Casa Created with Sketch.

Saiba como cuidar dos ladrilhos hidráulicos

Veja algumas dicas para manter os revestimentos sempre bonitos e limpos

Há tantos dias em casa, você já deve ter encontrado jeitos diferentes de limpar cada canto dela. Caso esteja sentindo uma dose extra de inspiração para limpeza, que tal dar uma olhada nos ladrilhos hidráulicos, caso você tenha esse revestimento em casa?

 (Reprodução/Casa.com.br)

O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento à base de cimento, que é produzido artesanalmente por meio de formas especiais, capazes de garantir a beleza de seus desenhos únicos, considerado, por alguns, como uma obra de arte. Sua pintura é obtida a partir da mistura de pigmentos com a própria massa cimentícia, para depois descansar na água por várias horas.

Por esse motivo, as peças podem ter durabilidade de décadas, ou até mesmo séculos (como visto em muitos imóveis tombados). Porém, é necessário ter atenção com sua limpeza, pois mesmo sendo muito resistente, o ladrilho possui a delicadeza de uma peça artesanal, que é feita com muito carinho. Junto com a Adamá Design, trouxemos algumas dicas de cuidado com os ladrilhos.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Como cuidar das peças?

O principal erro cometido pelas pessoas é a utilização de produtos químicos para a limpeza desse tipo de revestimento, o que pode danificá-los em razão de sua composição. Por isso, a empresa não aconselha, em nenhuma hipótese, o uso de tais substâncias. Nesse caso, o ditado “menos é mais” é muito indicado, pois a Adamá traz dicas simples, mas muito úteis para a higienização correta.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Entre os cuidados recomendados para a limpeza de ladrilhos, nas paredes, está a utilização água e sabão neutro por meio de panos ou esponjas (exceto as de aço), em que será necessário esfregar as partes com manchas e sujeiras. No caso dos pisos, vale a mesma indicação para água e sabão neutro, porém aqui vários tipos de vassouras são permitidas.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Limpeza imediata

Em caso de queda de bebidas ou substâncias que possam manchar as peças, a recomendação é para a realização da limpeza imediata. Sendo assim, o tempo de penetração irá depender do produto de proteção aplicado. No mercado há uma variedade de alternativas, com fácil aplicação, para deixar as peças mais protegidas.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Ladrilho desbota?

Com o passar dos anos, a coloração dos ladrilhos pode sofrer leves alterações em razão de sua composição, mas não se trata de um desbotamento. Por ser um material poroso, o cimento pode absorver substâncias com a passagem do tempo. Porém, se trata de um envelhecimento natural, que ocorre de forma leve e, ainda garante charme ao produto. Em áreas abertas, com intensa exposição ao sol, é recomendado aplicar produtos com proteção resistente a raios UV, que garante que as cores fiquem vivas por mais tempo.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Agora você pode deixar cada canto da sua casa brilhando e do jeito certo, sem estragar seus ladrilhos hidráulicos!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s