Casa Created with Sketch.

Travesseiros e colchões: quando trocar e como limpar

Confira o período ideal para substituir as peças e como fazer a manutenção

Com o tempo de uso, travesseiros e colchões ficam sujos e precisam ser limpos e trocados. Afinal, as roupas de cama acumulam ácaros e podem ficar manchadas e com mau cheiro por causa do suor do corpo, por exemplo. 

 (Rafael Renzo/Casa.com.br)

Mas você sabe como fazer essa higiene da maneira correta e qual é o período indicado para substituir os itens? Segundo a empresa de soluções e reparos TempoTem, é recomendável limpar travesseiros e colchões a cada seis meses.

No caso do travesseiro, ele deve ser substituído por um novo a cada dois anos. Em relação ao colchão, este tempo varia de cinco a sete anos dependendo do modelo. Para não esquecer desses detalhes, você pode anotar na etiqueta do produto quando ele foi comprado. Assim, saberá facilmente se já é hora de trocá-lo. 

Como limpar travesseiro e colchão

Fronhas e lençóis devem ser lavados e trocados frequentemente (uma boa sugestão semanalmente ou antes se necessário), mas o travesseiro em si deve ser higienizado a cada seis meses, com procedimentos de acordo com o indicado na etiqueta do produto – alguns podem ser colocados na máquina de lavar roupas, enquanto outros devem ficar longe do eletrodoméstico para não perder a forma. 

A TempoTem conta que independentemente do modelo, a higiene do travesseiro deve ser feita sempre com água fria e a secagem longe do sol, pois o calor excessivo provoca a proliferação de ácaros. Ou seja: nada de deixar o travesseiro úmido tomando sol! Deixe-o secar à sombra, naturalmente. 

Berço para Gêmeos com bicama ou gaveta na cor rosa com detalhes em madeira O colchão do bebê ou criança pode ficar manchado e com meu cheiro por causa do xixi, mas é possível solucionar este problema

O colchão do bebê ou criança pode ficar manchado e com meu cheiro por causa do xixi, mas é possível solucionar este problema (Divulgação/Cia do Móvel/Casa.com.br)

Para limpar e tirar o cheiro de xixi do bebê ou criança do colchão, a empresa indica uma receita caseira: pingue algumas gotas de vinagre em 100 ml de água morna ou fria, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e mexa. Depois, passe a mistura no local que foi atingido pela urina, esfregando com uma escova de roupas. Um pano úmido também pode auxiliar neste momento. Após a limpeza, passe um pouco de amaciante no local para tirar o odor ruim. Perfumes próprios para lençóis e travesseiros também cumprem esta função.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.