Dicas fáceis para montar um cantinho da leitura em casa

Tendência na decoração, o ambiente pode ser tanto um espaço de relaxamento quanto de estímulo à criatividade

Por Yara Guerra Atualizado em 3 ago 2021, 22h40 - Publicado em 4 ago 2021, 13h00
Radu Marcusu/Unsplash

Hoje é dia de relembrar o momento icônico de quando William Bonner virou para a sua companheira de bancada, durante o jornal ao vivo, e perguntou “tá cansada, Renata?“.

Isso porque a gente sabe que estamos todos mentalmente, fisicamente e espiritualmente cansados. Não foram anos fáceis e, diante de tudo o que estamos vivendo, é mais do que compreensível que se busque, cada vez mais, momentos de distração e relaxamento.

Vladimir Mokry/Unsplash

Dentro de casa, é possível unir o útil ao agradável e criar um cantinho de leitura. Além de nos transportar para longe dos problemas, os livros podem estimular a criatividade, melhorar a concentração e ampliar o vocabulário e a habilidade de escrita.

Se você ainda não está convencido de montar um cantinho de livros em casa, lembre que a decoração fica muito mais alegre e cool e pode servir ainda de fundo para as infinitas reuniões do home office pandêmico.

Ficou interessado? Então confira algumas dicas fáceis da Etna para deixar o ambiente mais confortável e convidativo:

Poltronas ou cadeiras

 

Continua após a publicidade

Pinterest/Reprodução

Para os momentos de leitura serem agradáveis, é essencial investir em pequenos móveis para aproveitar os benefícios dessa prática e complementar o ambiente. Por isso, escolha uma boa poltrona ou cadeira que seja confortável e, se puder, escolha um design que combine com o seu ambiente.

Veja também

Estantes ou prateleiras

 

Continua após a publicidade

Better Home and Gardens/Reprodução

Se você tem um espaço amplo para compor esse novo ambiente em casa, as estantes são soluções para posicionar seus livros e revistas. Existem muitos modelos para escolher. Mas, se seu ambiente for pequeno, opte por prateleiras como as suas aliadas para posicionar os acessórios. (Veja aqui como organizar sua estante aqui!)

Almofadas e futons

 

Continua após a publicidade

Ambiente da mostra virtual Casa na Toca Divulgação/Casa.com.br

​​Caso o espaço escolhido seja compacto e não dê para posicionar um móvel, uma sugestão é investir em almofadas e futons. Essas peças são versáteis e podem ser posicionadas em qualquer ambiente da casa, como na sala de estar, nos quartos e até na varanda.

Luminárias ou abajures

 

Continua após a publicidade

Pinterest/Reprodução

Todo mundo sabe o quanto a iluminação é importante para compor qualquer espaço. E, quando falamos em um cantinho para se dedicar à leitura, acessórios de iluminação como luminárias e abajures são indispensáveis. As lâmpadas amarelas são as mais indicadas, pois trazem aconchego!

Acessórios de decoração

 

Continua após a publicidade

Simplichique/Reprodução

Talvez o momento de decorar seja a parte mais bacana de compor o cantinho da leitura, né? Por isso, capriche bastante! Caso você tenha espaço nas paredes, posicione um relógio, fotos de viagens e da família, além de quadros. Mesmo pendentes de plantinhas são super bem vindos no ambiente!

Continua após a publicidade

Publicidade