Mistura de sofisticação com o rústico marca apê de 150m²

O projeto, assinado pelo escritório MSAD Arquitetura e Design de Interiores, aposta em materiais naturais e marcenaria planejada

Por Redação Atualizado em 8 mar 2022, 10h14 - Publicado em 6 mar 2022, 13h00

Um casal com uma filha pequena e um cachorro filhote são os ocupantes deste apartamento de 150m². “Os moradores haviam compraram o imóvel e queriam reformar adaptando a nova fase de vida deles, como o prazo para entrarem no imóvel era curto, fizemos a reforma mais pontual.”, conta o escritório MSAD Arquitetura e Design de Interiores, que assina o projeto.

Home office compacto com mesa pequena e estante iluminada
Evelyn Müller/Casa.com.br

Estruturalmente, a principal mudança foi a integração das áreas sociais com hall, terraço e home office e espaço pet. Hoje, o apartamento possui três suítes, sendo uma da filha, hóspedes e master. Já a despensa virou home office voltado para a sala. Todos os espaços são fluidos e possuem bastante iluminação natural e ventilação.

Parede de tijolinhos. Cachorro deitado no chão
Evelyn Müller/Casa.com.br

Tons neutros e atemporais compõem a base da paleta de cores. Para os materiais, a escolha foram os naturais, como madeira, palha e vidro. As texturas ficam por conta da parede de tijolinhos e os pontos de cor vêm dos tapetes, almofadas, quadros e outros objetos decorativos.

Veja também

Acredito que o mix entre o sofisticado com o rústico, a predominância de materiais naturais, a funcionalidade e a simplicidade, e a riqueza de detalhes de marcenaria criam a identidade do projeto.

Continua após a publicidade

Mesa de jantar grande em madeira
Evelyn Müller/Casa.com.br

Outras demandas específicas, dos moradores, como: ar-condicionado para todo o apartamento, TV que atendesse grande parte do layout, mesa de jantar com 10 lugares e home office, também foram contempladas.

Living com sofá cinza; cachorro sentado no sofá
Evelyn Müller/Casa.com.br

O escritório também destacou o papel fundamental da marcenaria sob medida. A folha de madeira natural foi trabalhada em diversas paginações no mesmo ambiente (liso, ripado, treliça), possibilitando também o uso da iluminação indireta.

Móvel em marcenaria ripada que funciona como adega

Um exemplo é o buffet desenhado para o apartamento, que possibilita a instalação de tomadas embutidas, nichos para armazenamento de bebidas e taças, além de prateleiras para vinhos. O espaço entre as ripas foi calculado para encaixar as portas quando estiverem abertas, além das quinas com acabamento 45 graus.

Continua após a publicidade

Publicidade