Casa Created with Sketch.

Qual home office se encaixa no seu estilo de vida?

Com a pandemia, se tornou muito importante planejar um espaço confortável para trabalhar em casa

 (New Darlings/the spruce)

Ter um escritório ou ambiente dedicado para os estudos, antes da pandemia, era dispensável – utilizado apenas em momentos pontuais. Porém, o que o confinamento nos ensinou é que precisamos de uma área tranquila para fazer as tarefas diárias.

Logo, o home office se tornou essencial em projetos de decoração e design, principalmente com a força que o modelo híbrido está ganhando. Além de precisar ser bem organizado, para o dia a dia fluir bem, este espaço precisa atender suas necessidades e estilo de vida.

Projeto da Meet Arquitetura

Projeto da Meet Arquitetura (Henrique Ribeiro/Divulgação)

Segundo a arquiteta Patricia Penna, sócia do escritório Patricia Penna Arquitetura, é importante levar em consideração a disposição do layout, atividade profissional exercida, as necessidades de estrutura e infraestrutura e o bem-estar dos moradores.

Para te ajudar, Penna, Karina Korn e os escritórios Studio Mac e Meet Arquitetura separaram inspirações e recomendações em 4 tipos de home office para se encaixar na sua rotina.

Confira:

Em quartos

 

Esta é a maneira mais comum de montar um espaço de trabalho na falta de um aposento próprio, especialmente em quartos de crianças e adolescentes. Por ser afastado dos lugares sociais da casa, é reservado, tranquilo e silencioso. Usufrua ao máximo destas vantagens com uma área bem estruturada.

Projeto da Meet Arquitetura

Projeto da Meet Arquitetura (Henrique Ribeiro/Divulgação)

Uma opção para solteiros e casais, escolha uma escrivaninha ou marcenaria sob medida e inclua mais funcionalidade.

 (Reprodução/Pinterest)

O ideal, aqui, é instalar a mesa próxima de pontos com tomada e rede de internet – concentrando os fios e extensões em um ponto só. Invista, também, em estantes e gaveteiros, para facilitar o acesso a documentos e papeladas.

Veja também

Mais formal

 

Se você precisa de um ambiente mais formal para trabalhar, um escritório ou um área específica para os negócios é o ideal.

Projeto de Patricia Penna Arquitetura

Projeto de Patricia Penna Arquitetura (Marco Tiê/Divulgação)

Por ser mais sério e privado, aposte em tons sóbrios, estantes para uma fácil organização e itens de decoração, muitas vezes representando o seu ofício.

 (Reprodução/Pinterest)

Sempre opte por cadeiras confortáveis, mantendo uma boa produtividade e saúde física, as ergonômicas são as mais recomendadas por promover o alinhamento corporal.

Em varandas

 

Em casas ou apartamentos com pouco espaço, a varanda é uma ótima forma de incluir um local de trabalho. Possui luz natural, vista agradável e, durante a quarentena e sem muitas visitas, pode ter sido deixado de lado.

Projeto de Karina Korn

Projeto de Karina Korn (Eduardo Pozella/Divulgação)

Visando aproveitar todos os cômodos e atender o conforto dos moradores, neste caso, a atenção à arrumação é muito importante – pois lugares externos normalmente não possuem estruturas para armazenamento, como armários e prateleiras.

 (Reprodução/Pinterest)

A solução é fazer uso de caixas e cestos, posicionados embaixo da bancada, ou até mesmo gaveteiros com rodinhas.

Em locais apertados

 

Não possui espaço suficiente na varanda ou quarto? Que tal escolher um cantinho em outros cômodos?

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

Por não serem, originalmente, utilizados para trabalhar, muitas vezes são ambientes menores. Mas não torne isso uma desculpa para projetar um home office desconfortável.

 (Reprodução/Pinterest)

Lembre-se: qualquer pedacinho da casa pode ser bem aproveitado, desde que planejado com atenção!

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.