Apê de 34 m² transformado para ser funcional, confortável e iluminado
As arquitetas do Studio 92 Arquitetura projetam apartamento de jovem casal com proposta de otimização de espaço e integração harmoniosa
Localizado na região de Jurubatuba em São Paulo, o apartamento com apenas 34 m² é o primeiro apartamento adquirido por um jovem casal, que precisava de um espaço completo, funcional e confortável para a convivência e a demanda do dia a dia, incluindo o isolamento social e home office.
Para ajustar as necessidades do casal, o Studio 92 Arquitetura partiu da decisão de mudar completamente o layout do apartamento entregue pela construtora e utilizar as paredes da melhor forma possível para proporcionar uma circulação confortável no centro da área social do apartamento.
A mudança de layout foi alterar o local da cozinha transformada em escritório e na parede onde seria destinada a sala, projetou-se a cozinha. Com essa alteração, criou-se uma integração total entre os ambientes e ampliou a circulação e o espaço.
Na maior extensão de parede do apartamento foram projetadas a cozinha e a área de serviço com um armário alto para suporte de lavanderia, tanque e lava e seca sutilmente integrado à bancada da cozinha.
Para delimitar a área da cozinha, foi criado um “colorblock” em tom de verde, instalando um revestimento de cerâmica hidráulica verde mar no piso e backsplash aplicado nas paredes laterais e teto com pintura em tom da mesma cor do revestimento proporcionando uma uniformidade.
Veja também
- Apê compacto de 34m² é reformado e ganha closet
- Projeto deixa apê de 32 m² mais funcional e aconchegante
Para dar mais leveza ao ambiente, o armário superior da cozinha foi projetado com baixa altura em tom de madeira clara e portas em serralheria com vidro canelado propondo uma certa transparência.
Em frente à cozinha e armários superiores, há uma ilha em quartzo branco de 3 m com o mesmo material da bancada, sendo uma parte armários com nicho para microondas e outra parte uma mesa integrada que recebe quatro cadeiras. A ilha foi toda projetada com altura de 75 cm para manter a área acima da cintura livre, causando sensação de amplitude no ambiente.
Na parede lateral da entrada do apartamento, onde seria originalmente a cozinha, foi criada uma área de trabalho com extensão confortável para trabalhar duas pessoas ao mesmo tempo. Com estrutura em serralheria e marcenaria faz a vez de estante criando espaço para apoio de livros e decorações.
Logo ao lado esquerdo dessa estante e ao lado da porta de entrada, que se destaca por seu tom azul, há uma prateleira baixa de apoio para sapateira e prateleiras em várias alturas para comportar os objetos do dia-a-dia.
A área social se tornou um único espaço com sala, cozinha e home office e para aproveitar ainda mais a iluminação natural, o Studio 92 demoliu uma parte parede da TV (parede que divide o quarto e a sala) e criou-se uma abertura confortável para instalar uma porta de serralheria com vidro canelado que divide os dois ambientes.
Esta parede foi revestida com um tijolinho rústico e nela instalada uma prateleira com chapa de 3 mm em serralheria e aparador ripado. O sofá completa o ambiente em seu tom neutro e é retrátil e tem medidas que possibilitam uma boa circulação no ambiente.
No quarto do casal há uma cama queen com box baú para ampliar os espaços de armazenamento, cabeceira ripada com LED embutido e mesas laterais com desenho leve para dar suporte à cabeceira.
O armário que pega toda a extensão da parede em frente a cama foi projetado em marcenaria no tom carvalho, o acabamento das portas é em palha sintética e a parte interna possui LED com acendimento automático. Logo ao lado do armário, um espelho do piso ao teto com borda na mesma madeira do restante do quarto para dar amplitude e profundidade ao espaço.
O banheiro recebeu um ladrilho hidráulico em tom de rosa no piso e o modelo de ladrilho hidráulico no estilo granilite em tom turquesa nas paredes internas do box.
A bancada foi projetada com quartzo branco e recebeu uma cuba de concreto no tom bluestone, o gabinete foi projetado em marcenaria com nicho em serralheria e o armário superior foi projetado em fórmica preta com parte interna em madeira para criar ainda mais espaço de armazenamento para o casal.
Veja todas as fotos do projeto na galeria!