Painel de madeira, tijolinhos e cimento queimado: veja este apê de 190 m²

O escritório A2E Arquitetura assina o projeto e pensou numa casa que acomodasse bem uma grande família e suas visitas

Por Yara Guerra Atualizado em 18 abr 2022, 19h03 - Publicado em 19 abr 2022, 13h00
Sala de estar com tons neutros e varanda
Bianca Versolato/Casa.com.br

Os moradores deste apartamento de 190 m² desejavam construir a “casa dos sonhos”, em que houvesse um ambiente social maior e que cada um dos três filhos tivesse o seu próprio espaço.

A tarefa coube ao escritório A2E Arquitetura e Engenharia, que considerou o perfil da família no projeto: são pessoas que gostam de receber visitas, sendo este imóvel o centro das confraternizações e reuniões familiares.

Sala de jantar integrada ao estar com painel de madeira
Bianca Versolato/Casa.com.br

“Em termos estruturais não tivemos muitas intervenções, apenas modificamos o shaft da chaminé da churrasqueira, abrindo mais espaço de aproveitamento para a bancada. Trocamos um modelo pré-moldado por um modelo em inox com grelha suspensa“, dizem os profissionais.

Como se trata de uma família grande, eles propuseram a acomodação de 8 pessoas entre a área da cozinha e o espaço gourmet, por considerarem também as visitas. Há ainda a sala de jantar com mais oito lugares e um segundo espaço de convivência: a varanda social.

Varanda social com sofá cinza e plantas
Bianca Versolato/Casa.com.br

“Os ambientes em comum possuem móveis com integração, em layout totalmente aberto. Para promover a acomodação na churrasqueira, colocamos um banco com a mesma função de um canto alemão“, contam.

Ainda no quesito de otimização, eles utilizaram materiais com o acabamento estético de brise, mas que não tem possuem reentrâncias físicas, e também se preocuparam em ter meias paredes em áreas que possam ter mais gorduras.

Continua após a publicidade

Sala de estar com TV suspensa na parede e móvel de madeira
Bianca Versolato/Casa.com.br

No décor, destacam-se os acabamentos com textura de cimento queimado, tijolinhos e madeiras com fundo quente, a fim de equilibrar a escala de cinza presente.

O estilo, por sua vez, é atemporal com acabamentos clean, enquanto o conceito flutua entre ambientes integrados e, ao mesmo tempo, segregados por caixilharias, possibilitando a interação quando necessário.

Cozinha com armários de madeira e pedra preta
Bianca Versolato/Casa.com.br

“A iluminação natural no apartamento é abundante, todos os banheiros têm janela e todos os quartos têm acesso a varandas. Os vizinhos diretos são casas baixas, o que proporciona um volume de ar e um visual mais aberto da cidade”, explicam os profissionais.

Sala de estar com painel de madeira ripado
Bianca Versolato/Casa.com.br

Para eles, a integração dos ambientes sociais e o painel ripado instalado na sala foram as grandes chaves do projeto. “Esta parede é vista de todos os ambientes de convivência (varanda social, sala de estar, sala de jantar e varanda gourmet). Ela é responsável por dar amplitude ao ambiente e unificar a estética proposta no todo”, dizem.

Curtiu o projeto e quer saber mais sobre ele? Confira mais detalhes na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade