Integração, varanda gourmet e quarto gamer: confira este apê de 120m²

Assinado pelo escritório PB Arquitetura, o projeto contou com muitas soluções práticas para facilitar a vida dos moradores

Por Redação Atualizado em 21 mar 2022, 21h16 - Publicado em 22 mar 2022, 13h00
Varanda gourmet integrada ao living
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

Neste projeto do escritório PB Arquitetura, os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino tiveram a missão de criar um lar que atendesse todas as necessidades e sonhos de um jovem casal do ABC Paulista.

Logo de primeira, os moradores pediram por um espaço em que pudessem receber amigos e familiares com todo o acolhimento e conforto.

“Neste projeto, nossa grande satisfação foi ouvir que o casal adorou cada cantinho do apartamento e que continuam em lua-de-mel nesse espaço que fizemos com tanto cuidado”

Varanda gourmet integrada

Varanda gourmet com churrasqueira
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

A planta do apartamento de 120 m² precisou ser alterada. Na entrada do terraço havia uma porta original que foi removida, tudo isso para viabilizar a ampliação da varanda gourmet. O resultado foi o melhor aproveitamento para a realização das refeições, além da oportunidade de apreciar uma vista deliciosa.

Para otimizar o ambiente, a escolha foi por três cadeiras de um lado e um banco do outro, encostado no parapeito da varanda, para a economia de metragem.

Varanda gourmet integrada
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

A marcenaria apresenta um tom de cinza discreto, puxadores em aço corten com couro, além de um revestimento tridimensional ao fundo.

Já a churrasqueira entregue pela construtora foi trocada por um modelo gourmet, composta por uma caixa isolada, que foi revestida com toques rústicos. O ambiente também abriga o cantinho do café, que foi planejado com marcenaria escura.

Sala de estar

Sala de estar integrada à varanda
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

O protagonista do espaço é o sofá azul, que se destaca no ambiente de tons neutros. O móvel apresenta dois lugares fixos e uma chaise, que além de charmosa também se transformou no cantinho preferido do pet do casal.

Uma manta e almofadas na cor salmão ajudam a complementar a atmosfera alegre. Como solução prática, há o painel de TV feito em marcenaria giratória, que foi criado a partir de um caixote com pivô interno. Isso permite esconder os fios da TV e assisti-la tanto na sala quanto na cozinha.

Televisão giratória na sala de estar
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

O sofá table de marcenaria, por sua vez, oferece apoio para quem está assistindo televisão e quer acomodar os petiscos.

Ainda no estar, o cantinho do bar foi alocado na passagem para a área íntima. Os arquitetos trabalharam com gabinetes espelhados modernos junto com à madeira no tampo para aquecer o ambiente. E claro, uma bandeja para expor as bebidas.

“A unidade da área social se fez pelo uso do mesmo porcelanato no piso, além dos tons amenos que se estendem até o cantinho do bar”, diz Bernardo.

Cozinha e sala de jantar

Cozinha com marcenaria azul
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

Na sala de jantar, o layout também foi alterado a partir da demolição de paredes para trazer fluidez ao projeto (ainda é possível ver as vigas originais no teto). Dessa forma, houve a integração entre cozinha e jantar, com o melhor aproveitamento da iluminação, além da harmonia entre cores e revestimentos.

A cozinha apresenta vários destaques. Para a bancada foi utilizada uma pedra sintética branca funcional e prática. O modelo peninsular desse espaço facilita no dia a dia para alcançar os utensílios com toda a facilidade.

Continua após a publicidade

Cozinha com marcenaria azul e cadeiras brancas
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

A triangulação entre a torre quente, a área de cocção e o local de lavagem dos pratos e outros utensílios foi um ponto importante. Além disso, o backsplash em revestimento 3D trouxe um charme especial na composição com os materiais claros da bancada e dos armários aéreos.

Lavabo

Lavabo com espelho redondo
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

Como esse é um espaço bem compacto do projeto, os arquitetos aproveitaram cada cantinho da marcenaria planejada para guardar os itens de higiene e objetos pessoais. Para quebrar a monotonia das linhas retas, um espelho redondo em metal preto compõe a decoração acompanhado de um pendente delicado.

Quarto do casal e closet

Quarto de casal suíte
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

No quarto, uma divisória foi acrescentada ao layout – entre a área de descanso e o closet, que deixou a cama mais reservada. Isso possibilitou dividir o espaço, de forma a manter tudo integrado, mas guardando um pouco de privacidade.

O closet acompanhou a paleta clara dos outros ambientes, trazendo uma iluminação direta e funcional. Mesmo em ambiente reduzido, foi possível deixar os sapatos em exposição nas prateleiras e utilizar portas de correr que poupam espaço.

Closet branco em quarto de casal
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

“Como o espaço para as mesinhas laterais era compacto, sugerimos a colocação de pendentes, que além de lindos, também pouparam espaço na mesa para porta-retratos ou livros, no lugar do abajur” explicou Priscila.

“E, propusemos aos clientes que a cama ficasse junto à janela para otimizar o espaço e, assim, conseguimos mais metragem para o closet, mantendo uma unidade”, complementa Bernardo.

Banheiro

Banheiro em quarto de casal com metal rosé gold
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

Na suíte do casal, o banheiro apresenta um ambiente leve, onde o branco impera, mas em que os metais trazem a sofisticação do rose gold. Duas cubas de apoio foram instaladas para que ambos pudessem ter comodidade quando precisassem usar o banheiro ao mesmo tempo.

Quarto gamer

Quarto gamer com cadeira gamer, TV e sofá
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

Como o casal é apaixonado por jogos, nada melhor do que criar um cantinho especial dedicado à tecnologia, em que eles podem trabalhar, estudar e se divertir. A decoração descontraída do quarto gamer tornou o ambiente alegre e perfeito para uma maratona online.

Lavanderia

Lavanderia toda branca
Henrique Ribeiro/Casa.com.br

A lavanderia, muitas vezes, é um espaço subestimado nos projetos, mas que tem o seu valor na hora de promover a organização do lar.

Pensando nisso, os profissionais projetaram um espaço bem equipado para passar as roupas, com cabideiro e uma bancada com tanque embutido, que não existia na versão entregue pela construtora.

Curtiu o projeto? Confira mais fotos na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade