Casa de 377m² constrói atmosfera serena com cimento, palha e luz natural
A casa, localizada em Rifaina, tem o projeto assinado pelo escritório C4 Arquitetos e interiores da designer Cacau Ribeiro
Esta casa de atmosfera tranquila fica em Rifaina (a 464 km da capital São Paulo) e foi erguida do zero às margens de uma represa do Rio Grande. Com 377 m², ela conta com: um grande living com espaço gourmet e área de jogos integrados; lavanderia e lavabo atrás da cozinha gourmet, escondidos pelo grande painel de marcenaria; sala de TV; quatro grandes suítes; sauna e piscina.
Rico em materiais e texturas naturais, o projeto de interiores da designer Cacau Ribeiro foi criado em paralelo ao projeto de arquitetura da casa, da C4 Arquitetos, que adotaram a mesma linguagem estética do início ao fim. O uso do cimento queimado no piso e em parte do mobiliário foi a primeira solicitação da cliente para alcançar o visual desejado – minimalista e elegante, com simplicidade.
“Fizemos as bases das camas e as mesas de cabeceira em alvenaria. Usamos pranchas de placas cimentícias para obter uma espessura mais delicada e fazer o rack da sala de TV e os bancos, recobertos com nata de cimento”, conta Cacau.
Veja também
- Casa de campo de 195 m² é um refúgio que se camufla entre as árvores
- Cor, textura e muita arte são destaques dessa casa de praia australiana
“Nos banheiros, o cimento queimado também foi utilizado a pedido da cliente, apesar de não ser indicado devido às trincas que o material pode apresentar com o tempo”, acrescenta. Segundo ela, o ponto alto do projeto é a marcenaria.
Nos quartos amplos e fáceis de limpar, grandes painéis de carvalho com palha separam o dormitório do banheiro, camuflando a entrada. O mesmo recurso foi usado na cozinha gourmet, escondendo o acesso ao lavabo e à lavanderia.
Outro destaque do projeto são as claraboias no living, nos corredores e nos banheiros, que otimizam o uso da luz natural, conferindo a sensação de amplitude e a integração com a natureza, favorecendo o ciclo circadiano.
“A iluminação zenital proporciona acolhimento e leveza quando bem projetada. Idealizamos, juntamente com os arquitetos responsáveis, a ideia de trazer essa iluminação natural para dar amplitude aos espaços. Utilizamos biribas por baixo, o que criou um efeito de sombras lindo que muda a cada minuto, de acordo com a incidência do sol”, explica Cacau.
Curtiu? Veja mais fotos na galeria abaixo!