Continua após publicidade

Cachepot: 35 Modelos e vasos para decorar com charme a sua casa

Peça decorativa usada para colocar vasos de plantas, os cachepôs podem ser encontrados em diversos tamanhos e materiais

Por Kym Souza
Atualizado em 1 set 2024, 14h31 - Publicado em 20 Maio 2021, 08h00
Retrofit em casa recupera parede ripada que emoldura lareira do living. Projeto de Daniela Funari. Na foto, vaso de vidro, flores astromélias laranjas.
 (Julia Novoa/Divulgação)
Continua após publicidade

O que é um cachepot?

Cachepot é uma palavra de origem francesa, que significa “vaso de flores”. Também chamado de “cachepô”, na decoração o cachepot costuma ser usado como um recipiente para pôr um vaso. Sim, um vaso para um vaso.

Cozinha com papel de parede de bananeira é repleta de artesanato brasileiro. Projeto de Amanda Miranda para a CASACOR Rio 2023. Na foto, cozinha com filtro e vasos de plantas.
Projeto de Amanda Miranda. (Denilson Machado, do MCA Estudio/Casa.com.br)

Qual a diferença entre vaso e cachepot?

Vasos são feitos para o plantio, e por isso têm furos, para possibilitar a drenagem, e costumam ser feitos de plástico, cerâmica e concreto. O cachepot não pode ser usado para colocar a plantinha direto, sendo um objeto decorativo e por isso pode ser encontrado feito com materiais mais diversos como vidro, porcelana e com tecidos.

Como usar o cachepot na decoração

A vantagem do cachepot é que a diversidade de modelos e materiais disponíveis faz o item ser extremamente versátil. Se a sua decoração for industrial, é possível utilizar um cachepot feito de cimento ou de madeira; um cachepô para plantas pode ser uma boa pedida para quem tem uma casa cheia de verde; e mesmo para quem tem um espaço mais reduzido, com um apartamento pequeno, é possível encaixar na decoração um mini cachepot.

LEIA MAIS

Modelos de cachepot

Disponíveis em diversos materiais, essa é uma das vantagens do cachepot. Você pode fazê-los em casa, com materiais como PET, caixa de papelão e até pregador de roupa! Veja abaixo alguns modelos:

Cachepot de madeira

Continua após a publicidade

Cachepot cerâmica

Palmeiras, dracenas, marantas e pacovás compõem esse jardim exuberante. Projeto de Marcilene Monzani Paisagismo. Vasos em prateleira.
(Fábio d’ Moràes/Divulgação)

Cachepot de palha

Cachepot de crochê ou tecido

Cachepot de vidro

Retrofit em casa recupera parede ripada que emoldura lareira do living. Projeto de Daniela Funari. Na foto, vaso de vidro, flores astromélias laranjas.
(Julia Novoa/Divulgação)

Cachepot com suporte

Tomadas na casa: como distribuir os pontos elétricos pelos cômodos. Projeto de BMA Studio. Na foto, home office, bancada preta, violão, plantas.
Prever a disposição dos pontos de tomada de forma simplifica a organização dos cabos e evita a bagunça de fios expostos | Projeto do BMA Studio. (Guilherme Pucci/Divulgação)

Cachepot grande

Lavanderia traz a riqueza do artesanato mineiro. Projeto de Leticia Nannetti. Na foto, lavanderia com janelas grandes e vasos de plantas
(Rafael Renzo/Divulgação)

O que colocar dentro de um cachepot?

Pensados para “esconder” o vaso da planta, você pode colocar qualquer espécie envasada em um cachepot, você pode ter um cachepot para orquídeas, que têm vasos menores, ou para planta que crescem bastante, uma Espada de São Jorge, por exemplo. Isso porque, além da diversidade de materiais na confecção dos cachepôs, eles também podem ser feitos em diversos tamanhos.

Veja mais modelos de cachepot para se inspirar!

Publicidade