Continua após publicidade

Jardim Pequeno: 60 Modelos, Ideias de Projetos e Inspirações

Não é preciso ter uma casa grande para cultivar um jardim. Confira como cuidar de um em ambientes pequenos:

Por Yara Guerra
Atualizado em 31 ago 2024, 17h50 - Publicado em 13 Maio 2021, 08h00
inverno_cuidados_com_plantas_jardim_Renato_Navarro
(Renato Navarro/Minha Casa)

Toda casa e decoração ficam mais lindas quando repletas de plantas. Se engana quem acredita que, devido às curtas metragens, o imóvel não pode se beneficiar de um jardim. Hoje em dia, há muitas soluções criativas para implementar um deles em ambientes pequenos, trazendo mais charme e vida para dentro de casa.

Se você é um jardineiro de primeira viagem e não sabe por onde começar, não se preocupe. Aqui, reunimos algumas dicas de como começar um jardim simples e criativo, quais plantas ornamentais para jardim você pode utilizar, como fazer a sua decoração de jardim e muito mais. Confira:

Como montar um jardim pequeno?

Apartamento térreo ganha brinquedoteca com papel de parede tropical. Projeto de Abrazo Interiores. Na foto, varanda, rede, plantas.
(Julia Herman/Divulgação)

O primeiro passo para montar seu jardim é decidir onde ele vai ser instalado. Se os espaços de sua casa realmente forem bastante pequenos, por que não se utilizar de plantas suspensas? Ocupando o espaço vertical, elas deixarão a passagem livre para os moradores e visitantes e também deixarão a decoração mais dinâmica e moderna. Lembre-se apenas de escolher um local que receba a luz adequada para cada tipo de planta.

Plantas suspensas

https://br.pinterest.com/pin/995647430112819874/

Existem várias formas de instalar as plantas suspensas – vai depender da espécie escolhida e do lugar que você deseja decorar. Você pode utilizar ganchos, por exemplo, que vão muito bem com plantas como a samambaia. Pendentes de macramê ornam com videiras, como a jiboia, mas também com plantinhas menores em vasos. Outra opção é usar uma tábua de madeira perfurada nas quatro extremidades e pendurada por cordas. Ali cabe qualquer espécie.

Jardim vertical

Reforma transforma quarto em home office e o integra a sala com porta de correr verde. Projeto de Adriana Favaro Arquitetura. Na foto, varanda, rede, jardim vertical.
(Thiago Travesso/Divulgação)

O jardim vertical é uma alternativa para quem deseja uma composição mais completa e variada. Para montá-lo, você pode utilizar floreiras de plástico 100% reciclado. Meça e marque com lápis a distância exata para fixação dos suportes na parede.

Continua após a publicidade
  • Relacionadas

Com uma furadeira, fure a parede nos pontos marcados e encaixe as buchas. Em seguida, segure os suportes e encaixe os parafusos, fixando-os na parede. Coloque as mudas de plantas nas floreiras, completando-as com substrato leve (argila expandida, chips de coco ou fibras de coco). Encaixe as floreiras já vegetadas nos suportes e seu jardim vertical estará pronto!

Marcenaria setoriza e decora apartamento de 156 m². Projeto de Alexandre Dal Fabbro. Na foto, varanda com jardim vertical e vasos.
(Fran Parente/Divulgação)

Se o seu jardim vertical for na varanda ou em outros ambientes expostos ao sol, opte por espécies como aspargos, lambari roxo, e dólar. Internamente, a samambaia e as zamioculcas costumam se dar muito bem. O tapete inglês também é uma linda espécie e tem uma excelente adaptação aos ambientes, tanto no sol quanto em meia sombra.

Cobertura carioca une charme, cores, plantas e espaços de convivência. Projeto de Hanna Lerner Arquitetura. Na foto, varanda com jardim vertical, poltrona e pedras.
(André Nazareth/Casa.com.br)

Caso os espaços de sua casa sejam maiores e suportem um jardim horizontal, aposte em vasos de planta ou em mudas plantadas na frente da casa ou no corredor lateral. Onde bate muito vento, são indicadas espécies com folhas duras, como bálsamo, cica, viburno, gardênia, azaléia e buxinho. Se a área não recebe muito vento e é fechada por vidro, como na varanda, as frutíferas são espécies indicadas, como a mexeriqueira, o limoeiro e a jabuticabeira.

