Reforma de apê de 150 m² amplia estar e inclui hidromassagem em suíte
Assinado por Carmen Zaccaro, a integração das salas, ampliação do quarto do filho e inclusão de home office foram as principais mudanças no projeto
A família composta por um casal na faixa de 45 anos, com um filho adolescente, já morava neste apartamento de 150 m², no bairro Jardim Oceânico (RJ), mas, como o imóvel nunca tinha passado por uma reforma, encontrava-se totalmente antiquado e desconfortável para as necessidade atuais de cada membro.
Por isso, eles decidiram chamar a arquiteta Carmen Zaccaro para renovar todos os ambientes, exceto a cozinha, que será reformada em outro momento.
No novo projeto, toda a decoração é nova – do mobiliário aos tapetes, passando pelas obras de arte, marcenaria, objetos/adornos, luminárias, cortinas, revestimentos de parede, louças e metais, bancadas etc. Apenas o piso do apartamento, em porcelanato branco, foi mantido, pois estava em perfeito estado.
Desde o primeiro contato, os clientes sempre estiveram abertos às sugestões da arquiteta.
“A maior preocupação do casal era com o quarto do filho único, que precisava ter espaço para estudar e jogar no computador confortavelmente, além de uma cama de viúvo. E o banheiro da suíte dele precisava ter uma banheira de hidromassagem. Para viabilizar esse desejo, ‘roubei’ uma parte do quarto de hóspedes para ampliar o banheiro”, conta Zaccaro.
No que se refere à planta do imóvel, como na maioria dos apartamentos do Jardim Oceânico, a sala era pequena e a varanda, embora grande, era usada pela família para guardar “tralhas”.
Veja também
- Mistura de sofisticação com o rústico marca apê de 150m²
- Apê de 185 m² todo integrado ganha banheira e closet na suíte principal
- Apê de 153 m² une cores quentes e vibrantes a texturas diferentes
A arquiteta propôs integrar os dois ambientes para criar um grande estar, com um confortável sofá retrátil de frente para a TV.
“Projetei ambientes claros, de fácil manutenção e acolhedores. Considero este projeto contemporâneo e atemporal, com alma carioca, ao mesmo tempo chique e despojado”, resume a arquiteta, que usou uma base clara na decoração, em tons neutros, pontuada com cores mais fortes em quadros, adornos e almofadas para transmitir paz, acolhimento e bem-estar para a família.
Na área social, Carmen Zaccaro destaca a parede ao fundo da sala, o móvel com dupla função (buffet e bar) desenhado por ela e executado em marcenaria, com portas, gavetas e local para adega e cervejeira.
Já no quarto do casal, como os armários existentes eram de boa qualidade, a arquiteta trocou as antigas portas de madeira por portas de laca branca, com um nicho central em freijó para acomodar a tv, em frente à cama. Segundo ela, também se destacam no quarto o painel de freijó com função de cabeceira (com iluminação suave por trás), as mesa laterais e o painel ripado em laca branca.
Segundo a arquiteta, o maior desafio deste trabalho foi executá-lo durante a pandemia, com várias interrupções. “Este projeto foi elaborado pouco antes do início da pandemia e sua execução adiada por problemas de saúde na família e por causa da própria pandemia, que nos obrigou a interromper as obras algumas vezes”, conta.
Veja todas as fotos do projeto na galeria!