4 dicas para escolher a mesa de jantar ideal para sua casa

Siga estas recomendações para montar sua sala de jantar ideal

Por Redação Atualizado em 15 abr 2022, 21h32 - Publicado em 14 abr 2022, 19h00
Sala de jantar com uma mesa de seis lugares, branca, com pés de madeira.
Jonathan Borba/Unsplash

As salas de jantar são espaços de confraternizações, encontros e refeições, sendo um ambiente de grande importância para a cultura acolhedora brasileira. Por isso, escolher a mesa de jantar certa é marcante para a decoração e funcionalidade do ambiente. Confira abaixo as dicas da Lider Interiores e da Herman Miller para encontrar o móvel ideal.

1. Comece pelo local

Mesa de jantar de madeira, com quatro cadeiras brancas com pés de madeira.
Divulgação/Casa.com.br

Pode ser em um canto da sala, na varanda integrada ou próximo à cozinha, o importante é sempre considerar a praticidade no dia a dia. Para não atrapalhar a circulação, mantenha um espaço livre de pelo menos 70 cm ao redor da mesa, caso ela não seja encostada na parede.

2. Defina o formato

Mesa de jantar de quatro lugares, sob luminária esférica branca, em uma sala bem iluminada por duas grandes janelas.
Divulgação/Casa.com.br

As opções são muitas: retangular, quadrada, oval, redonda. O importante é que o formato da mesa seja escolhido logo após a definição do local onde ela será posicionada.

Continua após a publicidade

Mesa de jantar de quatro lugares, sob luminária de estrutura de madeira rústica em frente a uma janela.
Daniil Silantev/Unsplash

Os formatos retangulares acomodam muito bem mais de quatro pessoas, e o ideal é serem usadas em sala de mesmo formato. As mesas quadradas devem ser pensadas para espaços amplos porque acomodam até oito pessoas de maneira confortável. Já os formatos com cantos arredondados são ótimas para casas com crianças ou salas menores, já que facilitam não interferem tanto no caminho.

3. Escolha a função e o tamanho

Mesa de jantar de quatro lugares, sob luminária esférica branca, em uma sala bem iluminada por uma janela.
Divulgação/Casa.com.br

Escolher qual a função da mesa no ambiente define também o tamanho ideal. Por exemplo, é importante considerar se ela será usada somente para refeições, ou também como local de trabalho, e quantas pessoas irá acomodar. Para garantir conforto, considere que cada pessoa sentada ocupa um espaço de 65 a 70 cm.

4. Conforto é fundamental

Mesa ao ar livre sobre um chão de concreto queimado, pés da mesa e das cadeias em madeira, mesa com tampo de vidro.
Divulgação/Casa.com.br

A mesa é um local de celebração e conversa, portanto conforto é essencial, por isso escolha cadeiras ergonômicas e aconchegantes. É importante também ficar atento às distâncias, a mesa deve estar de 70 à 75 cm do chão, e deve haver um espaço de 25 cm entre a mesa e o assento.

Continua após a publicidade

Publicidade