Casa Created with Sketch.

Como criar cômodos multifuncionais

Para um ambiente que atende diversas necessidade dos moradores, flexibilidade e funcionalidade são essenciais

Existem mais pessoas do que quartos em sua casa? Você precisa de espaço para o escritório? E a sala de jantar? Isso não é o que você normalmente deseja de sua casa, mas não se preocupe! É possível conseguir espaço para tudo na sua sala usando os móveis certos e distribuindo-os no espaço disponível.

A chave para projetar um espaço verdadeiramente funcional que sirva como sala de estar, quarto, espaço de trabalho e sala de jantar é a fluidez. As soluções devem ser multifacetadas, móveis e fáceis de armazenar.

Como integrar um sofá-cama em uma pequena sala de estar

Quer o seu sofá-cama seja para você usar todas as noites ou para receber convidados regularmente, é melhor escolher um modelo que seja fácil de abrir e fechar.

 (Reprodução/IKEA)

Na imagem, dois módulos oferecem uma cama de casal em um piscar de olhos, mas que também podem ser movidos de acordo com suas necessidades.

Além disso, os apoios para os pés com armazenamento funcionam muito bem para segurar roupas de cama e travesseiros durante o dia e para acessá-los facilmente à noite. Além disso, se você tiver um sofá-cama que usa regularmente, considere o uso de uma pequena mesa com rodas que pode ser movida de um lado para o outro e até mesmo ser usada como mesa de cabeceira.

Espaço de armazenamento em uma sala multifuncional

 

 (Reprodução/IKEA)

Organize o espaço ao redor da cama para torná-la confortável e para guardar coisas:

  • Os módulos altos de cada lado da cama servem como guarda-roupa para roupas e acessórios. Você pode configurar um para você de um lado e outro para seu parceiro do outro.

 (Reprodução/IKEA)

  • Módulos acima da cabeceira da cama são ideais para guardar coisas que você usa com menos frequência (decorações de Natal, fantasias, malas, etc.).

 (Reprodução/IKEA)

  • Por fim, a opção de ter uma prateleira atrás do sofá é muito boa. Isso significa que você pode usá-lo como uma lâmpada de leitura, itens decorativos e o despertador; e abaixo dele, você pode esconder bagagens e bolsas grandes.

     (Reprodução/IKEA)

Veja também

Ideias para montar um escritório na sala de estar

 

 (Reprodução/IKEA)

À primeira vista, pode não parecer fácil ter um espaço de trabalho em uma sala de estar tão pequena; mas nada é impossível! Para poder trabalhar em boas condições, aqui estão algumas ideias básicas que podem ser úteis:

  • Escolha uma mesa e armários estreitos para guardar documentos e um laptop.
  • Use lâmpadas de mesa que não ocupem muito espaço. Não perca um único centímetro!

 (Reprodução/IKEA)

 (Reprodução/IKEA)

  • Atribua uma caixa para cada membro da família que usa esse espaço, seja para trabalhar ou fazer lição de casa.

Crie uma sala de jantar em um flash!

 

 (Reprodução/IKEA)

Seguindo o tema da sala multifuncional, agora foi adaptada para área de refeições. Aqui estão algumas ideias.

  • Organize o espaço para comer colocando as duas carteiras no meio da sala.
  • Use também as cadeiras da escrivaninha e algumas cadeiras dobráveis (que você pode pendurar na parede quando terminar de comer).

 (Reprodução/IKEA)

  • Guarde os talheres em soluções de fácil acesso para que você não precise fazer muitas viagens até a cozinha.
  • Têxteis como guardanapos, jogos americanos e toalhas de mesa podem ser dobrados e armazenados em gavetas; pratos, tigelas e talheres em armários.

Sala de TV

Qualquer sala precisa de um espaço para poder assistir séries e filmes. Use pequenas soluções de armazenamento, abertas e fechadas, para ocultar objetos grandes e tudo o que você não deseja em exibição. Você pode deixar o roteador e aparelhos visíveis.

 (Reprodução/IKEA)

Os organizadores interiores (caixas, cestos, etc.) são essenciais para manter tudo em ordem. Você ficará surpreso com o impacto da iluminação certa e da decoração simples. Use iluminação suave e indireta na área da TV e cortinas grossas para evitar reflexos.

*Via IKEA

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.