26 ideias de como decorar a sua estante

Muito úteis, os móveis podem servir como elemento de organização e armazenamento e agregar muito valor à decoração do lar

Por Redação Atualizado em 31 mar 2022, 23h18 - Publicado em 2 abr 2022, 13h00
living-sofa-pe-direito-duplo-estante-poltrona
Projeto do Spaço Interior Kadu Lopes/Casa.com.br

Um dos principais personagens na marcenaria de uma casa é a estante. Muito além de solução para armazenamento – que, convenhamos, é uma excelente saída para espaços pequenos –, as estantes também têm o seu valor decorativo.

O móvel pode estar presente em praticamente qualquer ambiente da casa. Mas, atenção: utilize-o em seu projeto com parcimônia, afinal de contas, muitos elementos repetidos em casa cansam o olhar e deixam os ambientes desarmônicos.

Por outro lado, quando utilizada de forma pontual e estratégica, as estantes podem agregar bastante valor ao projeto e facilitar o dia a dia dos moradores. Elas também podem vir em qualquer forma, tamanho e cor, sejam estantes de madeira, estantes de ferro ou estantes de aço.

Como utilizar a minha estante

estante de livros
@theplyhouse/Spacewise/Reprodução

Uma das maneiras mais comuns de se utilizar uma estante em casa é como suporte de uma coleção de livros. Se você é um devorador de títulos, provavelmente deseja guardá-los em um local seguro que os valorize – então por que não dispô-los na sala, escritório ou quarto, sempre ao alcance da mão?

estante com tv

Outra função comum à estante é a de abrigar a televisão, seja na área íntima ou social. Na verdade, este móvel pode ser, inclusive, bem funcional e ser casa para TVs, livros e outros utensílios ao mesmo tempo.

Veja também

Há também quem goste de conjugá-la com outros elementos, como é o caso da escrivaninha com estante ou da estante-nicho.

Sala de jantar e estar tem jardim interno e estante de livros na parede com escada de alumínio
André Nazareth/ArchDaily
Continua após a publicidade

Tudo vai depender do gosto pessoal e das necessidades de cada morador, que devem ser todas incluídas no briefing do projeto – assim a equipe de arquitetos vai pensar na configuração perfeita para o seu estilo de vida. Muitos deles, inclusive, assinam os próprios móveis, dando um toque de personalização, originalidade e exclusividade ao design da casa.

Como decorar a estante

Em uma casa com bastante personalidade, os melhores enfeites para a estante são os que contam histórias: utilize alguns souvenirs daquela viagem especial ou fotos de famílias antigas e novas, seus cacarecos favoritos e, claro, plantas para aqueles que amam.

estante com planta e souvenirs
Projeto de Gabriel Cordeiro Arquitetura foto: Mariana Orsi/produção: Deborah Apsan/Casa.com.br

Você pode dispor os livros de maneira horizontal, vertical ou – por que não? – de forma misturada, dando um ar mais despojado e jovial ao ambiente. Escolha algumas prateleiras ou nichos em que se encontram os livros na horizontal e adicione em cima deles um item afetivo, como uma câmera analógica, por exemplo, ou um vaso de planta.

estante funcional
Projeto do Studio 92 Arquitetura Mariana Orsi/Casa.com.br

Se você gosta de organização, vale separar os livros por cores de lombada e montar uma paleta agradável de acordo com os tons dos itens complementares, como os vasos das plantas e souvenirs. Outra ideia é utilizar diferentes tipos de plantas para deixar a estante mais viva e colorida.

estante

Para os geekies de plantão, há também a opção de inserir bonecos temáticos na estante, como as figuras de cartoons ou HQs. Já quem é mais esotérico pode fazer bom uso de velas, incensos e cristais.

Abajures e luminárias também entram na lista de objetos que embelezam a estante. Neste caso, opte por modelos que sejam congruentes com o estilo decorativo e a paleta de cores que você escolheu.

Outras ideias para decorar a estante são discos de vinil, esculturas, relógios, pratos de porcelana, quadros decorativos, máquina de escrever, globos, cestos organizadores e relicários.

Continua após a publicidade

Publicidade