Cobogó: 62 Dicas para Deixar a Casa Mais Iluminada

Feito de diversos materiais, o cobogó é um tijolo vazado que traz diversos benefícios à decoração

Por Kym Souza Atualizado em 2 jan 2022, 22h55 - Publicado em 3 jan 2021, 13h00

O que é Cobogó e para que serve

Cobogó é um tipo de tijolo vazado, feito de diversos materiais. Com três funções principais: fechar ambientes mantendo a ventilação e a entrada de luminosidade; criar divisórias; e embelezar a decoração da casa ou do apartamento

Ucha Aratangy/Casa.com.br

Decoração com cobogó

Eles se apresentam em uma variedade de materiais, permitida pelas possibilidades de instalação ampliadas. Podem ser compostos, por exemplo, por gesso, vidro, cerâmica ou madeira, em uma infinidade de formas e cores. Por isso, usar esse tijolo vazado na decoração é muito fácil, uma vez que ele está disponível em tantas variedades.

Divulgação/CASACOR

Vantagem de usar cobogó na decoração

Peça arquitetônica funcional, o elemento construtivo traz grandes benefícios, como a entrada de luz e ventilação natural nos ambientes, mas sem esquecer da privacidade.

Tipos de Cobogó

 

Cobogó de Cimento

Divulgação/Casa.com.br

Apesar de serem de baixo custo, o cobogó de concreto ou cimento não apresenta grande variedade de desenhos e têm um aspecto mais bruto.

Cobogó de MDF

 

Divulgação/Casa.com.br

Para usar cobogó de MDF, é necessário ter cautela para não o expor ao clima e evitar o contato com a água, devido a fragilidade desse material.

Cobogó de Gesso

 

Divulgação/Casa.com.br

Por possuírem pouca resistência e serem mais propensos a manchas ou deformações, os cobogós de gesso são indicados apenas para para ambientes internos e que não tenham contato com água.

Cobogó de Vidro

 

Divulgação/Casa.com.br
Continua após a publicidade

Também conhecidos como blocos de vidro, esse tijolo de vidro vazado é mais frágil e normalmente é usado em ambientes onde é necessário explorar a claridade, sem deixar passar a ventilação natural, bloqueando ventos fortes, chuva ou odores.

Cobogó de Cerâmica Esmaltada

 

Divulgação/Casa.com.br

Considerado o mais versátil entre todos os materiais, o cobogó de cerâmica esmaltada pode ser usado tanto em ambientes externos, como em internos. Isso se dá devido a sua alta resistência, que não absorve umidade e apresenta uma superfície de fácil limpeza. Além da durabilidade, possui uma infinidade de formas e cores, com destaque para o alto brilho do esmalte e ótimo custo x benefício.

Veja como você pode usar o Cobogó

Cobogó para fachada de casas

 

Jadiel Tiago/Divulgação

Cobogó para quarto

 

Joana França/Casa.com.br

Cobogó para banheiros

 

Reprodução/Minha Casa

Cobogó para hall de entrada

 

Cadu Menezes/Arquitetura & Construção/Reprodução

Cobogó para cozinha

 

Joana França/Casa.com.br

Quanto custa um Cobogó

Os cobogós não são difíceis de achar e estão disponíveis no mercado por valores a partir de 2 reais, em MDF e argila ou barro, e podem chegar até 545 reais, nos modelos de cerâmica esmaltada.

Veja mais inspirações de Cobogó

Continua após a publicidade

Publicidade