Como cultivar Zamioculca

As folhas cerosas e de um verde profundo são, às vezes, confundidas por artificiais

Por Redação Atualizado em 8 abr 2022, 21h31 - Publicado em 11 abr 2022, 19h00
Zamioculca
Shutterstock/Reprodução

As plantas Zamioculcas zamiifolia são espécies de casa de baixa manutenção e caracterizadas por suas folhas brilhantes, largas e ovais que se projetam para cima. Por apresentarem um desenvolvimento lento, você não precisará replantar com frequência. Mas se você decidir fazer isso, escolha um período na primavera ou no verão, quando estiver em fase de crescimento ativo.

Atenção: estas mudas são levemente tóxicas para humanos e animais! Veja mais algumas informações necessárias se você pretende adquirir uma planta ZZ: 

Zamioculca
Anastasiia Tretiak/the spruce

Cuidados

Conhecidas por serem de baixa manutenção e fáceis de cuidar, até mesmo jardineiros sem muita experiência podem mantê-las vivas com o mínimo de atenção. Tudo o que eles precisam para prosperar é luz adequada e uma boa rega a cada duas semanas.

No entanto, não se preocupe muito em esquecer de regá-la – essas plantas crescem a partir de rizomas, que as ajudam a armazenar água sob o solo, tornando-as tolerantes à seca. Se você quiser cultivá-lo ao ar livre, posicione-o em um recipiente que possa ser levado para dentro de casa quando as temperaturas esfriarem.

Zamioculca
Shutterstock/Reprodução

Elas exibem folhas naturalmente brilhantes que podem começar a parecer opacas com o tempo à medida que a poeira se acumula. Sempre limpe, de forma suave, a poeira e os detritos com um pano úmido para restaurar o brilho.

Luz

As Zamioculcas são tolerantes a uma ampla gama de condições de iluminação, o que as torna adequadas para o cultivo interno – crescendo bem em condições de pouca luz e preferindo luz brilhante e indireta.

No entanto, as plantas podem rapidamente ficar com as pernas compridas quando não recebem luz suficiente, procurando por claridade. E evite sol direto, pois isso pode queimar as folhas.

Zamioculca
Anastasiia Tretiak/the spruce

Solo

Estas espécies não são excessivamente exigentes quanto ao composto, desde que seja bem drenado. Se for necessário drenagem adicional, a mistura de perlita ou areia ajudará.

Água

Zamioculca

Graças aos seus rizomas espessos, estas mudas são extremamente tolerantes à seca e podem lidar com regas pouco frequentes.

Continua após a publicidade

Elas devem receber água apenas quando o solo secar completamente – geralmente uma vez a cada duas semanas, dependendo de suas condições de crescimento. Lembre-se: neste caso, regar menos é melhor do que regar demais. Ao aguar, dê o suficiente para que a umidade escorra pelo fundo da panela e jogue fora o excesso de água.

Zamioculca
Anastasiia Tretiak/the spruce

Temperatura e umidade

As temperaturas médias e a umidade doméstica são boas para as Zamioculcas zamiifolia. Elas não toleram bem temperaturas frias (não inferiores a 7ºC), portanto, evite colocar sua planta em um local próximo a correntes de ar ou áreas particularmente frias de sua casa.

Estes ramos não requerem condições úmidas, mas se seu espaço estiver seco, considere aumentar a umidade ao redor do vaso comprando um umidificador ou colocando-o em cima de uma bandeja de água.

Fertilizante

Elas geralmente não requerem fertilização regular para prosperar. No entanto, se você deseja aumentar o tamanho ou o vigor, utilize um fertilizante para mudas de interior diluído uma a duas vezes durante a estação de crescimento ativa.

Zamioculca

Propagação

As espécies se propagam de duas maneiras principais: por divisão e estacas. A propagação por divisão é a maneira mais simples de criar mais plantas – basta separar os rizomas na próxima vez que replantar e colocá-los em recipientes separados.

A propagação com estacas leva mais tempo e pode ser necessário esperar de seis a nove meses antes que as raízes comecem a crescer.

Passo a passo

  1. Usando uma ferramenta de corte esterilizada e afiada, corte um talo inteiro, incluindo os folhetos.
  2. Retire as folhas inferiores do caule e coloque o talo em uma jarra de água.
  3. Coloque na luz indireta. As raízes devem se formar em alguns meses.
  4. Troque a água semanalmente para evitar o crescimento bacteriano.
Zamioculca
Anastasiia Tretiak/the spruce

Replantando

As Zamioculcas devem ser replantadas apenas depois de terem superado o seu recipiente – isso geralmente é evidente quando você vê os rizomas pressionando sob o solo contra a borda do vaso ou o deformando.

Também pode mostrar sinais de estresse se a planta estiver presa às raízes. Tal como acontece com a maioria das plantas de casa, geralmente é uma boa ideia esperar até a primavera ou o verão para replantá-las, pois elas serão mais capazes de tolerar distúrbios durante o período de crescimento ativo. E lembre-se do recipiente com orifícios de drenagem para sua ZZ.

Pragas comuns

Apesar de serem praticamente livres de doenças, fique de olho em pragas comuns de plantas domésticas, como cochonilhas, mosquitos de fungo e pulgões que podem infestar. Use um inseticida em sabão, ideal para eliminar a maioria desses problemas.

Zamioculca
Ideias para Decorar/Reprodução

Problemas comuns

O único problema comum que você pode ter é com a quantidade de água que a planta está realmente recebendo. Se as folhas estiverem caindo, ela está extremamente seca e precisando de água. Se as folhas estiverem amarelando e caindo ao mesmo tempo, geralmente significa que está recebendo muita. Se os 7 cm superiores (aproximadamente o comprimento do seu dedo) do solo estiverem secos, pode regar.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade