Casa Created with Sketch.

Ladrilhos Hidráulicos: saiba como usar em banheiros e lavabos

A Adamá, especialista em revestimentos cimentícios, responde às principais dúvidas sobre instalação e impermeabilização dos ladrilhos

O lavabo ganhou alegria com os ladrilhos hidráulicos Selva no projeto de Agatha Ahualli

O lavabo ganhou alegria com os ladrilhos hidráulicos Selva no projeto de Agatha Ahualli (Simone Sabbadin/Casa.com.br)

Todo mundo sabe que o ladrilho hidráulico é um dos revestimentos mais charmosos que existem para a casa. Repleto de histórias, cores e feito de maneira artesanal, o ladrilho sempre foi uma pedida certa para varandas, cozinhas e áreas sociais em geral.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Porém, nos últimos tempos, tem crescido o interesse dos moradores em incluí-lo também em banheiros, lavabos e até na área do box. Para ajudar quem tem vontade de arrasar na decoração desses espaços, a Adamá, tradicional fabricante de ladrilhos hidráulicos e revestimentos cimentícios, reuniu várias dicas sobre o tema.

É possível instalar ladrilhos em áreas molhadas?

Sempre surge a dúvida se convém revestir as áreas do box e a parede próxima da pia, por exemplo, que tem contato com a água. A resposta é sim, mas são necessários alguns cuidados para que tudo fique perfeito! É obrigatório que seja realizada uma impermeabilização por meio de uma resina acrílica de proteção.

Ladrilho hidráulico Samba aplicado em pisos e paredes do projeto de Flávia Rostelato – Escritório Arte Arquitetura

Ladrilho hidráulico Samba aplicado em pisos e paredes do projeto de Flávia Rostelato – Escritório Arte Arquitetura (Mario Chaves/Casa.com.br)

A aplicação do impermeabilizante deve ocorrer com o ladrilho completamente seco e limpo. Dessa forma será formada uma película para impedir tanto o contato, quanto a passagem da água pelo piso e pelo rejunte. Atenção: a maneira de aplicar o produto, assim como o prazo de durabilidade variam de acordo com cada fabricante.

Veja também

Qual o momento certo para fazer a impermeabilização?

Para quem preferir, é possível realizar uma demão antes da colagem do ladrilho com o rejunte. Porém é imprescindível que se faça a impermeabilização após o assentamento e o rejuntamento. É importante ressaltar que se tome cuidado para não sujar os ladrilhos durante o processo e, caso isso ocorra, é recomendado que sejam limpos imediatamente. Após o trabalho, caso ainda permaneça algum tipo de mancha, a indicação é pela limpeza com detergente alcalino.

Para este lavabo, projeto de Cristiane Schiavoni, a escolha foi pelo modelo de ladrilho hidráulico Amazonas

Para este lavabo, projeto de Cristiane Schiavoni, a escolha foi pelo modelo de ladrilho hidráulico Amazonas (Carlos Piratininga/Casa.com.br)

Há o risco de manchar o ladrilho hidráulico?

Se os revestimentos forem aplicados com todos os procedimentos e cuidados necessários (sempre de acordo com as orientações dos fabricantes) não há esse risco. E, com relação à tinta própria do ladrilho, também não há a chance de sair, afinal as peças não possuem uma pintura por cima, mas sim um pigmento misturado no próprio cimento, razão de sua longevidade e qualidade.

Qual tipo de argamassa e rejunte indicados?

Ladrilhos Hidráulicos Gloria em área do box de projeto de Rodinei Pinto

Ladrilhos Hidráulicos Gloria em área do box de projeto de Rodinei Pinto (Mario Chaves/Casa.com.br)

Para a colocação de ladrilhos em pisos e paredes tanto de áreas molhadas como secas, recomenda-se o uso da argamassa do tipo AC III (de preferência na cor branca). O rejunte deve ser do tipo flexível.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.