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Yoga em casa: como montar um ambiente para praticar

Qualquer um pode praticar yoga em casa. Confira dicas de como montar o cantinho ideal e como usar objetos da casa para substituir os itens tradicionais

 (Carl Barcelo/Unsplash)

Há pouco tempo chegamos à marca de um ano de pandemia. Para quem está respeitando o isolamento social, ficar em casa pode ser desesperador às vezes. Sair para praticar exercícios ou respirar ao ar livre faz muita falta e a nossa mente precisa de um descanso em meio às cobranças do trabalho e responsabilidades domésticas, que não pararam com a quarentena.

Uma ideia para quem quer relaxar um pouco e se sentir mais leve é praticar a yoga. Se você tem vontade de começar, mas acha que é muito difícil, não desanime. Você não precisa ser um super profissional. Mesmo as posições mais fáceis, de iniciante, são capazes de promover o bem estar. E o melhor de tudo é que não é preciso de muito para praticar – basta um tapetinho de yoga ou de exercícios. Outras dicas podem te ajudar a tornar esse momento em casa ainda mais relaxante e prazeroso. Confira:

Silêncio

 (Alexy Almond/Pexels)

A yoga é uma prática de bem estar físico e mental. Como tal, é preciso muita concentração durante a atividade, porque você vai precisar ficar atento à respiração e aos movimentos.

Portanto, um ambiente silencioso é fundamental. Busque um cantinho em sua casa em que haja menos distrações e, se for o caso, sinalize aos outros moradores para evitar incômodos durante o período em que você estiver praticando. Se não for possível, aposte nas playlists de yoga e meditação disponíveis nos aplicativos de streaming para abafar os sons externos. 

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Afaste os móveis

Você vai precisar do máximo de espaço possível. Então uma ideia é afastar os móveis para evitar a obstrução durante os movimentos. Além disso, opte por ambientes que tenham um chão liso e plano.

Crie um clima

 (Elly Fairytale/Pexels)

Além da música tranquila, você pode apostar em outros itens para tornar a energia do momento e do ambiente mais relaxante. Uma ideia é trazer as suas pedras e cristais e usar incensos leves. Ou então colocar um pouco de óleo essencial (de preferência algum calmante, como o de lavanda) no difusor de aromas. Opte pela iluminação indireta ou velas, se houver. 

Durante a prática

 (cottonbro/Pexels)

O item mais importante na prática do yoga é o tapete, que lhe ajudará no amortecimento do corpo contra o piso. Mas, se você não tiver um, não tem problema: use a toalha mais grossa que tiver em casa ou um tapete comum. Outros itens que você pode utilizar são toalhas de rosto para usar como straps de alongamento, cobertores e mantas bem enroladas para servir como bolsters e suavizar as posturas e livros grossos como substituição aos blocos, que ajudam a alcançar algumas posições mantendo a estabilidade, o alinhamento e a respiração corretos. 

Se, depois do yoga, você quiser uma dose extra de tranquilidade, sente no chão com a postura ereta ou em alguma almofada ou banco confortável e medite um pouco. Não se obrigue a “não pensar em nada”; os pensamentos virão. Mas busque retornar o seu foco sempre para a respiração. Existem aplicativos e canais no YouTube de meditação guiada, se for uma melhor alternativa. De uma forma ou de outra, depois disso tudo, a chance é que você esteja bem mais tranquilo.

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