Casa Created with Sketch.

Como criar um espaço zen na decoração para relaxar

Veja dicas e inspirações de decoração para fazer um espaço zen que traga boas energias!

Cantinho zen na decoração

Em tempos normais, um cantinho para relaxar sempre ajuda a lidar com o estresse do dia a dia. Ter um espaço reservado para esse detox, que traga boas energias, é mais fácil do que parece e os benefícios são diversos!

Como escolher ambiente para o espaço zen

A luz do Sol tem muitos efeitos positivos no nosso corpo, principalmente por conta da vitamina D, que auxilia na produção de serotonina, entre outras coisas. Ou seja, tomar um solzinho vai fazer você se sentir bem! Por isso, ao escolher um lugar para o seu espaço zen, escolha um cantinho bem iluminado!

Cantinho zen para praticar Yoga em casa

 (Jessica Richburg/Reprodução)

Também é importante pensar no que você quer ter no seu espaço zen, pensar no que te traz boas energias. Se for um cantinho de meditação, só precisa ser um lugar que te caiba sentado; para praticantes de yoga, alguns movimentos exigem maior espaço; enquanto um cantinho de leitura, para quem acha relaxamento nos livros, é necessário uma cadeira ou poltrona confortável.

Cantinho da meditação: como criar?

1. Fragrâncias

lavanda

 (Davis Design Studio/Unsplash)

Os sentidos influenciam diretamente na forma como nos sentimos, por isso, ao criar um espaço zen, busque uma fragrância que te traga conforto.​​ Uma nota clássica e amada por muita gente é a lavanda, que proporciona sensação de relaxamento e traz uma sensação de paz para o ambiente.

2. Cores

decoração em tons claros traz uma atmosfera zen para o ambiente

 (Reprodução/the spruce)

A escolha da cor do seu espaço zen faz toda a diferença, uma vez que algumas delas podem ter o efeito contrário ao do relaxamento e a ideia é trazer boas energias. Tons suaves e claros ajudam a acalmar e a restaurar, enquanto tons terrosos e verdes podem ajudar a criar o contato com a natureza.

3. Móveis e acessórios

Isso vai variar de acordo com a sua necessidade de espaço zen. Para quem faz Yoga, é preciso de um espaço onde caiba o tapete e seja silencioso. Para meditação, será algo parecido com um extra de um espaço onde possa incluir uma mesinha ou apoio para colocar velas e incenso.

cantinho zen aconchegante

 (Ideal Home/Reprodução)

Para um espaço zen um pouco mais elaborado, como um cantinho da leitura, você vai precisar de um poltrona que seja confortável, uma mesinha de lateral, para apoiar seu livro, ou leitor digital, e quem sabe uma bebida? Também é interessante ter uma luminária, de chão ou de mesa para fazer sua sala zen perfeita.

varanda com decoração zen

 (@muitomaisarquitetura/Instagram)

E se você quiser criar um espaço zen na varanda, uma boa ideia é ter opções que sejam fáceis de mover, caso sua varanda não seja exposta. Almofadas, redes, mesinhas leves ou itens que não sofram com as mudanças do clima, como Sol, vento e chuva, são ideias para um espaço zen na varanda.

Itens de decoração para atrair boas energias

1. Plantas

plantas para atrair boas energias para casa

 (DelightFULL/Reprodução)

Além de trazer boas energias ao ambiente – qualidade inerente às plantas –, elas vão ajudar a purificar o ar e, com o vaso certo, podem adicionar estilo ao seu espaço zen!

2. Cristais e Pedras

usando cristais e pedras na decoração

 (Dan Farrell/Unsplash)

Utilizando cristais da maneira correta, você pode direcionar essas energias para atrair o que deseja alcançar, como prosperidade, alegria, calma e sorte.

3. Velas e incenso

usando incenso e velas na decoração

 (Denis Oliveira/Unsplash)

Pensando em decoração zen, o aroma é muito importante, portanto escolha uma vela, incenso ou aromatizador que te agrade e acenda enquanto relaxa no seu espaço zen. Mas lembre-se de tomar cuidado com tapetes e tecidos que podem causar acidentes!

4. Itens religiosos

Se o seu espaço zen for voltado para prática religiosas, você pode incluir uma decoração zen budista, cristã ou qualquer outra religião em que seja necessário um espaço voltado para a conexão interna.

Inspirações de decoração zen

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.