Closet pequeno: dicas para montar que mostram que tamanho não é documento

Saiba o que é indispensável ter em um closet pequeno e como organizá-lo para facilitar a rotina em casa

Por Redação Atualizado em 17 mar 2022, 18h12 - Publicado em 18 mar 2022, 19h00
Closet pequeno
Reprodução/Pinterest

Hoje em dia, o armazenamento é um dos principais pontos a se considerar na hora de projetar uma casa ou apartamento. Nesse sentido, um verdadeiro sonho de muitos moradores é poder desfrutar de um closet para facilitar a organização das roupas e itens pessoais.

Se engana, porém, que pensa que o espaço é possível apenas em lares maiores. É possível ter um closet pequeno mesmo em apês de metragens curtas. Se você quer saber como montar um closet em um quarto pequeno, o tamanho de espelho ideal para um closet e como organizar o espaço, confira tudo aqui:

O que é closet?

Um closet nada mais é do que um espaço na casa que serve como um guarda-roupa, utilizado para guardar roupas e sapatos. Eles atuam também como vestiários, por vezes sendo construídos com espelhos, e é possível se movimentar em seu interior. O ambiente é, geralmente, acessado por uma porta e pode, ou não, estar conectado à suíte.

Closet organizado com tons neutros
Reprodução/Pinterest

Mas a mesma palavra é empregada para se referir a um guarda-roupa planejado que não necessariamente ocupa um cômodo inteiro. Ou seja, pode ser apenas um armário sob medida para armazenar itens dos moradores.

Como fazer closet no quarto pequeno e como organizar closet pequeno

Para ambientes pequenos, uma dica é desapegar de todas as peças que não se usa mais. Para isso, faça uma triagem e doe ou venda as roupas que não lhe servirem.

Closet azul
Reprodução/Pinterest

A organização visual também conta para a estética do ambiente, então, para um closet pequeno, separe os itens por categoria (sapatos, blusas, calças, jóias) e depois por tamanho e cor.

Soluções compactas e funcionais são sempre bem-vindas. Que tal utilizar uma sapateira que também é um pufe baú? Além disso, invista em acessórios que facilitem a organização, como ganchos e caixas organizadoras.

Veja também

Como montar um closet

Se você gosta de itens à mostra, uma ideia de closet DIY é montar um cabideiro. Você pode fazê-los com pallets de madeira ou com canos de PVC. Um dará um estilo mais rústico e minimalista, o outro trará um toque mais industrial – especialmente se você pintá-lo de preto.

Continua após a publicidade

Closet aberto minimalista
Reprodução/Pinterest

Também é possível montar um closet com gesso. Antes de começar, defina o espaço onde ele será construído e o modo como será acessado. O closet de casal deve ter ao menos 1,30 m de comprimento por 70 cm de profundidade para um maior conforto e funcionalidade do espaço.

Se você estiver construindo um closet de solteiro ou crianças, mantenha a profundidade e adapte o comprimento de acordo com as necessidades e disponibilidades.

O closet pode ou não ter divisórias – e você pode ainda usar divisórias móveis, se quiser. Para opções mais baratas, vale usar uma cortina que harmonize com o décor do local.

Além disso, para evitar mofo e umidade, planeje bem a iluminação e a ventilação do espaço.

Qual tamanho de espelho é ideal para um closet

Espelho em closet tons neutros
Reprodução/Pinterest

Em um closet, um espelho grande é o ideal. Você pode colocá-lo isolado em uma das paredes ou utilizá-lo na porta de correr da marcenaria, por exemplo, transformando-o em um item funcional. A ideia é que seja possível visualizar o corpo dos pés à cabeça.

Closet pequeno simples e fácil de montar

E aí, ficou interessado em ter um closet em casa? Confira abaixo um vídeo para aprender a montar um closet pequeno de forma simples e prática:

Continua após a publicidade

Publicidade