Casa de campo mistura elementos tradicionais e contemporâneos

O projeto é do escritório Ao Cubo Arquitetura, que misturou elementos tradicionais à arquitetura contemporânea

Por Redação Atualizado em 17 Maio 2022, 17h44 - Publicado em 10 Maio 2022, 13h00
Casa em meio à serra com madeira e arquitetura contemporânea
André Nazareth/Casa.com.br

Um terreno de 39 mil m² em Araras, distrito ecológico de Petrópolis, com vista privilegiada para o pico Maria Comprida. Este foi o endereço entregue aos arquitetos do escritório Ao Cubo Arquitetura, Edna Maeda, Lessa Rust, Paula Paiva e Pedro de Hollanda, para construir a casa de férias e finais de semana de uma família de quatro pessoas – os pais e seus dois filhos crianças.

Casa com madeira, tijolos e vidro
André Nazareth/Casa.com.br

Os moradores, que já possuíam esse terreno, conheceram uma casa feita pelo escritório, em estrutura metálica, e gostaram da estética. Ao mesmo tempo, queriam um lar mais tradicional, para receber a família.

Casa de madeira e vidro em meio à serra
André Nazareth/Casa.com.br

“A ideia foi conjugar as características tradicionais, das referências de arquitetura do morador, com a nossa proposta de arquitetura contemporânea, mantendo o racionalismo da estrutura de aço aparente e o uso de materiais atemporais”, conta a arquiteta Paula Paiva.

Sala de estar de casa de campo com teto de madeira, lareira, mesa de centro, sofá e poltronas
André Nazareth/Casa.com.br

Todos os ambientes, tanto a sala, a cozinha, os banheiros e os quartos, fazem esse contraponto entre a tradição e o contemporâneo. Encontrar esse equilíbrio, aliás, foi o maior desafio do projeto, preservando a memória afetiva dos moradores.

Cozinha de casa de campo com piso branco, marcenaria azul e madeira
André Nazareth/Casa.com.br
Continua após a publicidade

“Nos interiores, com a missão de equilibrar móveis tradicionais da casa da família, em madeira escura, com móveis contemporâneos, em madeiras claras. Já na arquitetura, contrapondo a tipologia tradicional da casa de dois andares, com telhado colonial, versus a tipologia contemporânea, com pé direito alto, forro em madeira clara e concreto aparente, além do mix de materiais”, aponta o arquiteto Pedro de Hollanda.

Quarto com cama de casal e cadeira de balanço de madeira com vista para serra
André Nazareth/Casa.com.br

Um exemplo mais evidente dessa mistura é visto na cozinha, onde foram utilizados ladrilho hidráulico, cerâmica tipo metrô nas paredes, bancada em concreto e as portas dos armários com chapa metálica perfurada.

Escada de madeira
André Nazareth/Casa.com.br

Outros destaques na arquitetura da casa são a leveza no design da escada, estruturada em barra de aço achatada e piso em madeira de tauari; e a entrada de iluminação natural, possibilitada pelo uso de seteiras, que de quebra ainda conferem movimento para a fachada, tirando a definição de frente e fundos.

Sala de TV com cadeira de balanço e painel de madeira
André Nazareth/Casa.com.br

Já a decoração contou ativamente com a participação da moradora. Muitas peças antigas foram aproveitadas do acervo da família, que antes tinha outra casa no condomínio, como mesa e cadeiras do jantar e da copa, camas, escrivaninha do quarto do casal e banheira.

Curtiu? Confira então mais fotos e detalhes na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade