Cobertura de 300m² tem varanda com pergolado de vidro com madeira ripada
O projeto, assinado pelo escritório Mar Arquitetura, criou um apartamento com cômodos multifuncionais, bem iluminados e atemporais
Localizada no Jardim Oceânico, na zona oeste do Rio de Janeiro, esta cobertura duplex de 300m² foi comprada na planta por um casal com três filhos ainda pequenos. O projeto de arquitetura é assinado pelas arquitetas Alexia Carvalho e Maria Juliana Galvão, do escritório Mar Arquitetura, e se iniciou junto com a construção do prédio.
Desta forma, elas conseguiram personalizar todos os cômodos conforme as necessidades dos clientes. “No geral, eles queriam uma sala ampla e uma área externa bem equipada e confortável para o convívio da família”, conta Alexia.
O conceito principal do projeto foi a integração dos espaços e a criação de ambientes híbridos, com mais de uma função, a exemplo da sala de estar/jantar, que tem um bancada de home office na antiga varanda, que, por sua vez, foi integrada à área social.
“Basicamente, a transição do ambiente mais formal para o mais descontraído se dá pela diferença de revestimento no forro do teto, pois a varanda ganhou um pergolado de vidro e, sobre ele, uma estrutura ripada branca que suaviza a passagem de luz natural”, explica Juliana.
“Também modificamos o layout da suíte do casal, no andar superior, para que coubessem dois closets e um banheiro amplo, além do home office, que é integrado ao dormitório”, acrescenta Alexia.
Outro exemplo de ambiente híbrido é a brinquedoteca – embora seja um espaço dedicado aos filhos, também funciona como sala íntima (onde a família se reúne para ver tv) ou quarto de hóspedes, já que conta com um sofá-cama.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo, chique e atemporal, é tudo novo, com exceção de um sofá da sala de estar, que foi aproveitado do endereço anterior dos clientes e ganhou uma nova capa, em linho.
“Procuramos selecionar peças de mobiliário leves e elegantes, com estruturas delicadas e soltas do piso, e design minimalista, sempre valorizando as linhas retas”, pontua Juliana. Na área social do andar inferior, as arquitetas trabalharam com tons de cinza e madeira sobre uma base arquitetônica neutra.
“Para obter uma decoração chique e atemporal, utilizamos uma paleta de cores suaves apenas em alguns elementos, como almofadas, obras de artes e poltronas, que foram estofadas com tecido verde celadon”, revela Alexia.
Na área externa do segundo pavimento, um dos destaques é jardim vertical ao fundo da piscina, que se integra às copas das árvores da rua, aumentando a sensação de bem-estar.
Outro destaque é a parede lateral do estar descoberto que adentra a área gourmet coberta, integralmente revestida com ladrilho hidráulico, trazendo um toque artesanal ao espaço. Já na área gourmet, o destaque fica por conta da cobertura de vidro com a parte interna revestida com uma trama de fibra de dendê, suavizando a presença de luz natural e preservando o conforto térmico.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo!