Continua após publicidade

Mid century: apê de 200m² tem peças de Sergio Rodrigues e Lina Bo Bardi

O Um Design Studio criou um projeto fluido e iluminado para um dos apartamentos do icônico Edifício Saint Honorè, na Av. Paulista

Por Redação
Atualizado em 19 dez 2022, 04h23 - Publicado em 19 nov 2022, 19h00
Sala de jantar com mesa em granito e luminárias em vidro
(Israel Gollino/Casa.com.br)

Concebido em 1962, pelo arquiteto João Artacho Jurado, o Edifício Saint Honorè, na Paulista, em São Paulo, chama a atenção por suas grandes varandas com elementos em concreto com desenho único e uma ampla vista.

Sala de tv e estar com sofá em L verde
(Israel Gollino/Casa.com.br)

Para a concepção do apartamento de 200m² para um homem que traz no seu repertório de referências alguns dos melhores hotéis do mundo, o Um Design Studio realizou um projeto arquitetônico e de interiores reformulando um novo layout com iluminação natural, fluidez e diferentes tonalidades de verde – seguindo um estudo cromático que norteou o projeto como um todo, inclusive o mobiliário.

Continua após a publicidade
Home office
(Israel Gollino/Casa.com.br)

A primeira solução para o apartamento foi transformar o quarto ao lado da suíte principal, que possui uma grande janela, em um home office separando-os por esquadrias com vidro anodizado que trazem fluidez e iluminação natural à suíte. Este novo espaço foi mobiliado para que pudesse ser utilizado tanto para o trabalho, quanto como uma “mini sala” que serve a suíte principal.

Poltrona Eames
(Israel Gollino/Casa.com.br)

Na planta do apartamento, os banheiros não possuíam uma conexão com a parte externa, por ter uma lavanderia entre eles. Deste modo, para trazer mais claridade a esses ambientes, foi aumentado o tamanho da janela do banheiro social e no banheiro da suíte principal foi instalada uma grande esquadria que vai do piso ao teto.

Cozinha integrada com portas de vidro de correr
(Israel Gollino/Casa.com.br)

Outras reformas trouxeram maior fluidez e iluminação, como a substituição de uma parede entre a cozinha e a sala de jantar por esquadrias de vidro anodizado e a retirada de uma parte da circulação do acesso aos quartos que foram incorporados à sala de estar e de tv.

Sala com parede revestida em madeira e quarto verde
(Israel Gollino/Casa.com.br)

Com base em um estudo cromático realizado pelo cliente com um especialista na área, o
Um Design Studio explorou algumas cores e tonalidades nos mobiliários e quadros. Tudo isso, sobre uma base neutra de concreto, pedra clara, tintas off white e madeira.

Continua após a publicidade
Poltrona Vivi de Sergio Rodrigues
(Israel Gollino/Casa.com.br)

A decoração partiu da poltrona Vivi de Sergio Rodrigues, um clássico modernista escolhido pelo seu conforto junto ao cliente, ela tem como material de acabamento diferentes texturas de verde, somada ao par de poltronas Zanine N de Zanine Caldas e as banquetas girafa de Lina Bo Bardi, que foram mesclados a peças de design contemporâneos, como o banco de concreto de Claudia Moreira Sales, as banquetas de couro da Alva Design,as cadeiras da mesa de jantar do Estudiobola, o sofá modular em linho verde da Cremme Design, a luminária miçanga de madeira do Estúdio Orth e as marcas internacionais de luminárias como Santa e Cole, Classicon, além das obras de arte de Ricardo Bueno, Anna Paes, Teresa Messeder e Diana Motta.

Bancada de cozinha com banquetas de Lina Bo Bardi
(Israel Gollino/Casa.com.br)

O escritório também criou alguns móveis únicos com inspiração mid-century, foram desenhados os espelhos do banheiro e do lavabo, a mesa de jantar, algumas peças de iluminação do lavabo e da cozinha, uma mesa de centro feita em pau ferro na sala de estar e um rack de tevê revestido por inteiro com pequenas hastes de madeira roliça.

Confira mais fotos na galeria abaixo:

Continua após a publicidade
Publicidade