Cor terracota: veja como usá-la na decoração de ambientes

Quente e aconchegante, a cor pode trazer um pouco da natureza para os interiores. Está buscando um pouco de inspiração? Então confira:

Por Yara Guerra Atualizado em 21 jan 2022, 21h06 - Publicado em 22 jan 2022, 19h00
Estúdio Lapinha, assinado por Ada Penna, Júlia Temponi, Gabriela Melo e Mariana Calixto na CASACOR Minas Gerais 2021 Henrique Queiroga/CASACOR

Não é novidade que os tons terrosos vêm ganhando força no universo da arquitetura e da decoração nos últimos tempos. Mas uma tonalidade quente, em especial, conquistou o coração de muitos profissionais e moradores: a cor terracota.

Com uma aparência que lembra a da argila, o tom vivaz passeia entre o marrom e o laranja e é bastante versátil, podendo ser utilizado em tecidos, paredes, objetos do décor e nos mais diferentes ambientes. Se você também é fã da cor e deseja saber mais sobre como aplicá-la em casa ou como combiná-la com outros tons, continue na matéria:

Tons terrosos em alta

 

Café e Vinho, assinado por Jordana e Juliana Bessa na CASACOR Goiás 2021 Edgard César/CASACOR

Os tons que referenciam a terra, como todas as cores, evocam emoções. No caso dos terrosos, eles estão relacionados ao desejo de nos reconectarmos com à natureza, à calma e à nutrição.

Este é um dos motivos que explicam a sua popularidade. Com a pandemia de Covid-19 que traz muita incerteza e insegurança há 2 anos, é compreensível que as pessoas se voltem a elementos que transmitam tranquilidade. Aqueles vestidos de cores terrosas são um grande exemplo.

Sem poder sair de casa devido aos protocolos de segurança, os moradores passaram a trazer estes tons para a decoração. Eles incluem a argila, marrom, caramelo, cobre, ocre, rosa queimado, coral, marsala, laranja, e, é claro, terracota.

Qual é a cor terracota

 

Suíte “Os Brutos Também Amam”, assinado por Maraú Design para CASACOR Jomar Bragança/CASACOR

Como o próprio nome já anuncia, a cor terracota faz referência à terra. Na paleta de cores, ela se situa entre o laranja e o marrom, tom um leve toque de vermelho.

A cor se aproxima ao tom natural da argila, das telhas, dos tijolos de barro ou dos pisos de terra batida. Por isso, a cor quente e acolhedora é capaz de trazer a natureza para o décor com muita facilidade e convida ao aconchego no interior da casa.

Veja também

Como usar terracota na decoração

Quer você queira formular um projeto inteiramente novo ou apenas adicionar a cor à decoração já existente, é importante saber com quais tons a cor terracota combina. Afinal, ninguém quer um décor desarmônico, certo?

Continua após a publicidade

No entanto, como se trata de uma cor quase neutra, esta será uma tarefa simples. A combinação mais óbvia e comum é a do branco, capaz de garantir um ambiente clássico e elegante que não deixa para trás o conforto natural da composição.

Reprodução/Pinterest

Esta é uma boa ideia para quem deseja incluir a terracota em espaços pequenos, já que o branco traz uma sensação de amplitude. Quando combinada com o rosa envelhecido, por sua vez, a cor cria ambientes quentes e românticos que lembram vilas italianas. Juntas, as cores formam um “tom sobre tom” super convidativo.

Estúdio Hygge, por Melina Romano Denilson Machado/CASACOR

Ao lado do verde, a cor terracota traz mais um elemento natural para o espaço. Dependendo do tom de verde escolhido, a composição – perfeita para quem busca o estilo rústico – pode ser mais descontraída ou sofisticada. Vai de acordo com o desejo do morador!

O mostarda também faz referência à natureza e, por isso, também vai bem quando combinada com a cor terracota. Os ambientes criados com esta mistura costumam ser bem calorosos e aconchegantes – que tal?

Varanda Palm Springs, por Jean de Just para a CASACOR São Paulo Renato Navarro/CASACOR

Para um estilo mais contemporâneo, invista em uma combinação entre terracota e cinza. Em ambientes pequenos, opte pelo cinza claro, assim uma sensação de amplitude será criada. Em espaços amplos, as cores podem ser utilizadas de forma mais livre.

Quem deseja uma casa moderna pode apostar no mix de terracota e azul. Se você procura algo mais delicado, escolha um tom de azul claro. Já para um décor mais ousado, o azul marinho vai bem.

Quanto aos locais de aplicação das cores, estes podem ser vários, como parede, teto, fachada, pisos, móveis, estofados, tecidos, itens decorativos e detalhes.

Restaurante assinado por Flávio Bahia e Will Lobato Jomar Bragança/CASACOR

Como têm uma forte ligação com a natureza, os tons terrosos aceitam bem complementos naturais, como plantas, tecidos orgânicos, cerâmicas, palhinha, sisal, artesanato etc. Estampas que remetam à natureza também são bem vindas, assim como os materiais naturais – lã, vime, fibras naturais e madeira.

Lista de produtos e projetos

Ainda precisa de um empurrãozinho para incluir a cor no seu próximo projeto? Deixa com a gente, então! Confira abaixo alguns produtos e ambientes maravilhosos que usam a terracota na paleta para se inspirar:

Continua após a publicidade

Publicidade