Minimalista, apê de 49 m² recebe paleta cinza e iluminação natural

O projeto é do escritório Sinta Arquitetura, que conseguiu incorporar os pedidos do morador frente ao desafio da curta metragem

Por Yara Guerra Atualizado em 15 abr 2022, 18h59 - Publicado em 16 abr 2022, 13h00
sala com paleta cinza, sofá terracota e parede de cobogó
Gabriela Daltro/Casa.com.br

Este apartamento de 49 m² fica localizado em Salvador (BA) e foi projetado pelo escritório Sinta Arquitetura. Pertencente a um homem jovem e solteiro, o imóvel deveria ser mais minimalista e um refúgio para o descanso, além de considerar o hobby de seu morador: a cozinha.

“O apartamento foi totalmente reformado. Ampliamos o quarto e sala integrando com varanda. A nova parede divisória dos espaços é feita de cobogó de concreto – desejo do morador”, dizem os arquitetos.

Sala integrada com cozinha e de paleta cinza
Gabriela Daltro/Casa.com.br

A própria curta metragem do apartamento foi um desafio para os profissionais. Além disso, eles precisaram solucionar problemas de espaços para guardar objetos com armários e incorporar, no projeto, uma coifa, um sofá grande e uma geladeira side by side, que também foram pedidos pelo morador.

Cozinha integrada à sala de estar com paleta cinza e cimento
Gabriela Daltro/Casa.com.br

“A cozinha aberta para sala ganhou um novo layout. Deixamos a geladeira mais preservada, conseguindo mais espaço na bancada próximo ao cooktop e deixando o espaço mais sofisticado”, contam. Enquanto isso, o closet aberto para o quarto ganhou mais espaço e o sofá ganhou cor de dendê em meio ao cimento da parede de cobogó.

Continua após a publicidade

Parede de coboó
Gabriela Daltro/Casa.com.br

Com cimento queimado e a cor cinza como base do décor, a cor do sofá ganha destaque. A ideia foi seguir uma linha mais minimalista no projeto e garantir a iluminação natural a partir do fechamento de vidro na sala e no quarto.

Quarto com parede de cobogó e paleta cinza
Gabriela Daltro/Casa.com.br

Toda a marcenaria do imóvel, incluindo o roupeiro e o móvel-bar com adega, foi desenhada pelos arquitetos. A iluminação, por sua vez, é indireta, trazendo mais conforto.

“O contraste entre a cor do sofá e a paleta cinza do apartamento foi o que mais gostamos no projeto. Sala e cozinha nos surpreenderam, já que conseguimos ter uma cozinha com ilha/mesa e sofá de três metros em um apartamento tão pequeno”, finalizam.

Curtiu? Confira então mais fotos na galeria:

Continua após a publicidade

Publicidade