Casa Created with Sketch.

Dicas para ter adegas e cantinhos de bar em casa

Não sabe como inserir as bebidas na decoração? Estas duas opções te ajudam a organizar e embelezar o espaço

 (Maura Mello/Casa.com.br)

Você é do tipo que gosta de receber gente em casa? Se sim, lembre-se de só voltar a ser o anfitrião depois que a pandemia acabar. Enquanto isso, que tal planejar uma maneira de tornar esse momento mais acolhedor?

bandeja com garrafas e taças para um bar em casa

 (reprodução/Domino)

Além de ser uma maneira de inserir personalidade no ambiente e apresentar fácil acesso às bebidas, as adegas e bares são, também, uma maneira de facilitar o processo de socialização. Encontre a melhor opção para você levando em consideração seus gostos e preferências.

 (Korman Arquitetos/Gui Morelli e JP Image/Reprodução)

Aos conhecedores e especialistas em vinho, uma adega visando a manutenção da coleção extensa talvez seja a mais adequada. “A escolha por este projeto requer espaço e tecnologia própria, ou então o investimento em um subsolo, que tenha a temperatura e materiais corretos para receber os vinhos sem danificá-los”, aponta Ieda Korman, arquiteta do Korman Arquitetos. 

 (Korman Arquitetos/Gui Morelli/Reprodução)

Para manter um bom o estado dos rótulos até a degustação, o ideal é um ambiente construído com madeiras e tijolos. Prefira, também, lugares com pouca luz, uma iluminação embutida e indireta ajuda na preservação das características das bebidas. 

bar em casa embaixo da escada

 (reprodução/Pinterest)

Não tem muito espaço ou investimento?

Aposte em projetos menores, como adegas e caves industriais ou elétricos. Esta última, como possui refrigeração própria, não necessita muitos cuidados e pode ser posicionada em qualquer área da casa – perto de itens de bar, como taças e saca-rolhas, o aparelho se torna parte da decoração.

 (Korman Arquitetos/Gui Morelli/Reprodução)

Mas e quem gosta de reunir os amigos e planejar eventos mais íntimos?

Neste caso, o bar pode ser uma resposta simplificada. Disponha uma bandeja com as principais garrafas, sempre com atenção na organização, e apoie em um móvel ou carrinho – este garante mobilidade e pode levar a festa para qualquer lugar. Reserve este cantinho em uma área social para facilitar na hora de servir os convidados, sempre tomando cuidado com a luz direta, natural ou não, que pode prejudicar as bebidas. Tenha isso em mente ao optar por lugares abertos, como a varanda.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.