Corredores: como aproveitar estes espaços da casa

Muitas vezes esquecidos na hora da decoração, com um bom planejamento, eles podem se tornar funcionais e atrativos

Por Redação Atualizado em 18 nov 2021, 15h22 - Publicado em 19 nov 2021, 19h00
Nesse projeto executado pela arquiteta Isabella Nalon, o ambiente ganhou alguns itens importante – como o banco, espelho e penduradores – que agregaram atribuições valiosas na rotina dos habitantes do imóvel. Julia Herman/Casa.com.br

Por que não aproveitar todos os cantinhos que a sua casa oferece? Ocupados com os principais cômodos, esquecemos dos espaços que nos levam a cada um deles, os corredores! No trânsito diário dos moradores, o ambiente pode ser explorado para além da interligação da área social com a íntima e transmitir personalidade, acolhimento e funções complementares.

Espaço por Bianca Atalla e Fernanda Mendonça, do Oliva Arquitetura. Mariana Orsi/Casa.com.br

Com um planejamento, você consegue trabalhar com o objetivo de preservar a privacidade dos moradores com muito estilo – por meio da decoração, uso de cores e acessórios. Conheça as dicas de como criar corredores interessantes, sem destoar do restante da residência:

Nesta residência, o escritório Corradi Mello Arquitetura, revestiu as parede com madeira freijó e ainda concebeu uma estante com armários e nichos que receberam uma seleção de itens decorativos. Evelyn Müller/Casa.com.br

Como deixar o décor do corredor mais atrativo?

Em um primeiro olhar, pode parecer que não há muito o que fazer em termos de decoração nos corredores. Contudo, o ambiente pode ser útil para ampliar os espaços dentro de casa, ainda mais em apartamentos com tamanhos reduzidos.

Um dos pontos fundamentais é que o corredor apresente uma largura confortável para que a área de transição seja útil. Assim, armários planejados, como um roupeiro – para roupas de cama e toalhas -, podem ser inseridos.

No projeto realizado por Camila e Thatiana, do escritório Corradi Mello Arquitetura, o caminho que leva o morador para a área reservada do apartamento foi decorado com mais de 100 fotos clicadas nas viagens realizadas por ele. Evelyn Müller/Casa.com.br

Na opinião da designer de interiores Thatiana Mello, não há questões limitantes para investir em escolhas que possam agregar um diferencial. Ela dá a dica de incluir um gallery wall, uma configuração que não ocupa espaço.

Além dos móveis, outras peças ajudam a compor um visual mais interessante para o corredor. Os espelhos, por exemplo, aumentam a amplitude do ambiente – além de torná-lo mais sofisticado – e são perfeitos para áreas reduzidas.

Neste corredor estreito, Isabella Nallon inseriu os espelhos para ajudar na amplitude. Julia Herman/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Investir em modelos arredondados ou retangulares é outra estratégia preciosa, pois, quando iluminados indiretamente, favorece ainda mais o local. Não se esqueça dos vasinhos de plantas, toques verdes são sempre bem-vindos.

Quattrino Arquitetura/Pinterest

Medidas

Não existe um tamanho ideal para o corredor, mas tenha como referência uma largura mínima de 0,90 a 1m, que permite uma circulação confortável e o transporte de materiais sem esbarrar nas paredes.

Já para o comprimento, a metragem influencia diretamente na iluminação e na percepção que o morador terá do espaço. Em projetos mais amplos, a arquiteta Isabella Nalon recomenda um indicador de até 5m.

Zoltan Eberhart/YouTube

Mais do que isso pode trazer ao habitante a impressão de estar andando em um funil e a iluminação precisa ser ainda mais eficaz, pois qualquer falha pode deixá-lo corredor escuro.

O corredor executado pela arquiteta Carina Dal Fabbro exibe a combinação entre as paredes pintadas de cinza e um espelho, com moldura vitoriana. Rafael Renzo/Casa.com.br

Paredes

Com o propósito de produzir um ambiente mais descolado, uma boa opção é utilizar pintura bicolor. Duas cores diferentes na mesma parede cria um efeito vintage ou contemporâneo – sendo que as superfícies mais claras são eficazes para o efeito de extensão.

Em contrapartida, para estreitar, a paleta mais escura costuma ser a mais indicada e, quando utilizada nas paredes do fundo, produz a percepção de que a área está mais apertada.

Reprodução/Pinterest

Iluminação

Por ser um local pouco iluminado dentro da casa, o corredor requer uma iluminação específica e diferente dos outros cômodos. Aqui, é possível produzir alguns efeitos de luz, sendo o recomendado optar por peças como arandelas de fachos e balizadores de parede para assegurar um efeito delicado. Outra possibilidade é inserir uma iluminação mais cênica para destacar forro de gesso.

Continua após a publicidade

Publicidade