Casa branca e preta reimagina o clima sereno do campo com estilo clean
Brenda Kandiyoti assina o projeto da Urban Farmhouse, uma casa urbana de estilo clean que recria o clima calmo do campo em Toronto
Esta casa de estilo clean e super sereno chama-se Urban Farmhouse, e fica em Toronto, no Canadá. O projeto, assinado pela arquiteta Brenda Kandiyoti, foi pensado para reimaginar uma casa de fazenda centenária como uma casa contemporânea, reconstruída no local onde estava desde o século XIX.
Os moradores queriam renovar e ampliar o imóvel, mas ele estava em péssimas condições. A decisão foi então de desmontar a estrutura e construir uma nova, mantendo a mesma pegada e honrando a história do local. O novo design manteve o telhado de duas águas branco, mas modernizou os detalhes: eliminando saliências e adicionando janelas grandes.
Nos interiores, a profissional quis justapor os tetos altos do telhado de duas águas com o acabamento limpo e plano do teto dos “novos” espaços, para se beneficiar tanto da estética moderna quanto das formas tradicionais.
Os espaços de estar, incluindo sala de jantar e sala de estar ficam na parte branca da construção enquanto cozinha, o escritório e a sala da família estão nas parte preta, conectadas aos outros espaços com separação visual através de divisórias de espaço em marcenaria.
Veja também
- Casa de 240 m² na Austrália ganha extensão contemporânea
- Reforma de casa de 250 m² usa concreto e madeira em diálogo com exterior
Subindo a escada para o segundo andar, uma fileira de quatro claraboias no corredor garante iluminação natural abundante. A luz reflete nos tetos e paredes brancas, criando uma atmosfera clara e arejada.
Do corredor há portas de correr que levam aos quartos e banheiros. O quarto principal paira sobre um deck traseiro na parte de trás da casa e possui um assento na janela que se estende pela largura da sala para capturar a vista do jardim e das árvores
A seleção de materiais foi uma importante ferramenta usada para evocar a sensação de casa de campo. Piso de carvalho natural e marcenaria de carvalho combinando foram usados por toda parte para adicionar calor e textura.
O quartzo cinza natural também foi usado em folhas planas e com nervuras para continuar o jogo sutil de luz em suas superfícies. O contraste também foi introduzido no interior através da marcenaria de carvalho tingida de preto.
Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!
*Via BowerBird