Continua após publicidade

Tudo o que você precisa saber para cultivar espada-de-são-jorge

Uma das plantas domésticas mais populares, ela é famosa por purificar o ar e afastar mau-olhado. Veja como plantar, regar e adubar.

Por Redação
Atualizado em 5 jun 2024, 15h00 - Publicado em 13 Maio 2024, 13h00
Tudo o que você precisa saber para cultivar espada-de-são-jorge. Na foto, detalhe de folha.
 (Drew Beamer/Unsplash)
Continua após publicidade

A espada-de-são-jorge, cujo nome científico é Dracaena trifasciata, é uma planta clássica nas casas brasileiras. Junto das samambaias, ela é obrigatória nas casas de vó e, por ser de baixa manutenção, é perfeita para jardineiros iniciantes. As espadas também são cercadas de superstições, dizem que são capazes de afastar o mau-olhado!

Elas gostam de climas mais quentes, já que sua origem é na África Ocidental e, apesar de pertencer à família Asparagaceae, junto com os aspargos, não tente morder uma folha, pois elas são tóxicas.

Alguns dos tipos são hahnii, laurentii – fez parte da lista da NASA de plantas purificadoras de ar -, compacta, trifasciata, goldiana e silbersee. Cada um deles tem necessidades semelhantes, mas diferem ligeiramente na cor, forma e tamanho – variam de 20 cm a 1,80 m ou mais.

Tudo o que você precisa saber para cultivar espada-de-são-jorge. Na foto, vasos e cachepos.
(Gabriella Clare Marino/Unsplash)

Como plantar Espada-de-são-jorge

Segundo a paisagista Renata Guastelli, a Espada pode ser plantada com estacas. Para o vaso, escolha um modelo com furos de drenagem. Com relação ao solo, use uma mistura rica em matéria orgânica. Você também pode optar pelo substrato para cactos, já que geralmente drenam bem e evitam que o excesso de umidade se acumule. Adicionar areia, perlita ou cascas de árvore também ajudam.

Tudo o que você precisa saber para cultivar espada-de-são-jorge. Na foto, planta em vaso terracota.
(Kara Eads/Unsplash)

Como regar Espada-de-são-jorge

A Espada-de-são-jorge não requer muita rega. “Regue a planta sempre que o solo estiver seco ao toque, mas evite encharcar”, recomenda Renata.

Onde plantar Espada-de-são-jorge

Esta é uma planta resistente à baixa iluminação, então ela irá bem em um cantinho mais escuro da sua casa! “O local ideal é meia sombra com pouca luz, incidência por até 5h diárias”, afirma a paisagista. Como a Espada-de-são-jorge purifica o ar, ela é uma boa escolha para um quarto ou home office fechado.

Tudo o que você precisa saber para cultivar espada-de-são-jorge. Na foto, planta em vaso branco.
(Jake Goossen/Unsplash)

Quando adubar Espada-de-são-jorge

Você pode fertilizar a planta com adubos orgânicos ou NPK. A indicação é adubar a cada três meses.

Toxicidade

Todas as partes da espécie são tóxicas para humanos e animais de estimação se ingeridas. Ela pode causar náuseas, vômitos ou diarreia se qualquer parte for consumida. Sempre mantenha-a fora do alcance de seus filhos e amigos peludos, incluindo cães, gatos e coelhos.

*Fonte Petal Republic

Produtos para começar o jardim

Publicidade