. O vaso entupido pode ser um super transtorno, então veja abaixo alguns jeitos de resolver o problema.

Antes de tudo, a melhor solução é a prevenção: fazer a manutenção periódica dos encanamentos da casa e manter o vaso limpo e desobstruído é essencial. Não jogue papéis higiênicos, absorventes íntimos, restos de sabonetes, lenços umedecidos e fraldas descartáveis diretamente no vaso – use o cesto de lixo. Fique de olho nas crianças pequenas enquanto utilizam o banheiro, já que são muito curiosas e podem atirar objetos, causando o entupimento.

 (Divulgação Triider/Casa.com.br)

Mesmo com todos os cuidados, acidentes acontecem. Por isso, Triider , plataforma de serviços de manutenção e pequenas reformas, lista sete maneiras caseiras de desentupir a privada.

1. Com um desentupidor

Essa é provavelmente a técnica mais óbvia utilizada para desentupir um vaso sanitário, afinal, quase todo mundo tem um aparelho nada tecnológico desses em casa. A função do utensílio é causar pressão na água do vaso por meio do vácuo, de modo a empurrar o que estiver preso no cano com força em direção à rede de esgoto.

Para utilizar o desentupidor basta segurar no cabo e bombear a água da privada até que o objeto ali preso consiga escapar. Certifique-se de ter desligado o registro de água antes de começar a tentativa. Além disso, é importante a utilização de luvas de borracha para evitar entrar em contato com matéria fecal.

2. Misturinha de vinagre e bicarbonato de sódio

 (Homeit/Pinterest)

A combinação costuma ser eficiente, principalmente quando o vaso ficar obstruído apenas com excrementos e papel. É preciso misturar 1/2 copo de bicarbonato de sódio com 1/2 copo de vinagre e jogar o conteúdo diretamente na privada. Espere agir brevemente e depois tente ativar a descarga. A água sanitária também é um excelente produto, basta deixá-la agir por algumas horas antes de novamente apertar a descarga.

3. Água quente

Essa técnica é mais eficiente quando o vaso ficar entupido com excrementos ou papel higiênico e não deve ser utilizado mais do que 3 vezes seguidas. Encha um balde com um litro de água quente – pode ser do chuveiro, da banheira ou até mesmo aquecida no fogão.

 (C&C/Reprodução)

Despeje todo o conteúdo do balde diretamente no vaso sanitário e aguarde cerca de 5 minutos para que a gordura ali presente derreta. Depois, tente novamente dar a descarga para que o conteúdo preso possa finalmente seguir até o esgoto. Algumas pessoas preferem diluir um pouco de detergente nessa água para facilitar ainda mais o processo.

4. Com um cabide de arame

Essa dica é ideal caso o entupimento tenha sido causado por um objeto preso próximo ao cano, como papel higiênico, absorvente íntimo ou algo que tenha caído no vaso por acidente. Abra um cabide de arame até que ele fique no formato da letra “V”. Em seguida, faça movimentos circulares com o arame até conseguir desenganchar o objeto e puxá-lo para fora. Em muitos casos, o problema do vaso entupido é resolvido com essa técnica. Utilize luvas de borracha para a realização da tarefa, já que será necessário retirar o objeto de dentro do vaso e jogá-lo no lixo depois.

​5. Use uma bola ou filme plástico

O objetivo dessa técnica é formar vácuo para aumentar a pressão e desobstruir o vaso, mais ou menos parecido com a utilização de um desentupidor. Para isso, coloque uma bola de plástico de modo a vedar completamente o vaso e acione a descarga.

 (Shirley Revoredo/Pinterest)

Outra forma eficiente é utilizar filme plástico para embalar alimentos ou um saco de lixo. Cole o filme sobre o vaso sanitário com uma fita adesiva, de modo a não deixar nenhum espaço para entrada de ar, e depois fique acionando a descarga até que o conteúdo desça.

6. Com um pano de chão

Essa não é uma das alternativas mais agradáveis, mas pode ser útil caso nenhuma outra técnica funcione. Coloque suas luvas plásticas e empurre o pano de chão diretamente no vaso com força, sempre com cuidado para que ele não desça. Então, acione a descarga e ao mesmo tempo vá puxando e empurrando o pano para tentar desobstruir o encanamento.

7. Soda cáustica

Utilize esse procedimento apenas quando todos os outros tiverem falhado e nunca com frequência, afinal, a soda cáustica é um produto muito forte que pode danificar seu vaso e também os encanamentos da casa. Lembre-se de que esse é um químico muito perigoso e corrosivo, por isso você deve usar luvas e óculos para se proteger do contato direto.

 (Encanador Porto Alegre/Reprodução)

Encha um balde com água e despeje 2 colheres de sopa de soda cáustica e também 2 colheres de sopa de sal. Depois disso, despeje todo o conteúdo no vaso e tente novamente dar descarga. Algumas pessoas observam resultados parecidos despejando uma garrafa inteira de Coca-Cola no vaso, com a vantagem de não precisar de tanto cuidado durante o manuseio do refrigerante.

Se nada funcionar…

Se mesmo com todas as técnicas, o vaso ainda não foi desentupido, melhor não insistir mais, uma vez que pode danificar o sistema hidráulico. Nesse caso, a melhor opção é chamar um profissional do ramo para a tarefa mesmo!

Veja também

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.