Copa e cozinha: veja as vantagens de integrar os ambientes

A arquiteta Isabella Nalon aborda como a união dos espaços torna a vida mais prazerosa

Por Redação Atualizado em 12 dez 2021, 22h19 - Publicado em 17 dez 2021, 19h00
Segundo a arquiteta Isabella Nalon, a copa é um cômodo da casa onde as pessoas se reúnem para refeições e vivenciam a oportunidade de estarem reunidos. O ambiente pode se configurar tanto dentro da cozinha, como em um espaço separado Julia Herman/Casa.com.br

Com a integração dos ambientes cada vez mais constante nas residências atuais, alguns cômodos acabam dividindo o mesmo espaço, tornando o contexto ainda mais funcional, versátil e prático. Um bom exemplo disso são as copas e cozinhas que, muitas vezes, por estarem sempre no mesmo local, muitas pessoas acabam não sabendo a diferença e a proposta de cada um desses espaços.

R ARCHITECTURE/Unsplash

Em linhas gerais, a cozinha compreende o layout que engloba os eletrodomésticos, como geladeira e fogão, e uma área voltada para o preparo dos alimentos no dia a dia. Enquanto isso, a copa se caracteriza por ser o lugar onde os moradores fazem suas refeições de maneira tranquila e confortável.

“Muitas pessoas ainda se confundem sobre as funções da copa com a cozinha ou não dão a devida importância para esse espaço da casa. Mas, é sempre bacana relembrar que ambos fazem parte do cotidiano dos moradores” explica a arquiteta Isabella Nalon, à frente do escritório que leva o seu nome.

Jakob Owens/Unsplash

A profissional ainda ressalta dizendo que essa integração torna tudo mais prático. “De acordo com o perfil da família e do tamanho do ambiente, é possível estabelecer as medidas necessárias para a construção do local voltado para refeições”, completa.

Vantagens da integração entre copa e cozinha

 

Mesmo com a existência da sala de jantar, é na copa, integrada com a cozinha, que a maioria das refeições acontecem. Neste projeto da arquiteta Isabella Nalon, a copa marca presença em uma posição muito privilegiada com a iluminação natural, resultado da abertura horizontal para o jardim da casa. Na composição, mobiliário branco – com exceção do contraponto com as duas cadeiras Eames –, e o porcelanato com visual de cimento queimado eleito para o piso da residência Julia Herman/Casa.com.br

Uma das principais vantagens dessa conexão é a praticidade de preparar as refeições e comer em um só lugar, propiciando assim, mais praticidade na organização e até na limpeza dos ambientes. Além disso, quem estiver à frente da cocção para o almoço e jantar tem a oportunidade de contar com a companhia de familiares e amigos para bater um papo ou degustar de um aperitivo.

Sidekix Media/Unsplash

Segundo Isabella, outros benefícios dessa união se constituem nos ares modernos e a possibilidade de aproveitar, com primazia, espaços mais compactos. “Além de permitir essa interação entre quem está cozinhando e quem está aguardando, esse tipo de layout produz a sensação de amplitude, que é super bem-vindo nos mais diversos cenários, principalmente nos pequenos, fazendo toda diferença”, explica.

Como compor a copa?

 

A decoração da copa também é importante. Neste projeto, a arquiteta aplicou sua criatividade para compor o espaço com uma pequena mesa em laca amarela acompanhada por duas banquetas altas, além de um galery wall com fotografias de alimentos fixadas na parede com acrílico Julia Herman/Casa.com.br

Antes de montar a copa, é necessário estudar o layout. De uma forma geral, o ambiente é composto por uma mesa e cadeiras confortáveis para que as refeições se tornem mais agradáveis. Contudo, não existe uma regra: tudo dependerá da imaginação e das necessidades dos moradores.

Veja também

Sidekix Media/Unsplash
Continua após a publicidade

“Os itens podem ser executados sob medida e pode contar com a mesa acoplada nos armários da marcenaria; ser de pedra, acompanhando a ilha central, ou até mesmo solta. Bancos, banquetas, cadeiras e um sofá, no estilo canto alemão, estão relacionados entre as possibilidades de assentos”, destaca a arquiteta.

Sidekix Media/Unsplash

No que diz respeito aos acessórios, descansos de pratos e panelas, taças, copos, talheres e pratos, estão entre os utensílios domésticos que dão mais agilidade ao cotidiano dos moradores quando estão dispostos na copa.

Porém, nessa separação, vale destacar que os objetos voltados ao preparo das receitas, como panelas e colheres, entre outros, devem ficar exclusivamente na cozinha, também com o intuito de facilitar o processo.

Decorando a copa

 

A decoração é outro fator essencial para quem pensa em ter uma copa. Ela não precisa seguir o estilo da cozinha, assim os moradores têm a liberdade de deixar o espaço personalizado por meio da aplicação de papel de parede, instalação de quadros, pinturas diferentes ou espelho.

NeONBRAND/Unsplash

Agora, se o cliente desejar um décor mais tradicional, é possível apostar em revestimentos como cerâmicas em forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, elementos indicados para quem busca um ambiente resistente à umidade e de fácil limpeza. Pensando no aconchego, o revestimento que simula madeira também vai muito bem.

Uma boa iluminação valoriza ainda mais a copa, pois agrega sofisticação e a sensação de amplitude, além de evidenciar pratos e louças no momento do almoço ou jantar. “Pendentes posicionados em cima da mesa são excelentes”, enumera Isabella. Agora, para quem mora em casa, projetar uma grande janela, além de contribuir na iluminação e ventilação natural, oferece uma boa vista durante as refeições.

Cuidados

 

Ter uma copa com mesa de refeições dentro da cozinha virou um pedido muito recorrente dos clientes atendidos pela arquiteta Isabella Nalon. Neste apartamento, ao lado da bancada ilha, executada com tampo de quartzo, a arquiteta incluiu uma mesa de madeira que comporta até cinco lugares Julia Herman/Casa.com.br

Assim como a cozinha, a copa demanda alguns cuidados para que se tenha a comodidade que se pede nesse ambiente. Portanto, é imprescindível a escolha de materiais duráveis e um mobiliário prático e fácil de limpar. “Cadeiras e bancos com boa ergonomia para receber bem as pessoas também é primordial.

Jens Behrmann/Unsplash

Além disso, uma iluminação adequada e focal transforma o clima, conferindo bem-estar para aqueles que gostam de ler um livro, uma revista, acompanhar as notícias no telejornal ou no celular durante o café da manhã”, conclui Isabella.

Continua após a publicidade

Publicidade