71 cozinhas com ilha para otimizar espaço e trazer praticidade ao seu dia

Confira os benefícios de um ambiente com ilha e muitas inspirações para o seu próximo projeto

Por Redação Atualizado em 15 jan 2022, 22h11 - Publicado em 16 jan 2022, 19h00
R ARCHITECTURE/Unsplash

Houve um tempo em que a cozinha era um ambiente reservado e frequentado apenas pelas pessoas que preparavam os alimentos, que, por sua vez, eram servidos em outro cômodo: a sala de jantar.

No entanto, o estilo de vida dos moradores foi mudando ao longo dos anos e, hoje, o entendimento sobre a cozinha mudou. Ao passo em que os apartamentos foram diminuindo de tamanho, a rotina dos proprietários se acelerou, o que demanda refeições rápidas e práticas.

Desta forma, o espaço da cozinha se tornou integrado a outros ambientes, como a sala de estar. A conjugação permite outro ponto importante em qualquer casa: a socialização dos integrantes e dos convidados.

Roam In Color/Reprodução

Este tipo de cozinha, apelidado de americana, pode contar com uma ilha central que muitas vezes assume o lugar de “coração da casa”, onde tudo acontece.

A opção por este estilo de ambiente pode trazer alguns benefícios, como amplitude (a partir do menor uso de paredes e divisórias), integração (o que facilita a comunicação entre os cômodos), praticidade (mais espaço para preparo de refeições e armazenamento) e mais opções de assentos.

Quando apostar em uma ilha para cozinha?

 

Collov Home Design/Unsplash

Antes de ir correndo adicionar uma ilha ao projeto de sua cozinha, é importante considerar alguns pontos. Em primeiro lugar, deve-se pensar no espaço de circulação e na distância entre os móveis. Para um corredor, considere ao menos 70 cm, aumentando esta longitude caso esteja próxima a armários ou à geladeira.

A altura, por sua vez, deve variar entre 80 cm e 1,10 m. Já a coifa ou depurador deve se posicionar a 65 cm de altura em relação à superfície do cooktop. Portanto, caso você disponha de uma cozinha muito pequena, uma cozinha com ilha não seja a escolha arquitetônica mais adequada.

É preciso, também, pensar na iluminação. Como em qualquer cozinha, o ideal é optar pela luz direta – assim fica mais fácil cozinhar e verificar se o ambiente está sempre limpo.

Estilos de ilhas para cozinhas

Cozinhas pequenas com ilha

Embora as ilhas se adequem melhor a cozinhas com maiores espaços, também é possível incluí-las em ambientes pequenos. Se esta é a sua situação, abra a cozinha para os outros ambientes – assim você vai garantir uma maior sensação de amplitude. Neste caso, a coifa é imprescindível para evitar que a fumaça e o cheiro dos alimentos não cheguem aos outros cômodos.

Cores claras e neutras e uma boa iluminação também contribuem para esta sensação. Além disso, você pode investir em móveis planejados com soluções de armazenamento para otimizar cada centímetro.

Confira na galeria alguns modelos de cozinha com ilha:

Continua após a publicidade

Cozinhas grandes com ilha

Cozinhas grandes já permitem um projeto mais ousado, com ilhas maiores, com ilhas central etc. Você pode conjugar a mesa de jantar à ilha, por exemplo; ou embutir na ilha o fogão e a pia. Com espaços amplos, o morador pode se inspirar nas cozinhas típicas de uma boa série americana, como a de Madeline Mackenzie em Big Little Liars (HBO Max).

Quer uma inspiração? Então confira a galeria abaixo:

Veja também

Cozinhas minimalistas com ilha

Nós do casa.com.br somos amantes do minimalismo. Se você está conosco nessa, que tal levar o estilo à sua cozinha com ilha? Tudo bem que uma ilha no meio do ambiente não é o melhor exemplo do “menos é mais”, mas é possível incluir algumas referências do estilo no ambiente através das cores e materiais escolhidos.

Confira algumas inspirações:

Cozinhas modernas com ilha

Também há espaço para toques modernos em cozinhas com ilhas. Aqui, são bem vindos designs mais clean, com linhas retas e algumas formas geométricas. Além disso, você pode brincar com texturas nos revestimentos para trazer mais personalidade ao espaço.

Se você curtiu, confira na galeria mais inspirações:

Cozinhas com ilha como bancada

Ilha de cozinha é quase um sinônimo para funcionalidade. E, se você quiser trazer ainda mais utilidade para o móvel, basta entendê-lo também como uma bancada de refeições, incluindo assentos ao seu redor.

Isso também convida as visitas para acompanhar o preparo do jantar com um bom vinho e garante mais espaço para todos se acomodarem em uma grande reunião. Veja algumas inspirações abaixo:

Cozinhas com pia na ilha

Já que estamos falando de funcionalidade, vale então transformar a ilha não só em um espaço de conversas e preparo de comidas, mas também de limpeza. Basta incluir nela uma pia. Assim a cozinha fica ainda mais prática. Confira alguns projetos que abraçaram a ideia e inspire-se para o seu:

 

Continua após a publicidade

Publicidade