Sala íntima: um ambiente que voltou a ser tendência

Por ficar mais distante da área social, pode ser usado como home office, sala de televisão e para descanso e leitura. 

Por Luiza Cesar Atualizado em 11 nov 2021, 22h06 - Publicado em 12 nov 2021, 13h00
Projeto assinado pela arquiteta Camila Corradi e pela designer de interiores Thatiana Mello, sócias no Corradi Mello Arquitetura. Evelyn Muller/Casa.com.br

Você já ouviu falar da sala íntima? O cômodo não é novo no mundo da arquitetura e design, apenas voltou a ter popularidade na pandemia. Definido como uma antessala, localizada na área destinada aos dormitórios de uma casa ou apartamento, ele é um ambiente muito versátil e que pode ser utilizado de diversas formas.

 

Analise os hábitos dos moradores e o espaço disponível para saber qual o melhor propósito para esse tipo de sala – se será uma sala de televisão ou home office, integrado ao living ou algo mais restrito. O escritório Corradi Mello Arquitetura separou alguns tópicos importantes na hora de colocar o projeto e decoração no papel. Veja abaixo:

Neste projeto, a dupla de profissionais instalou a sala íntima onde antes era um dos quartos do apartamento. Evelyn Muller/Casa.com.br

Quais são as funções de uma sala íntima?

Ela consegue ser muito versátil, embora a principal função seja a coabitação familiar, e pode ser utilizado de diferentes formas. Porém, o mais recomendado para residências com crianças e adolescentes é transformar em uma sala de televisão – perfeito para os pequenos  terem liberdade para assistir a um filme ou desenho.

Localizado no Itaim Bibi, este apartamento de 170 m² recebeu um projeto de reforma do escritório MAB3 Arquitetura. Julia Ribeiro/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Na pandemia, muitos moradores optaram por uma bancada para trabalho e estudos no ambiente, já outros preferiram que seja somente uma área de descanso, com poltronas confortáveis e luminárias para um cantinho de leitura.

Veja também

A sala íntima desta casa, por estar localizada entre quatro suítes, recebeu toda a estrutura de uma sala de televisão. Evelyn Muller/Casa.com.br

Como decorar?

Este cômodo deve ser adaptado às demandas da família, principalmente por estar situado distante das principais áreas sociais, e isso também significa que a decoração deve corresponder aos respectivos gostos e personalidades.

O espaço deve fazer os moradores se sentirem à vontade, ou seja, invista em fotos, lembranças de viagens e peças do acervo da família.  A madeira natural é um material perfeito neste caso, contribuindo ainda mais para uma atmosfera acolhedora.

Ademais, acrescente tapetes confortáveis, mantas estendidas sobre o sofá, armazenadas em cestos, e uma iluminação amena e pontual.

Continua após a publicidade

Publicidade