Como decorar um jardim pequeno

 

Para decorar o seu jardim, aposte em plantas de diferentes espécies, texturas e folhagens para garantir uma composição mais diversa e bonita. Você também pode pintar os vasos de diferentes cores e misturar as estéticas – usar vários tipos de pendentes e incluir ainda um jardim vertical, por exemplo. 

Continua após a publicidade

Se você é daqueles que gosta mais de jardins de casas simples, pode selecionar menos espécies e compor com a decoração interna já existente, como as estantes de livro, sofás e poltronas. Se é o caso de um jardim externo, diversifique nos suportes ou o posicione perto de outros elementos, como fontes de água, regadores decorativos, cadeiras de balanço etc.

Jardim de inverno pequeno

 

Um jardim de inverno é uma estufa normalmente anexada a uma residência, que pode ser usada para criar mais iluminação e ventilação e trazer uma maior integração com a natureza. Antigamente, essa área era utilizada como lazer nas estações mais frias, mas hoje em dia serve como um espaço para cultivar hortas e criar uma estética verde dentro de casa. 

17-casa-de-praia-recebe-tons-neutros-e-decoracao-leve-com-muita-personalidade
Projeto do PB Arquitetura (Henrique Ribeiro/Casa.com.br)

As espécies mais plantadas no jardim de inverno são a chamaedorea, comigo ninguém pode, echeveria, espada de são jorge, pau d’água, licuala, singônio, mini cacto, violeta e lírio da paz. Confira algumas inspirações:

Jardim pequeno com pedras

Alguns acessórios dão mais vida e beleza ao jardim. É o caso das pedras, que podem aumentar a sensação de integração com a natureza e fazem um contraste bonito com o verde das plantas.

19-morar-mais-por-menos-sp-aposta-no-equilibrio-entre-design-e-acessibilidade
Jardim dos Pés Descalços, por Neide Braga (Divulgação/Casa.com.br)

Para montar um jardim assim, prepare o terreno, remova plantas velhas e deixe o espaço plano. Escolha espécies indicadas para aquele ambiente: cactos e suculentas são mais resistentes ao calor e podem armazenar água por até 30 dias.

Continua após a publicidade

Para fixar melhor as pedras, faça uma camada de areia sobre a terra. Por fim, misture os tipos e cores de pedra e as ordene em formas circulares sobre a área.

Jardim pequeno de canto de muro

 

Palmeiras, dracenas, marantas e pacovás compõem esse jardim exuberante. Projeto de Marcilene Monzani Paisagismo.
(Fábio d’ Moràes/Divulgação)

Essa composição com pedras serve muito para aqueles espaços no canto do muro, onde a área vazia pode agregar um lindo jardim. Você pode aproveitar e plantar algumas mudas na terra e, além disso, construir um jardim vertical no muro, transformando um espaço antes sem muita vida.

O que plantar em um jardim pequeno

Você pode plantar qualquer espécie diminuta em um jardim pequeno, contanto que se atente às necessidades de cada uma. Para a área externa, opte por plantas resistentes ao sol, como cactos, suculentas e yuccas. Para cultivar em vasos internamente, boas opções são peperômias, heras inglesas, tostãos, rendas portuguesas, espadas-de-são-jorge, buxinhos, orquídeas-bambu, antúrios etc, além de todas as outras já citadas anteriormente.

Toda planta irá precisar de iluminação e água – algumas mais e outras menos. Lembre-se também de fazer uma manutenção periódica com poda e adubação.

Continua após a publicidade

Frentes de casas com jardim pequeno

Um jardim na fachada de casa é sempre uma boa pedida. Seja em vasos ou fixas na terra, essas plantas vão garantir um maior tom de convite aos visitantes e maior beleza ao imóvel. Confira algumas fotos para se inspirar:

Mais ideias para jardim pequeno

Confira na galeria mais inspirações para o seu jardim:

Publicidade