Casa de campo: 33 projetos inesquecíveis que convidam ao relaxamento

Saiba que cuidados tomar ao planejar o imóvel e quais itens decorativos não podem faltar em sua casa de campo

Por Yara Guerra Atualizado em 27 fev 2022, 00h15 - Publicado em 31 jan 2022, 13h00
Cozinha da casa de campo de Anne Hathaway e Adam Shulman | Projeto por Studio Shamshiri Stephen Kent Johnson/bon appétit/Reprodução

O sonho de um refúgio no interior sempre foi bastante popular, mas ganhou força durante a pandemia. Confinados, muitos moradores cultivaram o desejo de possuir um imóvel maior e mais tranquilo, afastado da cidade e mais próximo à natureza.

A casa de campo vem como materialização deste sonho. Já imaginou? Grandes varandas, cozinhas amplas, salas com lareira, hortinhas, árvores e frutas. Quase dá para sentir o frescor, não é? Seja para passar as férias ou mudar-se de vez, este tipo de residência costuma ser muito relaxante frente às loucuras da vida urbana.

Se você compartilha da vontade de construir uma casa de campo para chamar de sua, continue nesta matéria e confira como iniciar o projeto, os cuidados necessários para manter o imóvel e muitas inspirações:

O que é necessário para criar um projeto de casa de campo? Por onde começar?

 

Antes de começar a pensar na decoração de uma casa de campo, é primordial analisar onde o imóvel será construído. A localização é importante porque é ela que vai garantir uma boa visibilidade da natureza no entorno, a privacidade e o silêncio, mantendo os ruídos da cidade longe.

O segundo passo é a escolha dos materiais e revestimentos. Um ponto comum na maioria das casas de campo é a opção por materiais naturais para se integrar ainda mais ao ambiente externo. Madeiras e pedras são bem vindas, assim como o concreto armado e o cimento queimado.

Para aproveitar a vista circundante, vale utilizar grandes portas ou janelas de vidro, convidando a entrada da luz natural. Além disso, por que não utilizar a natureza a seu favor? Utilizar paredes grossas de pedra pode ajudar a reter o calor durante o dia, mantendo o ambiente interno fresco, e a dissipar o calor à noite para os interiores, aquecendo os cômodos.

Fran Parente/Divulgação

Ademais, como estas casas ficam comumente em regiões mais frias, opte por soluções que minimizem os efeitos das baixas temperaturas, como materiais isolantes e lareiras.

Como estamos falando de uma casa de campo, é importante pensar na proteção contra mosquitos. Para evitar o desconforto, vale utilizar telas embutidas nas janelas e portas, mantendo assim a ventilação dos ambientes e evitando a entrada dos insetos.

Veja também

Quais elementos da decoração não podem faltar?

 

Quando a gente pensa no estilo de uma casa de campo, há sempre tons terrosos, madeira e artigos decorativos de barro ou cerâmica. O couro na mobília também é bem vindo, pois ajuda a aquecer.

Apesar de haver muita vegetação do lado de fora, os moradores também podem investir em plantas de destaque para a casa, a exemplo da entrada com um caminho natural. Mas você também pode investir em plantas de interiores, se for um plant lover!

Outra característica marcante das casas de campo são os ambientes amplos e integrados para uma boa reunião em família ou entre amigos. Varandas e piscinas também são super bem vindos.

Continua após a publicidade

Quais cuidados são necessários?

 

 

One Kindesign/Reprodução

Como as casas de praia, as de campo costumam ser imóveis de temporada, o que significa que tendem a ficar fechadas em alguns períodos. Por isso, um cuidado importante a se ter na hora de projetar é escolher materiais resistentes e que dispensam muita manutenção.

Outros pontos de importância são a limpeza periódica da caixa d’água, que tende a ficar mais parada nestas casas; a utilização de tintas de qualidade com proteção antimofo ou bloqueadoras de sujeira; verificação da integridade do telhado; utilização de produtos que diminuam a umidade para evitar o mofo; manutenção da área externa e do jardim; limpeza regular dos armários e móveis e troca periódica dos colchões e travesseiros. Se houver piscina, o proprietário também deve realizar a sua limpeza periodicamente.

Projetos de casa de campo: conheça os diferentes estilos

 

Ficou animado com a ideia de uma casa de campo e deseja conferir alguns projetos para se inspirar? Deixa com a gente. Se liga nas galerias abaixo:

Casa de campo moderna

 

Casa de campo pequena

 

Casa de campo rústica

 

Casa de campo com varanda

 

Casa de campo com piscina

 

Continua após a publicidade

Publicidade