Casa Created with Sketch.

Como criar um espaço para o pet em apartamentos pequenos

Saiba por que é importante ter um espaço dedicado ao seu bichinho e confira algumas inspirações de como deixar esse cantinho mais lindo e funcional

espaco-para-o-seu-cao-apartamentos-pequenos

 (Jodie Louise/Pexels)

Nossos bichinhos de estimação são parte da família. Para quem é pai de pet, carinho, atenção e amizade são termos que fazem parte do dia a dia junto ao melhor amigo. O cuidado em casa também é essencial – é preciso preparar o ambiente para receber aquele animal, incorporando uma estrutura básica que atenda às suas necessidades diárias.

Mesmo que o seu animal de estimação tenha acesso liberado a todos os espaços da casa, certifique-se de que ele terá, também, um cantinho para si que comporte itens como caminha, “banheiro”, brinquedos e recipientes para água e comida. Isso é importante porque cria uma referência para o pet, que vai sempre sentir acolhimento e segurança quando estiver por lá.

Reunimos aqui algumas dicas de como montar esse cantinho, alguns produtos indispensáveis e muitas inspirações. Confira:

Apartamento pequeno: como fazer o cantinho do seu pet?

 

espaco-para-seu-gato-apartamentos-pequenos

 (Monica Silvestre/Pexels)

Em espaços amplos, dedicar uma pequena área para o seu bichinho não exigirá tanto planejamento, mas em apartamentos pequenos esse pode ser um grande desafio.

Uma ideia é se aproveitar da marcenaria planejada, transformando móveis simples em espaços para pets também. Por exemplo, uma mesa de cabeceira pode vir a ser a caminha do seu cachorro ou gato. Já existem no mercado opções de estantes, aparadores e mesas de centro que trazem nichos para encaixar os potinhos e caixas de brinquedo, o que pode facilitar a decoração em pequenos ambientes.

Outra opção é aproveitar os vãos do imóvel. O espaço debaixo do tanque de lavar roupas, por exemplo, pode ser um bom lugar para colocar o “banheiro” do seu bichinho – sejam os tapetinhos higiênicos ou jornais.

Para facilitar a organização, aposte sempre em caixas organizadoras. Ali você poderá reunir os brinquedos do seu bichinho, seus materiais de limpeza e banho, ração, petiscos, coleira etc. Isso impedirá que espaços sejam desperdiçados e evitará bagunça.

Dica amiga: posicione os materiais de higiene em lugares altos para a maior segurança do seu bichinho.

Na hora de montar o cantinho para seu pet, considere sempre as preferências dele. Não adianta comprar uma caminha aberta se ele só gosta de dormir em cabaninhas. E saiba que, embora comedouros e bebedouros possam ser postos ao lado do espaço de descanso, o banheiro deve ficar um pouco afastado.

Veja também

A importância do pet ter seu próprio espaço

 

espaco-para-o-seu-pet-em-apartamentos

 (O Municipio/Reprodução)

Como os seres humanos, os animais também desenvolvem um senso de pertencimento aos lugares. Muitos deles têm na toca um lugar de refúgio e recolhimento, então precisam encontrar um paralelo em casa também. Por isso, é importante que o pet tenha seu próprio espaço na casa para que ali exista uma relação que gere segurança, bem-estar, proteção e conforto.

Além disso, dedicar um cantinho ao seu pet evitará que os brinquedos e objetos dele fiquem espalhados pela casa e permitirá uma melhor organização visual e segmentação dos ambientes. Então é um ponto positivo tanto para a funcionalidade quanto para a estética!

O que não pode faltar no cantinho do seu pet

 

espaco-para-pet-em-casas-pequenas

 (Finger móveis planejados/Reprodução)

Alguns itens são indispensáveis ao cantinho pet friendly: cama, tapete higiênico, jornais ou caixa de areia, kit de banho – shampoo, escova, secador –, kit passeio – coleira, saquinhos, caixa transportadora, brinquedos, gaiolas (no caso de pássaros e roedores), aquários (no caso de peixes), comedouros e bebedouros, caixa de remédios etc.

Separamos alguns produtos que vão deixar o espaço do seu bichinho mais lindo e funcional. Confira para se inspirar:

Cantinho do cachorro

 

pet-em-apartamentos-pequenos

 (Kristina Paukshtite/Pexels)

Devido aos hábitos ancestrais, muitos cachorros gostam de lugares mais calmos, confortáveis e fechados. Uma cama-toca pode ser uma boa opção, ou mesmo uma mesa lateral ou assento que comporte também uma caminha. Que tal? Veja também esses comedores diferentes – o rosa pode aliviar o estresse do seu bichinho:

Cantinho do gato

 

espaco-para-o-pet-em-apartamentos-pequenos

 (cottonbro/Pexels)

Os gatos costumam ser bons exploradores. Móveis funcionais que permitam essa dinâmica dos bichinhos são super bem-vindos! Aproveite prateleiras e nichos para instigar a brincadeira do seu felino:

Cantinho do passarinho

 

espaco-para-o-pet-passaros-em-apartamentos-pequenos

 (Murilo Folgosi/Pexels)

Se engana quem acha que para o passarinho basta apenas a gaiola e a ração. Veja alguns acessórios e brinquedos que podem deixar o cantinho do pássaro mais confortável e lúdico para ele:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.