Continua após publicidade

Sem reforma: apê de 155m² ganha atmosfera aconchegante somente com décor

A designer de interiores Patrícia Ganme investiu nas peças de design e mobiliário para criar espaços mais confortáveis e coesos

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 13h58 - Publicado em 20 nov 2022, 13h00
Sala de estar integrada com varanda e jantar
(Manu Oristanio/Casa.com.br)

Transformar o design de interiores dos ambientes sem realizar nenhuma mudança estrutural, apenas com criatividade e algumas trocas de mobiliário e objetos decorativos, esse foi o desafio da Designer de Interiores Patrícia Ganme. Localizada em São Paulo, esta residência de 155m² ganhou um toque de design e aconchego.

O projeto ofereceu maior coerência, senso de unidade e integração para o espaço. A primeira intervenção da designer no local se deu em 2013, depois de quase uma década, ela foi convidada para realizar uma repaginação na sala de estar, cozinha, varanda e lavado no local.

Parede em madeira ripada
(Manu Oristanio/Casa.com.br)

A entrada do apartamento está localizada no recuo que separar a sala de estar e jantar. Para decorar o local, Patrícia incluiu uma composição de cerâmicas da galeria Kimi Nii.

Continua após a publicidade

A sala de estar recebeu novas cores nas paredes e novos nichos para acomodar diversos objetos decorativos, que com a solução, ganharam maior evidência. O sofá e as almofadas também foram adquiridos durante a segunda reforma, assim como a mesa de centro, cortinas e o tapete, a nova composição, tornou o espaço mais aconchegante e contemporâneo.

Sala de estar com poltronas e mesa de centro
(Manu Oristanio/Casa.com.br)

Originalmente, as poltronas amarelas eram revestidas por um tecido cor fúcsia. Pensando na economia de matéria prima, a designer sugeriu uma reforma para as peças, ao invés de simplesmente substituí-las, o resultado ficou incrível e muito econômico.

Luminária de piso
(Manu Oristanio/Casa.com.br)

Compõe a décor, a bela luminária lateral ao sofá, assinada pela designer Adriana Yazbek, suas formas orgânicas foram uma ótima combinação para compor com o cesto de fibra natural. Já as cortinas de linho e renda foram pensadas para irem ao encontro do mix de materiais e tecidos dispostos no espaço.

A marcenaria ripada é outra grande protagonista desta sala de estar. Além de ter deixado o ambiente mais bonito, a solução trouxe continuidade entre as paredes e, ainda, camuflou a porta do lavabo.

Lavabo com papel de parede floral
(Manu Oristanio/Casa.com.br)

Os lavabos são um dos exemplos de cômodos residenciais onde podemos soltar a imaginação. Por se tratar de um espaço de pouca circulação, o risco de o morador pensar em reformá-lo após um curto período é muito pequeno. Por isso, Patrícia procura decorar esses ambientes sempre de maneira original.

Para validar a afirmação acima, vale lembrar que ainda que a designer tenha assinado a reforma pela primeira vez em 2013, mesmo após quase 10 anos, nesta nova intervenção, optou por manter o mesmo papel de parede, por já ter realizado uma escolha bastante atemporal, esse lindo revestimento assinado pela designer Adriana Barra foi mantido.

Sala de estar com parede em madeira ripada
(Manu Oristanio/Casa.com.br)

A peça-chave da decoração da sala de jantar  foi o espelho que percorre toda a parede lateral – solução ideal para ambientes amplos. Muito além da função estética o espelho ainda auxilia na ampliação do espaço e o deixa mais claro e iluminado.

Continua após a publicidade

Falando um pouco sobre os detalhes do espaço, acima do aparador uma fotografia clicada pela artista Claudia Jaguaribe e os vasos de cerâmica da Denise Stewart.

Varanda com jardim vertical
(Manu Oristanio/Casa.com.br)

Para a varanda integrada a sala de estar, Patrícia projetou um local para servir de cenário durante os momentos de descanso. As plantas e o mobiliário foram escolhidos para proporcionar todo o conforto aos moradores e para mantê-los mais próximos da natureza.

O paisagismo vertical, executado pela A.M Jardins Verticais é um dos destaques aqui. As plantas são sempre bem-vindas nas áreas externas, e no caso deste projeto não foi diferente! Os armários da área gourmet receberam portas ripadas, já as paredes foram revestidas com cimento queimado.

Continua após a publicidade

Para completar a décor e evidenciar o designer brasileiro incluiu a mesa, cadeiras e banco assinado pelo Paulo Alves (@pauloalvesdesign).

Copa
(Manu Oristanio/Casa.com.br)

A copa, espaço é ideal para refeições rápidas ou para aquela pausa no meio da tarde, foi pensada para se tornar um espaço aconchegante com vista para a varanda. Projetada para trazer sensação de continuidade, a mesa de madeira freijó é uma extensão da porta.

Já a luminária contribuiu para trazer um clima intimista para os moradores. A ampla marcenaria permite que os moradores deixem todos os utensílios em ordem. Seguindo a ideia de deixar tudo mais organizado, a pia dupla foi a escolha perfeita para facilitar o dia a dia dos clientes durante os preparos das refeições.

Continua após a publicidade

Confira todas as fotos na galeria abaixo!

Publicidade