Apê de 55 m² ganha estilo contemporâneo e cosmopolita após reforma

O projeto é do escritório Maia Romeiro Arquitetura, que optou por cores neutras e sóbrias no décor e móveis de design brasileiro assinado

Por Redação Atualizado em 4 Maio 2022, 17h46 - Publicado em 6 Maio 2022, 13h00
Sala de estar com vista para praia do Rio de Janeiro com painel de madeira e décor neutro
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Com uma planta em formato de fatia de pizza, este apê de 55 m², localizado em um edifício redondo no Leblon, acaba de passar por uma reforma completa comandada pelo escritório Maia Romeiro Arquitetura. O imóvel foi pensado para ser o pouso, no Rio de Janeiro, de um casal que mora nos Estados Unidos.

Sala de estar com painel de madeira para TV, sofá branco, tons neutros
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Sempre que vinham ao Rio de Janeiro, os dois ficavam hospedados em um flat no mesmo prédio. Decidiram então aproveitar uma grande oportunidade para comprar um apartamento no 17º andar, com uma vista de tirar o fôlego da Praia do Leblon e o Morro Dois Irmãos ao fundo.

Cozinha integrada à sala de estar e jantar com madeira e tons neutros
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Para adaptar o novo “pouso” na capital carioca aos seus gostos e necessidades, eles encomendaram aos arquitetos Felipe Maia e Marina Romeiro um projeto de reforma total e decoração.

“Os moradores queriam um apartamento funcional, com uma estética mais limpa e masculina, que explorasse no décor uma paleta de cores neutras, mobiliário arrojado e muita madeira. E também me pediram para ressaltar no projeto a linda vista do imóvel, evitando criar barreiras visuais”, conta Marina.

Cozinha com bancada branca e armários de madeira
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Após a reforma, a cozinha – que era completamente isolada da sala – foi integrada à área social e o acesso ao closet – antes voltado para um corredor – foi deslocado para dentro do quarto.

“Como a cozinha integrada à sala de jantar ocupa toda a extensão da fachada de vidro, que vai do piso ao teto, optamos por embutir todos os eletrodomésticos na marcenaria, como lava-louças, geladeira e coifa. O resultado final ficou bem clean e o acabamento dos armários em carvalho americano deixou o espaço mais acolhedor”, acrescenta Felipe.

Sala de estar integrada à cozinha com painel de madeira, poltrona marrom de couro, obra de arte e mesinha de centro
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

No que se refere à decoração, que segue um estilo masculino, contemporâneo e cosmopolita, é tudo novo. “Priorizamos móveis brasileiros de design assinado por feras como Arthur Casas, Rejane Carvalho Leite e Sergio Rodrigues”, conta Marina.

Continua após a publicidade

Para a paleta, optou-se por cores sóbrias, explorando texturas e materiais em sua cor natural, como couro e linho. A cor azul escuro foi utilizada em alguns pontos, como as poltronas da mesa de jantar.

Sala de jantar com vista para o Rio de Janeiro com poltronas azuis e painel de madeira ao lado
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

“Já os adornos, móveis de pequeno porte e obras de arte são, em sua maioria, em tons de cinza e peto, a pedido dos moradores”, relata a arquiteta, que usou o mesmo revestimento (porcelanato cinza claro, em formato grande) em todo o apartamento para aumentar a sensação de amplitude e integração.

Cozinha branca com armários de madeira
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Entre os destaques da cozinha, Marina cita a marcenaria, que camufla os eletrodomésticos nos armários; o grande painel ripado da TV, que esconde mais espaços de armazenamento, já que a parede é angulada; e o painel de madeira do piso ao teto que reveste as duas paredes principais da sala, sendo um lado ripado e outro liso, e ainda alongam visualmente o ambiente, deixando-o também mais acolhedor.

Quarto de casal com vista para morro dos dois irmãos no Rio e décor neutro
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Já no quarto de dormir, os destaques ficam para a cabeceira de marcenaria, que ajudou a manter a cama reta; a estrutura em marcenaria embaixo da esquadria da janela, que, de um lado, esconde as condensadoras dos aparelhos de ar-condicionado e, do outro, vira uma bancada de trabalho; e as portas de acesso ao closet – em vidro refletente, que, além de esconder a bagunça interna, reflete sutilmente a vista da janela.

Banheiro branco com mármore
Juliano Colodeti, do MCA Estúdio/Casa.com.br

Segundo o arquiteto Felipe Maia, o maior desafio do projeto foi, sem dúvida, a planta do apartamento em forma de fatia de pizza, já que o prédio é redondo:

“Em situações como esta, cada centímetro faz total diferença nas medições. Então, a atenção precisou ser redobrada do início ao fim do projeto”, ressalta ele, acrescentando ainda que a maior parte do processo de elaboração do projeto e execução da obra foi online, com os clientes morando o tempo todo nos Estados Unidos.

Curtiu? Confira mais fotos e detalhes na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade