Continua após publicidade

Cobertura de 260m² é clara, leve e aconchegante

O projeto, assinado pelo escritório Ikeda Arquitetura, apostou na integração dos ambientes e cores claras

Por Redação
Atualizado em 19 dez 2022, 23h47 - Publicado em 31 ago 2022, 13h00

Um jovem casal de empresários, com um filho de um ano, estava à procura de uma cobertura linear e compacta para morar e encontrou esse imóvel com 270m² de área total e 149m² de área construída, em Icaraí, que é, na verdade, resultado da união de apartamentos vizinhos de cobertura.

Sala de tv com sofá e rack
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Em seguida, eles encomendaram à arquiteta e amiga Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura, um projeto de reforma com decoração integralmente nova para a sala, a cozinha, a suíte do casal, o escritório e a área externa, e deixaram de fora a área gourmet, que já estava pronta, e o quarto infantil, que será mexido em uma segunda etapa.

Cozinha com bancada e revestimento em madeira ripada
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

“Os clientes pediram para integrar a cozinha com a sala, um jardim na área externa para deixar a cobertura com clima de casinha e uma banheira de imersão na suíte deles. Na decoração, eles pediram cores neutras e claras e madeira natural também clara”, conta Ikeda.

Além de integrar a cozinha com a sala, a arquiteta revela ainda que conseguiu ampliou a suíte do casal incorporando a antiga academia de ginástica, que era vizinha ao cômodo.

Continua após a publicidade
Sala integrada
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Segundo Ikeda, as cores claras, como branco, off white e cinza, deixaram os ambientes visualmente mais leves e “solares”, enquanto o carvalho americano – presente em algumas partes da marcenaria – cumpriram o papel de “aquecer” os espaços, trazendo a sensação de conforto e acolhimento.

Já o piso de porcelanato cinza, presente em todo o apartamento, não só criou uma unidade visual como também aumentou a sensação de amplitude em todos os cômodos.

No meio da sala, o sofá cinza azulado voltado para a tv e a estante-aparador branca e baixa voltada para a cozinha formam uma espécie de “ilha” que, além deixar o layout a com circulação mais fluida, se tornou o ponto focal do espaço.

Continua após a publicidade

Sala, piano

Outro destaque na sala é piano-armário branco, solicitado pelo cliente. Para sua melhor integração ao projeto, a arquiteta embutiu o instrumento em uma estante de ferro branca projetada por ela, com prateleiras que também servem de apoio para adornos e objetos de decoração.

“O maior desafio deste projeto foi deixar o apartamento leve e funcional, mesmo sendo a cobertura relativamente compacta, com 149m2 de área construída”, conclui Ikeda.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade