Reforma de apê de 266m² traz quartos cheios de personalidade

O projeto, para receber a família de Belém do Pará no Rio, foi capitaneado pela arquiteta Patty Coelho, escolhida pelas filhas do casal através do Instagram

Por Redação Atualizado em 24 mar 2022, 23h04 - Publicado em 23 mar 2022, 13h00
Sala de estar integrada
Lília Mendel/Casa.com.br

A ponte aérea já é costume para esta família de Belém do Pará: um casal na faixa dos 50 anos e suas duas filhas jovens, com 23 e 26 anos. O apartamento na Barra da Tijuca, com vista para um campo de golfe e para a praia da Barra, recém entregue pela construtora, foi adquirido por eles após venderem uma casa em Miami.

No novo endereço, de 266 m², mora a filha mais nova (Marina), formada em Direito e Relações Internacionais, além de maquiadora nas horas vagas, que recebe com frequência a visita dos pais.

Hll de entrada com cobogó
Lília Mendel/Casa.com.br

Para adequar o novo imóvel às necessidades da família, as filhas encontraram, através do Instagram, a arquiteta Patty Coelho, que elaborou um projeto completo de reforma e decoração para o apartamento. Entre as demandas, os clientes queriam ambientes claros, com base neutra e toques de cor.

Sala de estar integrada com varanda gourmet
Lília Mendel/Casa.com.br

“Neste projeto, adotamos um conceito contemporâneo e atemporal, conferindo integração aos espaços sem perder a privacidade em cada um deles – a porta camarão de palhinha, que separa a sala de estar e jantar do hall íntimo, é um exemplo disso”, descreve a arquiteta.

Cozinha com ilha de mármore no meio, com cooktop por indução
Lília Mendel/Casa.com.br

As principais alterações na planta foram a integração da cozinha com a sala e a ampliação de uma das suítes, incorporando uma pequena área do hall íntimo. Em relação à decoração, a arquiteta mescla peças de design assinadas por nomes como Jader Almeida e Zanine Caldas, com elementos feitos sob medida, com desenho próprio, como é o caso da divisória de aço corten logo na entrada do apartamento.

Veja também

Sofá-ilha que integra sala de estar, dejantar e varanda gourmet
Lília Mendel/Casa.com.br

A integração é um elemento chave na área social do apartamento, que reúne estar, jantar, varanda gourmet e cozinha, refletindo na escolha da arquiteta por um sofá ilha: “a família adora receber e é super animada, por isso, optei por um sofá que não ficasse de costas para a mesa de jantar, setorizando os ambientes.

Sala de estar e jantar integradas com a varanda gourmet
Lília Mendel/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Dessa forma, todos estão sempre conectados, inclusive com a varanda. A função social foi bastante privilegiada e considerada nesse projeto”, explica Patty Coelho. O imóvel, inclusive, conta com uma varanda de almoço, área de refeições mais reservada, com acesso pela cozinha e pelo hall íntimo.

Suíte de casal, com parede de cabeceira em painel de madeira com padrão quadriculado
Lília Mendel/Casa.com.br

Em relação aos quartos, foi pedido que cada um traduzisse a personalidade de seu dono. A suíte máster, usada pelo casal, ganhou, na parede de cabeceira, um painel tipo muxarabi, que confere textura, bossa e movimento para o quarto. Na parede oposta, o acesso ao banheiro foi camuflado em um painel com porta oculta, pintado em azul escuro.

Quarto com tons de rosa e madeira
Lília Mendel/Casa.com.br

Já o quarto da filha mais velha (Maria Clara) é feminino sem ser caricato: ganhou um toque de cor rosa na cabeceira, em contraste com a base neutra e elegante do painel em madeira ripada e dos armários e estantes com estrutura em serralheria.

Quarto com tons de verde, dourado e madeira
Lília Mendel/Casa.com.br

Por último, a suíte da filha mais nova (Marina), que de fato mora no apartamento, é a mais diferente de todas, segundo a arquiteta. Para o quarto, a jovem moradora solicitou uma paleta com verde, preto, dourado e madeira.

Quarto com tons de verde, dourado e madeira
Lília Mendel/Casa.com.br

“O desafio foi conferir leveza e feminilidade, já que essas cores tendem para o masculino. Em relação à marcenaria e à serralheria, a ideia foi compor em um único móvel uma área de estudos e de maquiagem. A mesa e os espelhos com formas orgânicas trouxeram delicadeza ao ambiente. Já o gaveteiro remete aos carrinhos de maquiagem de salões de beleza, com gavetas que deslizam lateralmente”, conta Patty.

Lavabo com revestimento de pedras
Lília Mendel/Casa.com.br

Para a arquiteta, todo o desenrolar do projeto é motivo de orgulho. “Ter sido encontrada pelo Instagram por uma família de fora do Rio, ter concorrido com mais quatro escritórios e ser escolhida, com o projeto sendo fielmente executado. Recebi carta branca para projetar e a confiança da família foi fundamental para o sucesso”, comemora.

Veja mais fotos do projeto na galeria!

Continua após a publicidade

Publicidade