Estilo industrial, arte e integração marcam este apartamento em São Paulo
O escritório Lene Arquitetos priorizou móveis soltos e inseriu cores pontuais nas paredes, almofadas e sofá
Depois de morar em um lar escuro e muito compartimentado, tudo o que esse casal podia pedir era por um apê mais iluminado, arejado e integrado. Para isso, as arquitetas Nathalia Lena e Eduarda Negretti, à frente do escritório Lene Arquitetos, não tiveram medo de ousar.
“Aproveitamos o estilo industrial que já foi entregue pela construtora, com pilares em concreto aparente, e o desdobramos para outros pontos da decoração”, explicam.
Como exemplo, o piso de cimento queimado, que se estende para todos os ambientes, garantindo unidade visual e sensação de amplitude.
Para trazer jovialidade e mais vida para o imóvel, a dupla de arquitetas trabalhou bem com as cores – a começar pelo hall de entrada, que recebeu um convidativo tom de vermelho queimado.
Esse mesmo tom pode ser visto em objetos decorativos, como nas almofadas, e foi combinado com uma poltrona verde com obras de arte expressivas que se espalham pelo estar.
“Buscamos elementos para harmonizar e refletir o estilo e humor do casal. Combinamos diferentes cores, itens decorativos e uma gallery wall para completar a parede e render boas fotos por ali”, afirmam as arquitetas.
Como a ideia era prezar pela fluidez, sala de estar e home-theater são integrados, e um sofá-ilha surgiu como a escolha perfeita para atender aos dois ambientes.
“Nesses espaços priorizamos móveis soltos, pois eles facilitam na hora da limpeza e possibilitam diferentes configurações de ambientes”, contam as profissionais.
Um dos destaques fica para a estante de serralheria, desenhada pelas arquitetas especialmente para esse apartamento, reforçando a estética industrial. “Por ser toda vazada e suspensa, apesar de ser preta, traz leveza para o ambiente”.
Integrada ao estar, a sala de jantar recebeu uma mesa oval, ótima para aproximar as pessoas e estimular as conversas durante as refeições.
Sobre ela, um pendente também foi escolhido para trazer a estética industrial. A cozinha, por sua vez, não possui abertura direta para o living, mas se integra com o jantar, também pensando na praticidade do dia a dia.
“A marcenaria planejada foi essencial para aproveitar cada cantinho da cozinha, que é estreita”, dizem. Toda de tons claros, tem como destaque o backsplash com revestimento geométrico, que traz graça para o ambiente.
Por fim, a varanda também recebeu atenção especial das arquitetas – apesar da pouca metragem, ela se tornou um espaço agradável para os momentos de relaxamento e apreciação da vista privilegiada.
“Optamos por um cantinho de estar e outro com uma pequena churrasqueira, atendida por uma pia e bancada”, sinalizam.
Curtiu o projeto? Confira mais fotos e detalhes na galeria: