Casal reforma apê de 250m² à beira-mar para acolher filhos
A arquiteta Paula Müller projetou o apê para ser o ponto de encontro da família com os três filhos do casal moram em outros estados e fora do país
Um lar acolhedor como coração de mãe: essa é a premissa deste apartamento de 250 m² na Barra da Tijuca, com vista para a praia da Barra, pertencente a um casal com três filhos adultos, duas mulheres e um homem, que já saíram da casa dos pais.
A arquiteta Paula Müller foi escolhida, através da internet, para transformar o apartamento em um ponto de encontro da família, pois os filhos moram em outro estado e um deles fora do Brasil.
“É uma verdadeira casa de mãe, super confortável e aconchegante, onde cada filho tem seu próprio quarto, com privacidade, e podem curtir momentos em família na área social. Como uma casa de praia, de férias, para criar excelentes memórias”, explica a arquiteta.
A obra foi feita em três etapas: na primeira fase, foram reformados dois quartos e dois banheiros; depois, um quarto e a suíte master com closet e banheiro; por último, cozinha, área de serviço, área social, lavabo e varanda.
Houve apenas uma pequena alteração na planta, para proporcionar uma melhor integração das salas de jantar e estar, que antes eram ligadas por uma porta em marcenaria com vão estreito.
Com tons claros e suaves, a área social ganhou novo layout e uma porta de correr espelhada, que separa os ambientes de estar e jantar.
Veja também
- Casa de 350 m² em Angra ganha área social integrada com vista para o mar
- Marcenaria, cor e obras de arte são destaques em apê de 250 m²
- Visual praiano e vista para Pedra da Gávea marcam este apê de 90 m²
“A ideia foi refletir mais luz para o cômodo, conferindo amplitude visual para a sala. Optamos pela possibilidade de isolar os ambientes com as portas de correr, permitindo usar a sala de jantar como escritório quando necessário”, conta Paula.
Um detalhe curioso foi a opção dos moradores por não colocar tapetes na área social. “Como vão muito à praia, o tapete atrapalharia a limpeza da areia. Além disso, o piso frio ajuda a amenizar as temperaturas mais elevadas do Rio de Janeiro”, justifica a arquiteta.
Os painéis em madeira, com aparência de carvalho, também são um elemento bastante presente no projeto. Além da parede da TV, revestem paredes e teto do hall de entrada, camuflando o acesso aos outros cômodos.
Já na cozinha, a arquiteta conseguiu realizar o desejo da cliente de ter uma ilha, de onde parte uma mesa de almoço com seis lugares. Para servir de apoio à copa, foi feito um nicho na parede entre a sala de jantar e a cozinha.
Cada quarto segue o estilo e gosto pessoal de seu “dono”. Com uma decoração mais delicada e romântica, os quartos das filhas ganharam cabeceiras em palhinha, adicionando um charme extra aos quartos, que partem de uma paleta de tons claros e sóbrios.
No quarto do filho, predomina um visual mais urbano, com cabeceira em madeira na cor cinza, que ocupa toda a extensão da parede.
Já na suíte do casal, a marcenaria é o grande destaque, com um painel ripado, em meia parede, que ocupa toda a extensão da cabeceira até a penteadeira, fazendo o quarto parecer maior. A paleta de cores é neutra, em tons de branco e bege claro, conferindo leveza e aconchego ao cômodo.
O espelho redondo se destaca frente aos demais elementos retilíneos, enquanto as luminárias e acessórios, com detalhes em dourado, dão um toque elegante à composição.
Veja todas as fotos do projeto na galeria!